quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não há dúvida o Benfica tem uma fonte de rendimento nos empréstimos

Quando escrevi aqui que me fazia alguma confusão a contratação de jogadores que nada ou quase nada tinham oportunidade de se mostrar no nosso plantel percebi então que o Benfica tem bem definido um rendimento através dos empréstimos.

Cada vez é mais nítido que alguns jogadores são contratados com apenas um objectivo emprestar, sem nunca terem sequer oportunidade alguma vez de fazerem parte do plantel principal e quando eles estão a ficar um pouco esquecidos então fazem a pré-época do Benfica e voltam-se a mostrar para arranjarem o tal contrato de empréstimos, exemplo bem claro foi o Mora.

Vejamos alguns exemplos:

  • Mora ao River Plate 400 mil euros
  • Airton ao Flamengo 300 mil euros
  • Felipe Menezes ao Sport Recife 100 mil euros
  • Jara ao San Lorenzo 350 mil euros
Aqui o Benfica está a lucrar +\- 1,2 milhões de euros, o que não deixa de ser um número bastante agradável para apenas 4 jogadores. Aqui nitidamente a mais valia é financeira e não desportiva, até porque dificilmente estes jogadores vão alguma vez representar o Benfica.

Se concordo, com isto? Porque não? Faz bem ao Benfica financeiramente e a nível desportivo não trás nada de novo mas também não afecta.

Claro que a questão aqui é sempre, será que estes jogadores faziam melhor figura do que aqueles que lá estão?

Destes exemplos Mora e Airton, acho que poderiam ter lugar no nosso plantel, principalmente Airton que podia muito bem ser o suplente de Javi, já Mora pouco ou nada tem espaço no plantel, com pena minha.

5 comentários:

  1. Se essa fosse a política e desse resultado, ainda assim seria absurdo porque o Benfica não é uma empresa de compras e empréstimos.

    Só que o problema é que não dá resultado, ainda por cima. Faz as contas a preço desses jogadores quando foram comprados e aos ordenados enquanto estiverem a receber a 100 por cento pelo Benfica (mais as percentagens que o clube paga de ordenado, enquanto eles estão noutros clubes). Vais ver que, no final, perdeste dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho acesso a tanta informação, mas na próxima AG com apresentação das contas se pode ter uma noção.

      Mas para já:

      Mora veio a custo zero, não sei qual a percentagem paga nos ordenados, mas aqui parece-me haver lucro.

      Airton custo 3.2 milhões, mas o Benfica já vendeu 40% do seu passe por 3 milhões, aqui também me parece que neste momento é lucro.

      Jara custo 5.5 milhões já foi vendido 10% do passe por 600 mil, aqui acho sinceramente está a dar prejuízo.

      Felipe Menezes custou 1.2 milhões foi vendido 30% do passe por 1.5 milhões, aqui também me parece que está a dar lucro.

      Agora quero realçar que isto são apenas números que se falam e não números oficiais, mas assim por alto parece-me uma politica lucrativa.

      Também não sou grande fã, mas se é uma maneira de fazer dinheiro porque não?

      Agora gostava muito mais de uma politica de futuro, ou seja, que fosse para mais cedo ou mais tarde estarem no plantel a render muito e ai sim a nossa politica é mesmo muito má.

      Sim temos nestes últimos 3 anos projectado para ai 5 jogadores e feito mesmo muito dinheiro, mas a nível plantel falta ali qualquer coisa. Mas isso também escreverei sobre isso.

      Eliminar
    2. Gastaste na compra dos 4 jogadores 10 milhões de euros. Em vendas de passes, recebeste 5 milhões. Ou seja, só na relação compra-venda de passe, perdeste 5 milhões de euros.

      Agora subtrai-lhes o que recebeste pelos empréstimos: 1.150 mil euros.

      Ficas com o valor negativo de: 3.850 milhões de euros.

      Mas ainda há mais: além dos quase 4 milhões de euros que perdeste, tens de contabilizar os ordenados. Airton está há 2 anos e meio no Benfica - recebeu a 100 por cento até uma fase; depois só em parte quando foi para o Flamengo; Mora está há um ano a receber a 100 por cento pelo Benfica; Felipe Menezes esteve uma época e meia a receber a 100 por cento; outra meia em partes; Jara esteve uma época inteira a 100 por cento; outra em partes

      Prejuízo claro, Vozes.

      Além do essencial: foram jogadores que ocuparam lugares no plantel (que podiam ser dos nossos jovens) e foram desaproveitados. Mora e Airton, por exemplo, são jogadores que fazem falta ao plantel.

      Por mais voltas que queiramos dar, é incompreensível tudo isto.

      Eliminar
    3. Pois acho que o Jara é que está ai a dar barraca e bastante barraca, porque os outros analisando individualmente pagaram-se e neste momento estão a dar lucro.

      Mas sim não são politicas que eu concorde muito e que veja grande futuro, mesmo que comecem a resultar nalguma foram. Mas lá está se fosse uma fonte de rendimento segura poderia ser que até aceita-se, mas como podemos ver perante esta discussão, segura é o que ela tem menos...

      Temos muitos, mas mesmo muitos jogadores na nossa alçada e isso sim é grave.

      No aspecto dos jovens concordo a 100% e até já escrevi um artigo que vou colocar aqui em breve sobre a ligação entre o Benfica e o Benfica B, e o que eu esperava dessa ligação.

      Eliminar
  2. Vinha aqui para falar do custo desses jogadores, mas o RICARDO atenuou o meu trabalho pelo que,
    me abstenho de dar mais explicações...a não ser que é um mau negócio!!!

    ResponderEliminar