quarta-feira, 18 de março de 2015

Miguel Guedes desonesto intelectualmente

Depois de ter inventado sobre um filme realizado pelo Guilherme Cabral, Miguel Guedes volta a ser desonesto e hipócrita:
Há coisa de três semanas, o Gobern apresentou uma lista de oito jogadores que não jogaram contra o Porto por diferentes razões (disciplinares, lesões, etc.). Na semana seguinte o Miguel Guedes apresentou uma lista com mais de vinte jogadores que não jogaram contra o Benfica, defendendo assim a tese segundo a qual se suspeitamos de forças obscuras que impedem certos jogadores de defrontar o Porto, então muitas mais razões temos de suspeitar nos casos relativos ao Benfica. 
Onde se encontra a falácia? Simples! Ela encontra-se na "qualidade" do conceito e na diferença dos critérios utilizados para as duas listas. A lista do Gobern não contemplava todos os jogadores que foram impedidos, por diversas razões, de defrontar o Porto. Ela contemplava exclusivamente os jogadores que têm uma ligação com o Porto, ou porque jogaram no clube no passado, ou porque jogarão no futuro, ou então porque manifestaram publicamente o seu amor a esse clube. Ora, a lista do Miguel Guedes contempla todo o universo de jogadores que foram impedidos de jogar contra o Benfica. Ora, se formos desonestos intelectualmente como o Miguel Guedes demonstrou ser e retirarmos o critério "jogadores com ligação ao Benfica", naturalmente a lista é muito maior : contudo tem como objecto algo completamente diferente do objecto de estudo apresentado pelo Gobern. Por outras palavras, Miguel Guedes comparou o incomparavel fazendo passar um conceito diferente pelo mesmo conceito.
Isto é um pequeno excerto que David Duarte escreveu no blog Cabelo do Aimar, que eu convido a lerem na totalidade aqui.

Eu nestas situações apenas fico irritado é que os que estão nestes programas a defender o Benfica serem uns anjinhos e não se prepararem para contradizerem estas MENTIRAS e contraporem com a verdade.

Eles fazem isto aos anos, quando estão a trás criam sempre a ideia que o Benfica está a ser beneficiado, inventando e manipulando estatísticas.

A quantidade de antigos jogadores do porto já vieram dizer que o Benfica está ser beneficiado?
Pois e onde andam os antigos jogadores do Benfica? Só aparecem quando é para falar mal do Benfica?

Pois ainda temos muito que apreender na defesa do Benfica nos media.

1 comentário:

  1. Já há muito que deixei de ver este tipo de programas desportivos e, a razão é muito simples, a qualidade é fraca. Se perguntarem a um portista qual o clube que está a ser mais beneficiado, a resposta é sempre o Benfica. Se perguntarem a um sportinguista qual o clube que está a ser mais beneficiado, a resposta mais simples é, o Benfica. Se perguntarem a um benfiquista qual o clube que está a ser mais beneficiado, a resposta é o Porto. A pergunta não trás nada de novo, mas eles fazem sempre todos os anos, não falha.

    Enquanto existirem Rui Santos, Guilherme Aguiar e Miguel Guedes o Benfica vai ser sempre o clube mais beneficiado, disso não tenho dúvidas. E vai ser sempre o mais beneficiado porque não tem quem defenda o Benfica. Os benfiquistas neste tipo de programas normalmente estão mal preparados isto em comparação com os portistas. Eles sabem causar dúvidas, eles sabem mentir, eles sabem inventar números e estatísticas. Cada vez que o Miguel Guedes abre a boca está a mentir, neste tipo de programas o "vencedor" é sempre aquele que mente melhor. Nisto temos de dar mérito a quem o tem, temos de dar mérito aos comentadores portistas, porque eles conseguem transformar uma mentira numa verdade.

    ResponderEliminar