quarta-feira, 2 de outubro de 2013

José António Saraiva fala sobre Proencinha

«Já é difícil falar a sério das arbitragens de Pedro Proença em Portugal. Ele pode ser o melhor árbitro do Mundo, mas não é com certeza o melhor árbitro português. 
Um dia o meu pai foi à Alemanha para tratar um problema de saúde. Falaram-lhe de um médico célebre, que vivia em determinada rua. Lá chegado, o meu pai perguntou onde era o consultório do dr. Tal, e ouviu esta resposta: “Mas por que vai a esse médico? Aqui na rua há um muito melhor.” Quando ouço falar do “melhor árbitro do Mundo”, recordo sempre esta história. 
Na sexta-feira, Proença protagonizou mais um erro caricato, que nem a introdução das novas tecnologias poderia evitar. Nem no Burkina Faso um árbitro teria coragem para inventar um penálti tão inverosímil. 
Estas arbitragens tendenciosas e que decidem resultados (as quais não são, reconheça-se, um monopólio de Pedro Proença) têm duas consequências importantes. 
Primeira: as equipas que jogam contra o FCPorto retraem-se na disputa da bola na área, jogam a medo, sabendo que qualquer queda de um jogador portista pode ser fatal. 
Segunda: o FCPorto acaba por ganhar sempre, porque ou ganha por mérito ou porque o árbitro ajuda. E isto tem uma terrível consequência: retira imprevisibilidade ao futebol português. Mesmo quando a vitória parece ir calhar ao Benfica (como nas duas últimas épocas) o FCPorto acaba sempre por vencer, por demérito alheio ou com ajudas. A ideia de que não pode haver surpresas é talvez a principal razão que afasta as pessoas dos estádios. 
Voltando a Proença, não percebo o que vai naquela cabeça. Perante a evidência de ter beneficiado o FCPorto no passado, devia ser mais cauteloso. Mas não é. Talvez ache que, por ter o rótulo de “melhor árbitro do Mundo”, ganhou um estatuto de impunidade que lhe permite fazer o que quer. Mostra a sua “coragem” marcando penáltis fantasma que, como o de sexta-feira, resolvem jogos. E Pinto da Costa, absolvido no Apito Dourado, ri na tribuna e chama palavrões aos circunstantes, perante o gáudio da sua corte.» Via Record

1 comentário:

  1. Época 12/13, Duarte Gomes e Bruno Paixão não apitaram um jogo do Porto. Época 13/14, Duarte Gomes e Bruno Paixão continuam sem apitar um jogo do Porto. Estará esta questão relacionada com a visita do Sr. Antero ao presidente do concelho de arbitragem, no início da época 12/13? Não percebo como é possível esta situação passar despercebida.

    ResponderEliminar