quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quero realçar isto da crónica da Leonor Pinhão

Assim como uma plêiade, não menos eufórica, de comentadores imparciais da cabeça aos pés para quem o novo treinador do Sporting ganhou, de um dia para o outro, qualidades humanas e morais jamais adivinháveis nos seis anos em que foi treinador do Benfica. 
A rivalidade entre Benfica e Sporting é centenária e alimenta-se destes pormenores. À míngua de títulos, o Sporting tinha de fazer qualquer coisa e fez. Levou-nos o treinador e quer levar-nos jogadores. O ataque ao património material poderá ser melhor ou pior sucedido em termos práticos, já quanto ao património imaterial não vão ter sorte nenhuma. 
Não há “Carrega, Benfica!” que se transmute em “Carrega, Outra Coisa Qualquer!”, por mais invejável que seja – e é mesmo – o grito popular e genuíno da nossa gente. 
Diariamente, os jornais vão-nos agora dando conta do assolapado romance entre o novo treinador do Sporting e o seu presidente, fascinado por ter perto alguém que percebe quase tanto de futebol como ele. 
Agências de comunicação contratadas vão passando, diligentemente, para a opinião pública através da imprensa o quanto Jesus tem impressionado Bruno de Carvalho com o seu conhecimento dos mais ínfimos pormenores no que respeita ao funcionamento e ao recheio da Academia de Alcochete. 
O presidente está encantado porque o novo treinador sabe tudo. Até sabe de cor e salteado o número de calçado de toda a equipa B do Sporting.
Podem ler na totalidade no Benfiliado, mas quis realçar estas passagens.

6 comentários:

  1. Muito bem realçado.

    A parte das "Agências de comunicação contratadas" ser no plural também tem o seu quê... eheheheh

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu quero realçar isto:

    "Num passado recente, correu mal a história ao Benfica sempre que deixou ir embora os seus últimos treinadores campeões. A sucessão de Toni em 1994 e a sucessão de Giovanni Trapattoni em 2005 redundaram em retumbantes fracassos e nenhum destes treinadores saiu da Luz para se ir enfiar na casa de um rival, o que aumenta os factores de risco.
    Nestas coisas do futebol, quem tem razão, quem é esperto, quem é visionário é quem vence.
    O presidente do Benfica continuará pela vida fora a ser muito elogiado por ter prolongado o contrato com Jesus no fim da temporada funesta de 2012/2013 – em que o Benfica perdeu tudo em duas semanas – pela razão simples de o Benfica ter, depois disso, ganho dois campeonatos consecutivos com o mesmo treinador que uma parte significativa dos adeptos queria ver pela porta fora.
    A “genialidade” dos presidentes constrói-se de vitórias.
    Vieira, que não segurou Jesus como se impunha para muita gente que só quer o bem do clube, corre o risco de voltar a ser genial se o Benfica, comandado seja por quem for, vencer o próximo campeonato.
    E se, no próximo dia 9 de Agosto, o Benfica derrotar o Sporting na decisão da Supertaça também Vieira será genial pelo menos até à primeira jornada do campeonato. Depois logo se verá..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois isso ai dá para tudo, mesmo se o Presidente Vieira tivesse renovado e o Benfica começa-se a perder, lá vinham as criticas que o tempo JJ tinha chegado ao fim mas mesmo assim o Presidente Vieira renovou.

      Tudo depende sempre das vitórias.

      Se o Benfica ganhar, tudo está bem, se perder tudo está mal.

      Gostava que o JJ tivesse renovado, mas também sei que isso não ter acontecido não é o fim do Benfica, até pelo contrário o Benfica tem demonstrado na sua história que quando é ferido reage muito bem. Vamos ver.

      Eliminar
    2. Não se interrompe um ciclo de vitórias. Renova-se com o treinador bicampeão que ganhou 6 dos últimos 7 títulos em disputa. É a medida de gestão mais inteligente.

      Eliminar
    3. E se o treinador bicampeão não quiser renovar?

      Eliminar
    4. Pois eu também queria a renovação, mas isso não foi possível... Seja porque o Presidente Luís Filipe Vieira esticou a corda, seja porque Jorge Jesus esticou a corda e o objectivo já traçado era ir para o sporting.

      Um dia talvez se saiba a história toda.

      Agora isso apenas terá mais peso se o Benfica perder, se não para o ano está tudo agradecer pela não renovação.

      Eliminar