sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Quando o Benfica começa a circular a bola e no estádio se começa ouvir assobios

Quando vejo o Benfica a circular a bola gerindo o resultado e fazendo com que o adversário cometa erros, penso logo é isto mesmo, mas depois começo ouvir benfiquistas a refilar que temos de ir para frente com tudo, depois vem os assobios e pronto a equipa começa a ficar nervosa e é certo que dá m#$".

Agora imaginem se o Benfica fizesse isto?


Era todo assobiar e se calhar até a saírem mais cedo do estádio.

Há alturas que sim temos de ir para cima da área, há outros que temos de gerir, circular e mais cedo ou mais tarde a equipa adversária vai cometer erros.

Claro que o vídeo em cima é algo muito acima da média, mas temos jogadores que podem perfeitamente jogar de primeira e fazer circular a bola.

Sempre ouvi dizer, quem corre é a bola.

6 comentários:

  1. Vozes tenho de discordar contigo neste tema.

    Primeiro, porque o video não reflecte em nada os momentos (escassos, diga-se) que o Benfica começa a trocar a bola.

    Segundo, se veres bem, o problema é que muitas vezes há jogadores, leia-se Ola John (sobretudo este), que não tendo capacidade para dar continuidade a uma transição ofensiva de 3 para 3 (3 jogadores de ataque do Benfica, para 3 defesas adversários), pára o jogo, o ataque e põe a bola atrás. Esta situação não ocorre esporadicamente. Se assim fosse, nós até poderíamos dizer que o Ola John fez bem. O problema é que o tipo faz isso recorrentemente!

    Terceiro, porque na maioria das vezes e ao contrário do que o video transmite, os jogadores do Benfica, sejam eles do meio-campo ou do ataque, têm de correr com a bola nos pés e só depois quando estão à queima é que passam! Quantas vezes isso acontece e que torram a cabeça dos adeptos?!

    Por fim, acho que os jogadores de futebol hoje em dia estão demasiado protegidos nas suas bolhas egocêntricas, de tal maneira que agora já não se pode assobiar para os meninos?! Mas, o que é isto?! Se tu na tua escola ou no teu trabalho quando fazes merda és repreendido, porque é que temos de passar a mão pelo cabelo deles?

    Alguma vez o Benfica actual tem qualidade de jogo para fazer duas ou três variações de campo no mesmo momento de ataque? Na maioria das vezes nem uma consegue... Como é que o público que paga no mínimo uns 20€/jogo não há-de criticar e assobiar a equipa?

    Podemos não ter jogadores como o Bayern Munique, mas acredito que não seja esse o verdadeiro problema. É uma questão da qualidade de quem treina...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP falas ai de vários temas e que são diferentes do que eu falo no artigo.

      Quando falas do Ola John concordo 100%, alias já o critico aqui há muito tempo e até já perdi a esperança. Quando falo em circular a bola é quando a bola sai do guarda-redes calmamente, estamos a ganhar e ai devíamos circular a bola ao primeiro toque ou segundo, para que a equipa adversária cometa erros e abra espaços. Quando há possibilidade de um ataque rápido é logico que não se vai passar para trás.

      Sim o vídeo nada tem haver como circulamos a bola e eu digo isso no artigo.

      No terceiro ponto muitas vezes fazem isso porque são empurrados pelos adeptos que começam assobiar por não irem para frente, então pegam na bola e lá vão eles. Claro que também há o contrario que começam logo a fazer isso, mas eu aqui falo especificamente numa altura do jogo, quando estamos a ganhar e temos de fazer os adversários correr atrás da bola.

      Em relação ao assobio, eu concordo com ele, não durante o jogo porque isso não trás nada de novo ao jogo, mas sim no fim e claro quando assim o merecem. Claro que eles tem de ser contestados quando fazem m###$ ou quando não lutam. Aqui a minha critica é quando estamos a gerir e alguns adeptos começam assobiar só porque querem ver ataques em massa..

      Em relação ao não ser culpa dos jogadores, também concordo, JJ nunca soube por o Benfica a gerir, talvez este anos se comece a ver mais isso, raramente mas já se vê, agora quando isso acontece lá vem os assobios. Dou um exemplo, Benfica vs Anderlecht, Benfica no fim começa a gerir e bem, começa-se ouvir assobios e benfiquistas a refilar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Vozes,

      A riqueza do Benfica é mesmo a pluridade de opiniões. Por acaso eu não vejo as coisas como escreveste:

      «... muitas vezes fazem (os jogadores do Benfica) isso (o transporte de bola) porque são empurrados pelos adeptos que começam assobiar por não irem para frente, então pegam na bola e lá vão eles.»

      Não concordo. E afirmo isso, porque vejo Matic, Enzo e outros a fazerem isso do primeiro ao último minuto. E, se fores a reparar bem o público perde a paciência ao fim de meia-hora a ver essas merdas. Ora são perdas de bola infantis. Ora nem sequer conseguimos fazer 3 passes seguidos. Ora... ao fim de 30 minutos nem um remate fizémos.

      Quando o sistema de jogo é mau, não há muito por onde discutir. E os assobios mais do que para os jogadores é mesmo para o sistema de jogo.

      E, já agora, o Benfica frente ao Anderlecht nunca conseguiu gerir a posse de bola. Nem mesmo quando o Paços de Ferreira veio à Luz. Houve momentos na Luz que essas equipas dominaram a posse de bola fazendo o Benfica recuar. E, o problema é esse mesmo! As pessoas pensam: "Porra! Nem em casa estes gajos conseguem fazer uma exibição consistente?!"

      É óbvio que do lado do presidente, do treinador e até dos jogadores irão sempre desculparem-se com o público. É de todo o interesse eles transformarem isto numa charada tipo "quem nasceu primeiro, o ovo a galinha?", i.e., de quem é a culpa dos jogadores/equipa técnica ou dos assobios dos adeptos?

      Eliminar
    3. Olha, mesmo a propósito, já leste as declarações do Arbeloa noutro dia?

      O defesa foi assobiado no Bernabéu, mas compreende as razões dos adeptos. «Agradeço aos que me dão carinho e aos que me assobiaram tenho de agradecer a presença e a exigência, para que possa melhorar», declarou.

      «Creio que me assobiaram por causa do segundo golo, que é um erro meu. O público tem o direito de o fazer quando um jogador falha e essa exigência, a mim, serve de motivação», acrescentou.

      Tiradas de:
      http://maisfutebol.iol.pt/se-blatter-diz-isso-em-publico-imaginem-o-que-diz-em-privado

      Destaco a seguinte forma de pensar e estar do campeão do mundo e da europa: "O público tem o direito de o fazer quando um jogador falha e essa exigência, a mim, serve de motivação"

      É isto que os jogadores do Benfica têm dizer. Os adeptos irão sempre apoiá-los se tiverem este tipo de reacção por mais "pernas-de-paú" que possam ser!

      Eu percebo a tua boa intenção, mas acho que neste ponto em vez de termos uma atitude maternal de "passar a mão no cabelo", devemos ter uma atitude mais paternal de "aprender com as quedas".

      Abraço ;)

      Eliminar
    4. Mas eu concordo com o assobio, até mais pela falta de atitude em campo. Detesto jogadores que jogam de braços para baixo e que não se entregam.

      Concordo com a perdas de bola que são muitas, então do Gaitan e Matic este ano meu Deus, já o Enzo não acho que perca muitas bolas, agarra-se ás vezes à bola mas na maioria dos caso sofre falta, antes de a perder.

      O meu artigo tem apenas um ponto no jogo, quando o Benfica está a ganhar e começa a rodar a bola, ouve-se logo pessoas a gritar, para frente, toca atacar, e depois vem os assobios. Isto é assim desde o ano que fomos campeões que eramos um rolo compressor e marcávamos 3 a 5 golos por jogo.

      Eu sou da opinião que quando se está a ganhar 2 a zero e até mesmo 1 zero temos de circular a bola ao primeiro toque, fazendo com que a equipa adversária vá atrás da bola e cometa erros, e quando o Benfica começa a fazer isso e a bola começa a rodar lá vem os comentários e depois mais tarde os assobios que querem um Benfica sempre atacar em massa (é certo que o Benfica não sabe muito bem fazer isto e já critiquei o JJ por isso, por não saber treinar a equipa para circular bola). O meu artigo é exclusivamente neste ponto nada mais, é isso que eu critico aqui, é esses assobios.

      Em relações aos outros assobios, o benfiquista normalmente até é justo, tirando o exemplo Cardozo, onde havia um grupo que gostava muito de assobiar, mesmo vendo que ele marca muitos golos, normalmente os assobios são justos, talvez em alturas não muito acertadas, mas justos, como por exemplo ao Maxi.

      Eliminar
    5. E esta discussão saudável é uma das razões porque criei o blog :D Falar de futebol e discuti-lo :)

      Eliminar