sábado, 6 de novembro de 2010

Cromo do Mês: Isaías Marques Soares


Quem não se lembra de Isaías, também conhecido por Homem-Bomba ou Homem-Bala, pois é, este mês o cromo é este potente jogador que jogou no Benfica entre 1990 e 1995.

Nasceu em 1963, mais concretamente a 18 de Outubro, na localidade Vitória/Bahia no Brasil, mas ficando com dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa. Chegou a Portugal em 1987, assinando pelo Rio Ave, vindo de um clube chamado Cabofriense. Representou apenas 1 ano o Rio Ave, pois rapidamente deu nas vistas, e o Boavista contrata-o em 1988, ficando a representar esse clube durante duas épocas, onde marcou 22 golos em 67 jogos.

Em 1990 chega ao glorioso Benfica ficando, então, durante 5 épocas.O primeiro jogo realizado com o manto sagrado foi dia 25 de Agosto de 1990 em Braga, defrontando o Guimarães, no qual o Benfica ganhou por 0-2. O último jogo realizado por Isaías foi no dia 14 de Maio de 1995 contra o Salgueiros onde o Benfica ganhou 3-0. 

Isaías realizou, então, 125 jogos para campeonato onde marcou 53 golos, 16 jogos na Taça de Portugal marcando 4 golos, 6 jogos na Supertaça Cândido de Oliveira marcando 1 golo e 31 jogos na Eurotaças marcando 13 golos, ficando na história do clube com 71 golos marcados em 178 jogos realizados com o manto sagrado. O seu primeiro golo ao serviço do Benfica foi no dia 15 de Setembro de 1990 contra o Salgueiros onde marcou aos 51 minutos, bisando outra vez aos 85 min, ficando o resultado 0-3 para o Benfica. O seu último golo foi no dia 6 de Maio contra o Boavista, onde marcou aos 57 min, ficando o resultado de 1-3 para o Benfica.
No seu palmarés estão 2 campeonatos nacionais (1990/91 e 1993/94) e 1 taça de Portugal 1992/93 ao serviço do Benfica.

Foi então 1995 que é "corrido" do Benfica devido a uma das maiores burrices que alguma vez aconteceram no Benfica, a conhecida "limpeza de balneário" de um "sr" chamado Artur Jorge. Foi, então, representar o Coventry ficando lá até 1997 onde foi transferido para o Campomaiorense onde realizou 57 jogos e fez 18 golos. Em 2000 volta, então, para o Cabofriense ficando apenas 1 ano, indo então para o Friburguense onde acabou a sua carreia em 2003.

Isaías... como todos nós sabemos, a melhor característica era o seu pontapé Bomba, quem não contava os pontapés dele? Sabíamos que os 3 primeiros remates iam para a bancada, para lateral, tudo menos para a baliza. Quando ele atirava o 3º remate, era comum ouvir a expressão, "agora é que vai começar". Numa entrevista ao Mais Futebol Isaías faz referência a isto:
«Os três primeiros remates iam sempre para fora, mas eu acabava sempre por acertar. Lembro-me de um jogo, com o Farense, em que estávamos a perder 1-0 e o Rufai estava a ser o melhor em campo. Lá marquei dois golos e demos a volta»
Nessa mesmo entrevista, o jornalista faz comparação entre ele e Oscar Cardoso, pois Isaías é o sul-americano com mais golos no Benfica e o Cardoso caminha a passos largos para o apanhar, e até ultrapassar, mas como benfiquista que é tem uma resposta digna de quem quer o melhor para o Benfica:
«Sinceramente, não sabia que eu tinha essa marca. Mas por mim, não me importo nada que o Cardozo chegue aos 71, 72, ou até que chegue aos 100 golos. É sinal que o Benfica seria campeão, isso é o mais importante. Chuta à vontade, Cardozo»

São jogadores destes que fizeram o Benfica e são jogadores destes que o Benfica tem de ter sempre. Somos Grandes pois tivemos, temos e teremos jogadores que amam o Benfica e o defendem até a morte.

É com orgulho que digo que Isaías foi jogador do Benfica e é um Benfiquista: 
«Sou benfiquista desde que o Major (ndr. Valentim Loureiro) me colocou três propostas à frente e eu escolhi aquela. As outras? Eram do Porto e do Sporting.»


Sporting 3 - Benfica 6 [1993/1994]


Porto 3 - Benfica 3 [1993/1994]

2 comentários:

  1. Excelente post caro benfiquista!

    O meu ídolo de infância sem dúvida! Se houve exemplo de jogador "à Benfica" foi o Isaías!

    Se não se importar vou transcrever o seu post no meu blog!

    AbraÇo e saudaÇões benfiquistas!

    http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Claro que não Benfiquista.

    Também um das minhas referências, jogadores destes é que o Benfica tem de homenagear

    Saudações Campeão

    ResponderEliminar