segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Olá, Olá, Olá e adeus?

A serio eu não consigo perceber Ola John, um jogador que era rápido, ia a linha e tinha iniciativa, passou para um jogador sem nervo, sem velocidade, que quando recebe a bola não sabe muito bem o que fazer com ela, fica a olhar para todos a ver o que lhe dizem para fazer, não percebo, não percebo.

Ontem teve dois lances de contra ataque onde a bola chegou aos pés dele no meio campo e tinha o corredor todo aberto e não correu, não fez nada ficou com a bola nos pés a olhar para...sei lá nem sei....

Ontem o Benfica não jogou nada, os jogadores estavam completamente sem nervo nenhum, mas este em particular, e não é de agora, não produz nada de nada, sabendo que podíamos contar com Urreta, Ivan Cavaleiro, Rojas, eu sei lá.... Agora este Ola John não provou nada até agora e cada vez está pior.

26 comentários:

  1. Não é por ir a linha cruzar muitas vezes que isso torna o jogador bom. O Ola John é dos melhores jogadores do Benfica e dos mais inteligentes a jogar. O problema é que a generalidade dos adeptos do futebol em Portugal e neste caso no Benfica não percebem muito de futebol, Veja o exemplo de Cardozo, em que a muitos preferiam o Nelson ao Cardozo.

    Revê a jogada do 2º golo e vê a forma com o Ola Joh prepara o passe para o Maxi ir à linha cruzar. E há mais exemplos de excelentes tomadas de decisão do Ola John.

    Muitos gostavam do carlos Martins quando é dos jogadores mais burros que existem. A quantidade de más decisões que toma é um absurdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com a parte que ele tome excelentes decisões.

      Concordo que ele seja bom jogador, mas é fraco psicologicamente.

      Quando jogou contra nós era rápido, ia a linha, tinha garra nas jogadas, agora não tem nada disso. Até posso acreditar que a culpa não seja dele, mas sim do momento que o Benfica atravessa, mas uma coisa é certa ele todas as vezes que entrou pouco ou nada fez e então vê-lo ao vivo, ui,ui então ai ainda mete mais pena, porque não se mexe.

      Não é por não ir à linha que o faz mau jogador neste momento, mas é uma das funções dele e pior era uma das excelente características que tinha quando o compramos.

      Eliminar
    2. O que a malta gosta é de gajos que corram, tomem boas ou más decisões, desde que corram muito e se esforcem ficam felizes. Por isso é que gostam do Urreta e do Nelson. Correm muito. Também por isso gostavam muito do Maxi. Gostavam do Maxi porque corria muito e se esforçava bastante quando quase sempre foi o elo mais fraco da defesa. Parece que só agora é que descobriram que defende mal...

      Eliminar
  2. É dos jogadores do Benfica que joga com critério. Decide quase sempre bem e em função da equipa.
    Mas o pessoal quer é correrias, daí que gostem do Urreta, que decide quase sempre mal (em boa medida, porque quer mostrar tudo nas poucas oportunidades que tem).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que podes afirmar conscientemente que o Urreta decide mal? Quantas vezes viste o uruguaio jogar na equipa principal do Benfica? Quantas vezes viste-o a jogar devidamente integrado na equipa? E, já agora, como se pode ser tão mal a decidir nos poucos jogos que jogou se foi sempre considerado um dos melhores e mais decisivos da equipa nesses escassos encontros?

      Eliminar
    2. E no pouco tempo que joga soma tantas más decisões, imagina se jogasse mais...

      Eliminar
    3. Más decisões? Até parece que todas as decisões do Ola John são acertadas. Convido-te a demonstrares as más decisões que o Urreta toma nos escassos e espaçados jogos em que ele joga.

      Eliminar
    4. PP, aproveita para ler os posts sobre o Ola John no lateral esquerdo e no posse de bolla. Está lá tudo explicadinho.
      Olha aqui o Ola John contra o Barcelona:
      http://videos.sapo.pt/t5ITockFu72wa3kJ3Ph0

      Eliminar
    5. NSC,
      Sobre esses posts, enfim... já tive várias discussões com esse pessoal sobre esse assunto. Não que não concordo com a ideia, mas porque não concordo com a defesa quase cega ao Ola John. Acho que fazem dele aquilo que ele não é, nem nunca o será.

      O holandês tem talento, mas no futebol profissional e ao nível que o Benfica joga, isso não é de todo tudo. A maioria da tomada de decisões do Ola John é passes para o lado e para trás. São tomadas de decisão conservativas e de risco quase nulo. O video do Ola John frente ao Barcelona, acaba por ser uma falácia das suas reais capacidades num ambiente mais competitivo. Para perceberes o que estou a escrever, experimenta ver a exibição do Ola John frente ao Porto no jogo da época passada no dragão.

      De qualquer modo, um lance do Ola John muito curioso é aquele que termina o jogo. O Benfica está numa situação de 3 para 3 em contra-ataque e com o jogo a terminar. O que o Ola John faz? Pára o contra-ataque e joga para trás para manter a posse de bola.

      Aqui podes ter várias leituras. A primeira é que ele fez bem em conservar o esférico num jogo que estava a ser muito difícil e intranquilo para o Benfica. Correcto e concordo com a sua opção.

      Contudo, só concordo em parte, porque conheço o suficiente para perceber que ele mesmo que o Benfica estivesse a perder teria tomado essa mesma decisão. Daí que compreenda a segunda leitura possível. A de um adepto mais exigente e habituado a ver outro tipo de jogadores conseguirem fazer algo mais, exige que o Ola John forçasse a jogada e fizesse a assistência para o Cardozo marcar o terceiro da noite, ou rematar para fora e o jogo terminar com o pontapé de baliza.

      Resumindo e concluindo, o problema do Ola John não é a tomada de decisão, mas sim com o risco das decisões. E, jogando na posição onde ele joga, do modo como o Jesus pretende que eles joguem, numa equipa onde o "8" tem de ser um box-to-box e o "10" um segundo avançado, são os extremos que têm muitas vezes de assumir as despezas de construção de jogo.

      Já escrevi aqui na caixa de comentários, que "O que safa ao Ola John é ele saber as suas próprias limitações. O problema é que o Ola John tem demasiadas limitações para um clube como o Benfica." Acho que isso diz tudo, pois o Ola John demonstra inteligência em não forçar o um contra um porque não consegue, preferindo passar a outro. Mas, esse é um problema, porque a equipa precisa de alguém que consiga criar jogadas, quer seja através de transporte de bola, como com passes de maior risco. E, isso o Ola John não faz com a regularidade necessária para o Benfica. E, para mim, nunca o irá fazer.

      Lamento imenso que tenhamos mandado fora um Nolito para o substituir por este Ola John.

      Agora, gostava que me explicasses e respondesses às minhas questões sobre o Urreta, pois ainda não o fizeste.

      Eliminar
    6. Concordo totalmente com o PP

      Um extremo no ataque tem tomar decisões de risco, é isso que faz um extremo ser um bom extremo. Temos o exemplo do Salvio que toma sempre decisões de risco e quando o faz o ataque do Benfica ganha vida.

      Ola Jonh não o faz, quando a bola vai para ele pára e pensa, normalmente passa para trás ou para o jogador que está ao lado. Quantas assistências para golo tem o Ola Jonh no Benfica?

      Eu acho que ele tinha qualidade e alias tem, mas desde o ano passado que ele não passa daquilo, ou seja, calmo, parado e sem garra para jogar.

      Não, eu não gosto de jogadores que só correm, mas um extremo tem de ser rápido, e tem de ir à linha, é isso que faz um bom extremo e é isso que neste momento não temos, apenas temos o Salvio e só volta para o ano.

      Eliminar
    7. O Urreta, de quem não desgosto mas que não é metade do Ola John, jogou esta época contra o Etoile-Carouge e marcou um golo tão bom que todos se esqueceram dos outros lances onde interveio, um verdadeiro manual de como não jogar para a equipa. Como disse, pode ser que queira mostrar muito em pouco tempo, mas é assim.

      Um extremo «tem de ir à linha»? Mas isto é o tempo do Simões ou do Chalana? Eu pensava que um extremo tem de fazer como os outros e encontrar a melhor solução para jogar, coisa que, na maioria das vezes, se encontra mais no meio.

      E devo ter sido enganado quando me disseram que, a defender, caso não seja possível atacar a bola, devemos «oferecer» ao atacante a zona de progressão que menos perigo possa trazer para a baliza e que é, normalmente, a linha...

      O Nolito, que tanto elogiaram, procurava muito a linha?

      Não conheço melhor «extremo» (e deixemos de lado a questão sobre se o Benfica joga com extremos ou não) do que o Pedro do Barcelona. Vai muito à linha?

      Olhem para os jogos e vejam lá se os jogadores que vão à linha não são sobretudo os laterais? E vejam lá se os bons «extremos» de hoje não procuram mais o meio.

      Claro que temos o Capel. É este o extremo que defendem?

      Eliminar
    8. Também gostaria de saber o número de golos e de assistências para golo do Ola John tendo em conta os minutos jogados.

      Eliminar
    9. Em relação ao Barcelona respondi assim:

      É um jogo completamente diferente e não há maneira de comparar. eles jogam de passe em passe até ao erro ou até o Messi decidir ir para frente. Temos agora o exemplo do Neymar, que num dos primeiros jogos que fez pelo Barcelona pegou na bola no lado direito e começou a fintar e a ir para linha para centrar quando lá chegou não estava lá ninguém e teve de passar para trás, percebeu logo que ali não se joga assim.

      Para mim um extremo é um Salvio, que sabe ir à linha, sabe ir para o meio quando tem de ir, mas principalmente arrisca, faz desiquilíbrios, tem mudanças de velocidade quando é necessário, pára quando tem de parar, corre quando tem de correr, o Ola Jonh não o faz, ele anda e quando o vemos ao vivo isso ainda é mais evidente. Outro exemplo de extremo é o Di Maria.

      Para mim o Ola Jonh tem qualidade, mas falta mentalidade, tanto para assumir o que o treinador prende dele, como mentalidade aguerrida e mentalidade para assumir o risco.

      Para mim Nolito não é um jogador para ser titular, é aquele jogador que entra muito bem durante a partida. Urreta tenho pena de não ter mais oportunidades e de ver mais porque quando teve mostrou que queria trabalhar e evoluir, não lhe deram essa oportunidade.

      O exemplo do Gaitán, não é nada extremo, mas sabe usar a sua técnica para desequilibrar, principalmente quando avança para o meio, arrisca, mesmo que no inicio perdia bolas, mas evoluiu e começou a perceber quando pode arriscar.

      Ola Jonh não o faz, não arrisca, como se diz, não vai para cima deles. Acredito que isso seja devido ao facto que no inicio JJ gritava com ele para ele defender e para estar na sua posição e ele ai retraiu-se, mas tem de começar assumir e a usar a sua técnica, porque receber a bola e depois passar para trás ou para o lado não chega.

      Eliminar
    10. Encontrei este site, não sei se os dados são reais ou não: http://espnfc.com/player/_/id/139547/ola-john?cc=5739

      No Benfica fez 14 jogos onde começou e 12 onde entrou o que dá 16 jogos jogados. Neste jogos fez 2 assistência.

      Em todas as competições e desde 2010, ou seja 3 anos fez 10 assistências em todos os jogos que fez.

      Claro que isto são números e valem o que valem e volto a referir não sei se são os reais.

      Eliminar
    11. Toma em consideração o golo do Cardozo no fim-de-semana.
      O que é o Ola John fez? Retraiu-se e não arriscou? Ou guardou a bola, atraiu os adversários e esperou pelo Maxi, passando-lhe a bola no momento exacto?

      Eliminar
    12. NSC, claro que a minha analise não é só de um jogo.

      Ola John faz sempre isso, mesmo quando o Benfica precisa de ir para o golo, ou seja, não se vê o Ola John a "rasgar" o jogo e no meu ver é uma das funções que ele deve ter. Produz pouco para o ataque.

      Eliminar
    13. NSC, em que te baseias para dizer que o Urreta não é metade do Ola John? É que dos poucos jogos que vi-o fazer pelo Benfica ele demonstrou ser foi o dobro.

      Há um video no youtube, com os lances do Urreta frente ao Porto. Aí poderás ver não só os desiquilíbrios ofensivos, como os equilíbrios defensivos que ele efectuou nesse encontro. Também poderás ver uma ou outra má decisão, mas muitas mais boas decisões, inclusive dá para ver que ele também sabe colocar gelo no jogo.

      É apenas um jogo, é verdade, mas é frente a uma das melhores equipas nacionais e num ambiente electrizante, sob condições meteorológicas paupérrimas, de um jogador que não tinha ritmo de jogo com aquela equipa.

      Posso concordar que não tenha sido uma exibição perfeita, mas face aos condicionantes que referi, a meu ver não se poderia exigir muito mais do rapaz. Depois disso não entendi porque foi encostado na prateleira?!

      Eliminar
    14. Encontrei o video:

      http://youtu.be/kSQH76X5EG4

      Eliminar
    15. Conheço o vídeo e o Urreta jogou bem, mas o problema é que o Urreta que tem aparecido nos últimos tempos é o que vemos aos 45 segundos.
      O Urreta foi emprestado nos anos seguintes (sem se conseguir mostrar muito, recorde-se) e apanha pela frente com Gaitán, Sálvio, Nolito, Bruno César (outro dos incompreendidos) e Ola John. Daí que pouco tenha aparecido.

      Eliminar
  3. Não precisamos todos de concordar uns com os outros, mas atenção que Ola John é dos jogadores que melhor percebe o que está a fazer em campo. Não é explosivo como o Salvio ou como o Nolito, mas um jogador muito pragmático e com boas tomadas de decisão nas definições dos lances. Admito que irrita por vezes a falta de nervo e vertigem, mas não é esse jogador. Penso que nunca foi no Benfica, tirando um jogo ou outro, e contrariamente ao que mostrou quando jogou contra nós - concordo contigo.

    Não será o jogador que mais entusiasme os adeptos. O último lance do jogo de ontem define-o bem. Naquele momento, com o corredor aberto e a oportunidade de servir Cardozo que estava sozinho para o golo, optou por segurar a bola e congelar o jogo, consciente que se nós tivéssemos a bola eles nunca empatariam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em Nolito, esse era muito mais jogador que o Ola John, pois para além de decidir quase sempre bem, conseguia desiquilibrar. Neste caso passamos de cavalo para burro.

      Eliminar
  4. Epá peço desculpa aos defensores do Ola John, mas eu concordo com o post.
    Na minha opinião ele regrediu em vez de ter evoluído. Está mais lento, mas preso de movimentos e não cria quaisquer desequilíbrios.
    Quando dizem que decide bem, isso tem uma justificação, é que ele decide tão devagar que é difícil errar...ele chegou com o rotulo de desequilibrador e um jogador muito veloz , ora actualmente está MUITO LONGE disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto mesmo, ele mudou, não sei porque, mas mudou.

      Talvez devido a ter de se preocupar com a defesa e levou tanto na cabeça que agora não sai dali para não se perder taticamente. não sei, mas mudou

      Eliminar
  5. O que safa ao Ola John é ele saber as suas próprias limitações. O problema é que o Ola John tem demasiadas limitações para um clube como o Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo de maneira nenhuma com este post. Basta ver a importância de Ola John no segundo golo para se perceber que tem um sentido muito mais coletivo do jogo que Gaitan, Salvio ou qualquer outro extremo do Benfica. Como dizia aqui alguém atrás, ele tem critério, que é algo pouco visto por aqui. Basta olhar para os extremos por exemplo do Barcelona, para perceber que critério de passe é mil vezes mais importante que simplesmente correr para a linha e cruzar.

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Barcelona é um jogo completamente diferente e não há maneira de comparar. eles jogam de passe em passe até ao erro ou até o Messi decidir ir para frente. Temos agora o exemplo do Neymar, que num dos primeiros jogos que fez pelo Barcelona pegou na bola no lado direito e começou a fintar e a ir para linha para centrar quando lá chegou não estava lá ninguém e teve de passar para trás, percebeu logo que ali não se joga assim.

      Nós não jogamos assim, o Benfica jogou sempre melhor quanto teve um ou dois extremos que vão à linha, Simão, Di Maria, Salvio e agora Salvio outra vez, neste momento não temos nenhum.

      É verdade que o Ola Jonh não perde bolas e não complica, mas também não sai dali nada para o ataque, ou sai muito pouco.

      Eliminar