quarta-feira, 9 de julho de 2014

Carta aberta ao presidente do Benfica - de um sócio

Caro Presidente Luis Filipe Vieira,

Escrevo-lhe nesta hora em que se iniciou mais uma pré-época do futebol do nosso clube com um objectivo claro que visa, não só, esclarecer alguns pontos que considero fundamentais na vida do nosso clube, bem como apresentar algumas sugestões de forma a ajudar a forma de comunicação entre a direcção e os sócios.

O Benfica é um clube do mundo e como tal tem sócios espalhados por todo o lado, tornando-se por vezes impossível ter uma participação mais activa na vida diária do clube, como comparecer nas assembleias gerais, e ter de recorrer a este meio para ver esclarecidas algumas questões. É o meu caso.

Por mais do que uma vez, foi referido por si, que o Benfica é dos sócios e o verdadeiro poder do clube são e sempre serão os seus sócios e adeptos. São os sócios e adeptos que dão vida ao clube, inclusive financeiramente, pois sem estes o poder desportivo e comercial do Benfica não seria o mesmo.

Foram os sócios que o colocaram na posicão de Presidente, posição esta que tem não só como objectivo guiar o clube da melhor maneira possível como também nos representar ao mais alto nível.

O Benfica não pode nem deve ser refém de empresários e fundos e muito menos que o seu futuro seja traçado por estes, mas sim por si (que nos representa).

O Benfica SAD, estando cotada em bolsa, tem responsabilidades acrescidas para com o mercado e os seus accionistas, mas tem também deveres para com os seus sócios.

A transparência financeira no nosso clube deveria ser referência não só em Portugal como também no estrangeiro. Não podemos criticar entidades externas ao Benfica por falta de transparência, se quando na nossa própria casa existem inúmeras situações que nos ultimos tempos também não servem de exemplo.

Como normal de um estado de direito, todos têm a liberdade de concordar ou discordar das decisões que toma, tomou e irá tomar, no entanto a crítica quando construtiva deve ser aceite como forma de melhorar.

Urge então levantar algumas questões, que não só eu como também todos os sócios e adeptos do nosso clube desejam ver esclarecidas.

1. Qual o real poder que o empresário Jorge Mendes tem nas decisões do clube?

2. Se a situação económica do Benfica é grave ao ponto de ter de vender os melhores jogadores época atrás de época, porque razão se compram dezenas de novos jogadores, todos os anos, por valores completamente desfasados da realidade do país e do clube?

3. Qual a verdadeira razão de se comprarem dezenas de jogadores todos os anos sem que estes nunca vistam sequer a nossa camisola?

4. Há ou não há favores a serem prestados a certos empresários no futuro?

5. Para quando um Benfica livre das amarras de empresários e fundos?

6. Que ligação tem o Benfica ao clube Brasa Futebol Clube?

7. Para quando uma posição de força para com a comunicação social que usa e abuso do nome do Sport Lisboa e Benfica em favor da valorização de jogadores a mando de empresários?

Como uma critica deve ser sempre construtiva, com o intuito de melhorar o futuro, deixo também algumas sugestões que considero serem muito simples de implementar, e que trariam uma maior abertura e transparência ao negócios do clube, que acredito sejam do agrado da maior parte dos socios.

1. Secção no site do Sport Lisboa e Benfica, exclusiva aos sócios, com a informação clara e completa da situacao dos direitos economicos e desportivos de cada atleta da equipa A e equipa B, como por exemplo: valor total pago pelo atleta ao clube de origem, valor pago ao empresário do atleta, valor pago a fundos ou terceiros proprietários de parte do passe do atleta, percentagem detida pelo clube.

2. Secção no site do Sport Lisboa e Benfica, exclusiva aos sócios, com a informação clara e completa das vendas dos direitos economicos e desportivos dos atletas da equipa A e equipa B, como por exemplo: valor total recebido, valor total a receber/prestações, valor pago a empresários.

3. Declarações mais completas e claras a CMVM, mesmo quando estas não sejam obrigatórias.

Os sócios do Benfica merecem de sua parte maior respeito e transparência, e é obrigação do Presidente esclarecer os sócios nos assuntos vitais do clube.

Quem não deve não teme.

Melhores cumprimentos,

Socio 163931

5 comentários:

  1. Entende-se a boa intenção do escritor mas porque é que não colocam todas essas perguntas no sítio apropriado, numa AG? Escrever isso num blogue não acho que seja boa ideia nem é nada que ajude o Benfica.
    Ou então enviem-na para a morada do receptor. É que não adianta absolutamente nada. É apenas ruído.
    No entanto há perguntas que na minha opinião são ridículas, outras que não podem ou devem ser respondidas publicamente. Outras ainda têm a informação nos R&C. Mas é preciso saber procurá-la. Eu sei que dá trabalho.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas dessas perguntas já foram colocadas em A. e continuaram sem resposta.
      Já a missiva, foi em jeito de carta aberta, mas foi também enviada a quem de direito. A resposta, se a houver, será também para quem fez a pergunta e não tornada publica.

      Eliminar
  2. Infformar sócios é o mesmo que tornar publica a vida do Benfica em aspectos que devem permanecer blindados, como são os casos das transferencias (entradas e saídas) de jogadores. Curem-se das bacoradas do jornalixo.
    A carta aberta é ingenuidade pura.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, a carta é aberta a todos, em especial ao sócios, e foi por isso usado os blogs e redes sociais para passar palavra. No entanto foi também enviada para o Benfica ao cuidado do presidente Luis Filipe Vieira. Podem seguir por aqui: http://benficapresente.blogspot.no/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualizei o link para http://benficapresente.blogspot.no/

      Eliminar