quinta-feira, 27 de junho de 2013

Opinião sobre a Proposta de Revisão dos Estatutos proposta por Bruno Carvalho

Bruno Carvalho na sua pagina do facebook , colocou alguns pontos que deviam ser mudados nos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica. O Blog Geração Benfica abriu as hostes e pediu para comentar, dando a nossa opinião sobre os pontos.

Ponto 1 - Proposta: Equiparação dos direitos dos Sócios Efectivos aos dos Sócios Correspondentes.
Não concordo porque se trata de uma opção e não uma imposição. Não se trata "carne para canhão", trata-se de um benfiquista que preferiu pagar menos, mesmo sabendo que tem menos direitos, porque não vai ser muito activo, se o quiser ser escolhe a outra opção.
Ponto 2 - Proposta: Alteração do peso dos votos de cada sócio conforme a seguinte tabela (que é igual aos anteriores estatutos):
Concordo que a tabela actual não é nem de longe nem de perto a ideal, mas a do Bruno Carvalho também não me agrada porque acho que falta uma categoria. 10 anos de sócio não pode ser a ultima categoria. Para mim seria assim: 
* Sócios de 1 ano até 5 anos: 1 voto
* Sócios de 5 anos até 10 anos: 5 votos
* Sócios de 10 anos até 20 anos: 10 votos
* Sócios com mais de 20 anos: 20 votos
Ponto 3 - Proposta: As Casas do Benfica, Filiais e Delegações deixam de ter direito a voto.
Concordo, as casas do Benfica não tem nada que votar, são como o nome indica casas para benfiquistas e esses sim é que votam.
Ponto 4 - Proposta: Duração dos mandatos dos Órgãos Sociais de 3 anos.
Sinceramente aqui não tenho grande opinião, pois há vantagem em ser 4 anos e há vantagens de ser a 3 anos. Mas acho que 4 anos é um bom período, dando tempo para que o trabalho seja desenvolvido, se for necessário eleições antecipadas há mecanismos para isso.
Ponto 5 - Proposta: Alteração das condições para se poder ser membro de um Órgão Social do Benfica para o seguinte:
Não concordo nada com a proposta, 5 anos?? Nem pensar, é muito pouco tempo de sócio e possibilita aparição de oportunistas. Concordo que os 25 anos é muito tempo, juntamente com a idade, no me ver 15 anos de sócio e sim, a idade devia ser a partir de 35 anos.

Ponto 6 - Proposta: Qualquer membro de um Órgão Social, inclusivamente o Presidente da Direcção, poderão ser remunerados.
Neste ponto estou dividido, pois quero um Presidente a 100% no clube, sem negócios paralelos e ai claro que tem de ter um salário, por outro lado o Presidente do Benfica não pode ser alguém que queira ir para o poleiro. Talvez um salário definido pelos sócios, ficando nos estatutos, mas se isso acontecesse os dirigentes da SAD  também deviam ter.
Ponto 7 - Proposta: Só poderá haver voto electrónico, desde que acompanhado de voto físico que permita recontagens. Em caso de recontagem, prevalecerá o voto físico.
Sinceramente em 2013 isto não faz sentido, o voto tem de ser electrónico e se vamos por em causa, então algo mais grave se passa no Benfica e não é só alteração dos votos. Uma votação seja de que maneira for pode ser sempre posta em causa.
Ponto 8 - Proposta: Proibição estatutária de exercícios com contas de exploração negativas.
Com o futebol moderno anda teríamos novas direções todos os anos. Se algo está mal com a direção, seja nas contas ou noutro lado qualquer, há maneiras de antecipar as eleições.
Ponto 9 -Proposta: A não aprovação do Orçamento ou do Relatório e Contas do Sport Lisboa e Benfica em Assembleia Geral obrigará a Direcção à sua reapresentação em nova Assembleia Geral que decorrerá, exclusivamente para esse efeito, no prazo máximo de 30 dias após o chumbo inicial. Um segundo chumbo implicará a queda da Direcção e de todos os Órgãos Sociais e a convocação de eleições no prazo de 60 dias.
 A mesma resposta do 8, há maneiras de antecipar as eleições, agora se é chumbado o orçamento então terá de ser apresentado outro, ou o mesmo alterado. Se por ventura for novamente chumbado então os sócios terão de se mexer se querem realmente a direção continue com aquele orçamento ou "provocar" eleições antecipadas. 
Ponto 10 - Proposta: Alteração das condições mínimas exigidas para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, passando a ser necessários 4.000 votos e exigindo-se a presença de somente 50% dos subscritores do pedido.
Como temos actualmente é necessário 10.000 votos, o que sinceramente não acho assim tão difícil de conseguir. Neste momento são preciso 200 sócios com 50 votos, 500 com 20 votos, ou 1000 com 10 votos, que sinceramente num universo de 250.000 sócios não me parece nada impossível e se realmente se muda-se o ponto 2, então ainda era mais fácil.
 Ponto 11 - Proposta: Alterar o actual sistema de contagem de votos nas Assembleias Gerais e substituí-lo por um que permita a eficaz e correcta contagem dos votos.
Concordo, actual é ridícula, levantar e depois contar, como já disse, estamos em 2013. Por mim electrónico e há varias soluções, comandos, levantar e ir votar num posto electrónico, sei lá.
Ponto 12 - Proposta: Renumeração dos sócios, pelo menos, a cada 5 anos em vez dos 10 actuais.
Aqui, claro que não me importava que fosse todos os anos, mas é um custo muito grande. Sinceramente teria de saber ao certo quanto custa e se compensa mesmo fazer 5 anos, em vez de 10 anos. Não considero muito importante.
Ponto 13 - Proposta: Obrigatoriedade na participação em pelo menos dois debates, com o mínimo de 1 hora cada, dos candidatos a Presidente de Direcção. Os debates deverão ser realizados, em directo, pelo canal de televisão do Clube. No caso de haver um só candidato, os debates serão substituídos por duas entrevistas que deverão ser conduzidas por, pelo menos, 3 jornalistas de órgãos de comunicação social independentes do Clube e que deverão ser convidados para o efeito pelo canal de televisão do Benfica.
Concordo, a Benfica Tv tem de estar activa na altura das eleições para informar de quem de direito, os sócios do Sport Lisboa e Benfica. Concordo que era importante estar definido que os candidatos tenham debates entre eles, para discutir os problemas dos clube e para apresentarem as propostas que defendem nos olhos do seu opositor.

Bem claro que isto é a minha opinião que vale o que vale, ou seja, o mesmo que qualquer outro sócio.

Sem comentários:

Enviar um comentário