sábado, 22 de setembro de 2012

Sobre contabilidade nunca percebi muito e fiquei aqui um pouco confuso

Sobre contabilidade eu nunca percebi muito, mas basta ler as contas apresentadas e perceber que não são nada famosas, mas o que me fez mais confusão foi o que o nosso Presidente, sim o Presidente do Sport Lisboa e Benfica disse ontem:
"Quem pensa que pode continuar a viver como até há alguns anos atrás está redondamente enganado, quem persistir nesse erro vai acabar mal. Vender, comprar menos e formar mais. Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade"
Bem podemos analisar de duas maneiras:

Perder competitividade desportivamente, o que no meu ver isto é impensável e estando aqui a falar de contabilidade não deve ter sido por ai que o nosso Presidente foi....

Então falamos então de competitividade económica:

Portanto ele diz que temos de comprar menos, vender bem, baixar a massa salarial (isto é para rir?), formar mais (isto é para rir?), ou seja, ele diz o que todos nós já falamos há mais de 10 anos e ele próprio quando assumiu pela primeira vez as funções, mas mesmo assim temos mais de 70 jogadores, compramos sem qualquer nexo (ainda neste verão) e formar dá ideia que começa haver alguma coisa agora.

Bem mas voltando à competitividade, então se o nosso Presidente defende isto, não é para sermos mais competitivos e para colocar as contas na linha?

Foi aqui que eu fiquei confuso, então foi ler um pouco, pouca coisa:
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Baseia-se na capacidade de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes ou cidadãos aos quais serve, no seu mercado objectivo, de acordo com a sua missão específica, para a qual foi criada. A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.
Vendo por este texto o nosso Presidente ao dizer que podemos sacrificar a nossa competitividade, está nos a dizer:
Que não vamos cumprir a nossa missão?
Não vamos satisfazer as necessidades e expectativas dos nosso cliente ou cidadãos?
Vamos ter uma rentabilidade inferior aos nosso rivais?

Bem continuando a ler:
Estar numa área industrial e de bom rendimento per capita, ter boas infraestruturas e desenvolver talentos são os três aspetos fundamentais para um clube de futebol ser competitivo, defende um estudo da Universidade do Minho (UM)
Sacrificar competitividade vamos: 

Sacrificar bom rendimento per capita?
Vamos vender as nossas infraestruturas?
Não vamos desenvolver talentos?

Bem o que é certo é uma coisa quanto mais leio sobre o assunto mais confuso fico e menos percebo que que quis dizer o nosso Presidente, porque o que eu percebo agora não quero acreditar que era isso que ele quis dizer...

A onde isto vai chegar?

1 comentário:

  1. Chama-se a esse estado de confusão O Modo Floribela --- passa-se isso comigo over an over again!

    ResponderEliminar