sexta-feira, 26 de julho de 2013

Excelente explicação sobre: Roberto, Pizzi e "suposições"

Como escrevi aqui, não percebi mesmo nada esta ligação entre Roberto e Pizzi, mas li agora uma excelente explicação e que é bastante plausível, deixo aqui o artigo completo do GERACAOBENFICA:

No seguimento do tópico Pizzi, Roberto, Aldrabices do nosso companheiro Eagle01, gostava de uma perspectiva diferente sobre este tema, para vosso comentário.


Ponto prévio: mais uma vez, sai uma notícia que leva meio mundo a colocar em causa, inclusivamente, a honestidade do Presidente Luis Filipe Vieira e o SLBenfica "nem pia" sobre o assunto.


Ou seja, o jornal A Marca alega que o SLBenfica e o Roberto ainda têm alguma ligação (direitos federativos, fala a Marca) e que o possivel acordo sobre Pizzi envolveria esta questão que, segundo o Comunicado à CMVM sobre a venda do Roberto não faz qualquer sentido.


O SLBenfica só teria que imediatamente desvincular-se de qualquer questão relacionada com um atleta que fora transferido o ano passado.


Mas, tal como já estamos habituados, isso não aconteceu e da blogsfera às redes sociais, passando pelos jornais online... anda tudo a chamar "aldrabão" ao Presidente do SLBenfica, a criticar as ligações ao Jorge Mendes (de onde acabou de chegar mais um jogador, como chegaram Luisinho e Michel o ano passado).


Nesse sentido, a minha opinião é que é pouco credível envolver o Pizzi e o Roberto no mesmo processo, mas isso não quer dizer que não haja "acertos de contas" pelo caminho.


Tal como comentei no tópico do Eagle01, na minha óptica o que aconteceu foi o seguinte e até demonstra defesa dos interesses do SLBenfica:
- O Jorge Mendes convenceu há dois anos o SLBenfica a avançar com 8,5M por um guarda-redes que seria, alegadamente, de topo.
- O jogador não só não justificou o investimento, como se transformou num embaraçoso flop financeiro e desportivo.
Assim, à semelhança do que faz com diversos clubes e processos, o Jorge Mendes assumiu o "prejuízo" e recompra o jogador (por 8,6M€), ou seja, "devolve" o investimento ao SLBenfica - devolve na prática o valor que o SLBenfica já tinha pago, transferindo para o fundo por ele "liderado" o que faltaria pagar ao Atlético Madrid.


- Aparentemente o Atlético Madrid - clube inicialmente vendedor - a troco de outros acordos e negócios - assume agora a "recompra" do Roberto ao Jorge Mendes, a troco do valor que o clube já tinha recebido do SLBenfica, que foi o mesmo valor que o Mendes pagou e que agora recebe.


Fica assim, o jogador "devolvido à precedência", sem prejuizo para ninguém, ficando o Atlético Madrid com o activo que tinha antes de toda esta história e, com isso, sem ninguém ficar a perder.


Agora, obviamente que "pelo caminho" haverá o compromisso do Jorge Mendes, para ajudar a executar o processo, arranjar quem compre jogadores ao Atlético para "atenuar" o custo que eles terão que suportar para reembolsar e reeintegrar o Roberto.


Isto com o Jorge Mendes a assegurar desde logo a colocação do Roberto, no caso emprestando ao Olympiacos (já oficializado).


Será, eventualmente, neste "rolo" que entra um eventual negócio do Pizzi em que, porventura, o Atlético abdicaria de receber a sua parte e, com isso "saldar a dívida" com o Mendes... em géneros, ressalvando uma verba futura para completar a receita.


Nada disto me choca, nem considero suposto que o SLBenfica devesse expor estes factos taxativamente... porque os negócios (nomeadamente nestas questões) não se explicam... executam-se!


Estarei a ser demasiado "crente"? Quem sabe... mas arrisco apostar que estou mais perto da verdade do que aqueles que apontam um enquadramento "criminoso" ao negócio. Via Geração Benfica
Claro que isto é uma ideia, bem estruturada, e que é bem possível que tenha acontecido, mas continua no ar sempre a duvida.

2 comentários:

  1. 1º Se houve negocio que foi bem investigado, inclusive pela pj, foi o da venda do Roberto ao tal fundo, por isso não vou entrar na teoria de negocio sujo.
    2º Em relação a este possível negocio Pizzi/Roberto, tenho uma teoria simples, o Benfica abdica do que ainda falta pagar pelo fundo, pelo Roberto, o guarda-redes vai para o Atlético de Madrid sem custos para o clube espanhol, e o Benfica em troca recebe 50% do passe do Pizzi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ultimo R&C tínhamos recebido apenas 800 mil, faltando então os outros +\- 7500, ficando o 50% do Pizzi por esse valor?

      Sabendo que o Atlético pagou 13 mil pelo Pizzi, ficando assim o valor do Pizzi por +\- 14 mil.

      Achas que é isto Mário Fernandes?

      É bem capaz...

      Eliminar