terça-feira, 8 de outubro de 2013

Excelente opinião sobre a situação actual do Benfica

Reconheço o sabor desta temporada 2013-14, é aquele travo acre dos anos 90 e do início dos anos 2000. Parece que estou em 1996, 98 ou 2001. É aquele desânimo, o ver por obrigação uma equipa sem rumo. Não por acaso, voltei a entrar no erro benfiquista daquela negra época: a dança de treinadores. Tal como todos os benfiquistas, estou farto de Jesus, quero um treinador novo e tenho os meus candidatos. E até tenho razão para estar descontente. Depois daquele Maio traumático, o Benfica devia ter dispensado Jesus. Como isso não aconteceu, nós, adeptos e até jogadores, ainda estamos nas Antas e em Amesterdão, ainda estamos naqueles dois 90+2. Mas, atenção, o grande responsável por esta situação não é Jesus. O culpado é o Presidente Vieira. Por outras palavras, o nosso tema de debate não devia ser o pós-Jesus, mas sim o pós-Vieira.
Para não despedir Jesus no final da época passada, Vieira agarrou-se ao trauma Fernando Santos. A comparação é incompreensível e revela logo à partida uma débil inteligência desportiva. Fernando Santos foi despedido na primeira jornada da sua segunda época. Uma precipitação, sem dúvida. Ao invés, Jesus estava há quatro anos no clube (um ciclo completo) e finalizou o ciclo com três derrotas traumáticas. O fim da Era Jesus era a única saída aceitável. Não está em causa a qualidade do futebol (questão técnica), mas a moral de um homem. Depois daquela descida aos infernos da bola, os jogadores e adeptos nunca voltariam a encarar Jesus da mesma forma. O balneário nunca mais estaria com ele. Como se vê agora. Toda a gente antecipou este cenário, Vieira foi a única pessoa no planeta que não quis ver o óbvio. É grave. O Presidente do Benfica não tem de perceber de futebol, mas tem de revelar sensibilidade para as coisas que estão além da folha de excel.


Fernando Santos e Jorge Jesus são o 8 e o 80, e o problema é que Vieira nunca conseguiu encontrar um meio termo na sua relação com os treinadores. Além disso, a gestão do plantel tem sido caótica e, passados doze anos de consulado Vieira, o Benfica ainda não fixou uma estrutura clara: quem é que manda no futebol? O que faz Rui Costa? O que faz Shéu Han? Carraça? Todas estas indefinições estão na base das nossas derrotas. Sim, é verdade que Vieira terá um lugar na história do clube . Os historiadores do Benfas dirão que "Vieira foi o presidente da transição, pegou num clube de joelhos e deu-lhe estruturas". Problema? Falhou no futebol. É tempo de passar a bola a outro. 

Esta aqui um excelente texto que representa e muito aquilo que eu penso. Acho que sinceramente não há muito mais acrescentar.


7 comentários:

  1. Eu iria mais longe do que o Henrique Raposo quando escreve "O Presidente do Benfica não tem de perceber de futebol, mas tem de revelar sensibilidade para as coisas que estão além da folha de excel." Escreveria que o Benfica não pode ter um presidente a "part-time"...

    ResponderEliminar
  2. CADA UM COME DO Q GOSTA !

    MAS EU NÃO GOSTO DE VER ESTES ENERGUMENOS E TROCA TINTAS A VENDER PAPEL A CUSTA DO MEU GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA o resto e circo na terra dos corruptos isso sim deveriam vocês iluminados e sabichões de tudo não branquearem e bater sempre ate q as vossas mãos vos doam ..

    CARREGAAAAAAAAAAAA VIEIRAAAAAAAAAAAAA

    FORÇAAAAA BENFICA contra tudo e contra todos e contra os xulos ,parasitas e javardos anti-BENFICA

    ResponderEliminar
  3. e tudo muito lindo e tudo umas aves raras mas no final quem apoia quem apoiou o presidente vieira QUEM....

    NIMGUEM ,NIMGUEM apoioa o HOMEM q representa a INSTITUIÇAO BENFICA .

    e nojento e de javardolaas e de covardes o q fazem a este PRESIDENTE do SPORT LISBOA E BENFICA em vez de lhe dar força mais parecem HIENAS com as suas falsas palavras vão todos morrer longe pois o BENFICA NÃO MPRECISA DE COVARDES COMO VOCÊS q deveria levar uns açoites se forem a luz .
    e mais não digo porque me sinto revoltado com gentinha da estrumeira como vocês ,e não quero ofender ....

    Forçaaaaaaaaaaaaaaaaaaa VIEIRAAAAAAAAAAA..... FORÇAAAAA JESUS FORÇA BENFICAAAA ..

    EU SOU BENFICA SEMPREEEEEEEEEEEEE BENFICA SEMPREEEEEEEEEEE

    ResponderEliminar
  4. Sinto nojo de viver num campo de futebol ao lado deste lixo ,q vomita fezes pela boca fora sempre contra o BENFICA ! querem taxo ,QUEREM ser os eleitos ,querem tudo mas dão pouco ou nenhum AO SEU CLUBE
    estes garotos !..
    mas vão um dia ter a paga do mal q fazem ao SPORT LISBOA E BENFICA e so dar tempo ..

    ResponderEliminar
  5. k, a grandeza do Glorioso está exactamente na sua capacidade de gerar concordâncias e discordâncias internas. Se para ti a autocrítica é errada então és como aquele João Pinto com a sua famosa saída: "à beira do precipício, dou um passo em frente".

    Poderei concordar contigo, quando às vezes essa autocrítica chega a um tom de crítica destrutiva, mas mesmo assim acho que se és um verdadeiro Benfiquista deves ter um pouco de compreensão, pois muito provavelmente a essas críticas mais efusivas, está subjacente muita paixão e dor de ver o nosso clube cada vez mais longe do plano em que deveria estar.

    Da minha parte, eu crítico quando o devo fazer, assim como estou presente nos elogios que devem ser feitos. Contudo, existem demasiados tectos de vidro nesta direcção. Não obstante, eu já escrevi no meu blog que este não é o momento para tomar decisões precipitadas, no que toca ao treinador e à direcção.

    GLORIOSO BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. O problema do Henrique é que foi enrabado em pequenino.

    ResponderEliminar