quarta-feira, 23 de maio de 2012

24 penáltis por marcar a favor do Benfica

Terminado que está o Campeonato Nacional de Futebol, a desilusão reina entre os benfiquistas. O principal objectivo da época não foi atingido. O título voltou a fugir-nos, depois de se insinuar, durante semanas, no nosso horizonte. Perante a decepcionante realidade, diferentes tipos de reacção se observam. Uns choram as lágrimas da sua genuína amargura. Outros procuram exorcizar frustrações, disparando culpas para cima de quase toda a gente. É a natureza humana que, particularmente no mundo da bola, onde todas as emoções são levadas ao extremo, se manifesta nas suas melhores, e piores, facetas. Cabe agora aos cronistas dissecar os motivos que levaram a este desfecho. Houve erros próprios, que não podemos iludir, e que deveremos saber corrigir dentro da nossa casa, com serenidade, e sem pressões nem dramatismos exagerados. Mas há uma verdade que nenhum observador isento poderá agora vir negar, e nenhum benfiquista poderá esquecer: este Campeonato foi, em larguíssima medida, manipulado pelas arbitragens, que nos momentos decisivos nos puxaram pelos pés, levando outros ao colo. 
É assim há mais de vinte anos. Já estamos de certo modo habituados. Tão habituados que até achamos normal, e exigimos aos nossos profissionais que se sobreponham a esse obstáculo - como se ele não existisse, como se ele não fosse suficientemente opaco para os impedir de chegar mais longe, e de nos oferecer mais alegrias. O futebol é sempre analisado em cima dos resultados. Quem ganha, leva tudo. Para quem perde, fica apenas a desilusão, e por vezes a revolta. O FC Porto foi campeão, e é isso que vai constar dos arquivos da história. Poucos se irão lembrar das portas e travessas por onde este título passou. Ninguém irá reconhecer mérito aos perdedores, mesmo sendo eles, neste caso, apenas vítimas de uma perseguição ignóbil e desenfreada.

Resta-nos a memória. E para isso deixo aqui um número: 24. Vinte e quatro penáltis por marcar a favor do Benfica. Em 24 ocasiões, os árbitros não viram, ou não quiseram ver, infracções dentro da área dos nossos adversários. É demais, para uma só época, para tão só trinta jornadas. Deixo aqui a referência a todos esses lances. Dariam para um filme. O filme de uma mentira. Não nos deixemos enganar por ela. 
  • 2ª J, c/Feirense: agarrão a Nolito; 
  • 4ª J, c/V.Guimarães: corte com a mão junto à linha de fundo, com o resultado a zero; 
  • 5ª J, c/Académica: corte com a mão dentro da área a remate de Bruno César; 
  • 7ª J, c/P.Ferreira: falta sobre Aimar aos 44 minutos, derrube a Matic, e corte com a mão; 
  • 10ª J, f/Sp.Braga: falta sobre Luisão na sequência de um canto; 
  • 17ª J, f/Feirense: corte com a mão, falta sobre Rodrigo, e empurrão a Javi; 
  • 19ª J, f/V.Guimarães: pontapé no pé de Rodrigo; 
  • 20ª J, f/Académica: corte com a mão de Cedric aos 7 minutos, e rasteira a Aimar aos 57 minutos; 22ª J, f/P.Ferreira: agarrão a Javi logo no início, derrube a Bruno César, e duas faltas sobre Nélson Oliveira nos minutos finais; 
  • 24ª J, f/Olhanense: empurrão a Javi, agarrão a Cardozo, e corte com a mão de Toy; 
  • 26ª J, f/Sporting: rasteira a Gaitán logo no primeiro minuto, e agarrão a Luisão ainda na primeira parte; 
  • 28ª J, f/Rio Ave: empurrões a Cardozo e Saviola, ambos nos últimos dez minutos.
São estes os lances que referi, 17 dos quais ocorridos a partir do momento em que nos viram com 5 pontos de vantagem. Não são todos claros. Alguns seriam passíveis de diferentes interpretações. Mas muitos – seguramente bem mais de metade -, constituíram erros grosseiros de quem tinha por missão fazer cumprir as regras. E, juntamente com outros lances (fora-de-jogo de Maicon, penálti de Emerson em Braga, etc) desvirtuaram o Campeonato, fabricando um campeão que não merecia sê-lo. Não adianta queixarmo-nos do treinador, das opções tácticas, ou dos falhanços deste ou daquele jogador. Muito menos dos dirigentes, e de uma ou outra contratação. Em condições normais, com verdade desportiva, teríamos sido campeões, com este treinador, com este plantel, e com esta direcção. E essa é uma verdade que jamais poderemos ignorar na hora de fazer o balanço a esta triste temporada

" LF no jornal "O Benfica" da última sexta-feira

Retirado do Blog VEDETA DA BOLA

Depois de lerem este texto pergunto:

Porque não está ai descrito a razão porque deixamos SEMPRE isto acontecer? ("É assim há mais de vinte anos. Já estamos de certo modo habituados.")

De quem é a culpa?
Dos adeptos/sócios?
Foram eles que apoiaram Fernando Gomes?
São eles que ficam calados quando se devia falar?
São eles que não apontam o dedo aos culpados?

Muito se tem escrito sobre os erros das arbitragens depois de acabar a época, mas não houve nem 1 que soubesse colocar o dedo na ferida.

A culpa é da nossa Direção ponto final paragrafo, foram eles que não souberam evitar, defender e criticar na altura certa estes acontecimentos. E tantos pedidos, avisos que houveram por ai... TANTOS

1 comentário:

  1. Em Coimbra foram 4 penalties... 4

    http://aminhachama.blogspot.pt/2012/05/o-comeco-da-parte-final-do-roubo-ao.html

    Este link comprova isso

    ResponderEliminar