sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Na valorização da formação ainda há muito para fazer no Benfica

Jorge Jesus pouco ou nada fez para valorizar os jogadores da nossa formação e na minha opinião acho que já tivemos oportunidades para isso, não para fazer milhões e milhões mas para fazer muito mais dinheiro. É certo que é algo muito recente no Benfica e só com a criação do Benfica B é que ficou mais sério. Mas vamos ver os jogadores que podiam ter já rendido algum dinheiro mas não o fizeram:

Aqui ainda podemos colocar Oblak que veio para o Benfica em 2010, ou seja com 17 anos, mas sinceramente neste caso o Jorge Jesus nada teve a ver com a sua valorização porque além de andar sempre emprestado até o queria dispensar e se não fosse a lesão o Artur nem tinha calçado. Por isso na era JJ o Benfica fez 15 milhões e foi apenas com um jogador.

Em comparação com o Sporting no mesmo tempo:

Como podemos ver estamos bem longe no que toca a valorizar os nossos jovens, em compensação Jorge Jesus valoriza e muito jovens vindos de fora e já fez ganhar muito, muito, muito, muito dinheiro ao Benfica e é um dos melhores a nível mundial.
Por outro lado, que para mim é o mais importante, também nos fez ganhar títulos o que não acontece no Lumiar.

Agora, porque razão não são os nossos jovens a serem valorizados?
Vale a pena investir tanto na formação?

Bem sinceramente acho que é um processo lento e acredito que poderá vir a dar lucro, tenho pena é que este ano mais uma vez vamos chegar ao final da época sem um jovem valorizado. Acho sinceramente os nossos jovens tem demonstrado que são dos melhores, até pelos prémios que ganham, mas infelizmente não tem tipo oportunidade de ajudar o Benfica, tanto a nível desportivo como financeiramente. Nesta altura acho que pelo menos um jovem por época era o mínimo, entrando devagar no plantel e em 2 ou 3 anos ser vendido em grande.

Espero que rapidamente isso se altere.

5 comentários:

  1. Comparação idiota porque compara alhos com bugalhos. Uma coisa própria dos míopes e daqueles que conseguem ver apenas a árvore mas não conseguem ver o conjunto, a floresta.

    O Sporting é obrigado a apostar na formação, que tem sido superior à do Benfica até recentemente, porque não consegue fazer dinheiro de outra maneira.
    Já o Benfica não, por isso tem uma estratégia diferente.

    A exigência de jogar na equipa A do Benfica é diferente da exigência de jogar na equipa A do Sporting. Quantos desses jogadores que o Sporting vendeu tinham lugar numa qualquer equipa A do Benfica? Ai é que a porca torce o rabo!

    Não compete aos treinadores dos A formarem jogadores. Isso é feito na formação onde existem técnicos competentes para esse efeito a qual tem uma estratégia própria. Por isso são diferentes departamentos apenas com alguma interligação.

    Ao treinador da equipa A compete APROVEITAR os jogadores que vêm das categorias inferiores que PROVEM QUE TÊM QUALIDADE a curto/médio prazo para entrar na equipa que treinam. São os jogadores que têm de provar, não o contrário. Não faltava mais nada, seria colocar a carroça à frente dos bois.

    O Benfica não é a função publica em que as pessoa adquirem posições por decreto ou através do passaporte. Os jogadores é que têm de se valorizar, esse trabalho não pode ser feito por outros, por isso são enviados para outros clubes para isso mesmo, para se valorizarem.

    Temos a sorte de ter um treinador que é bom a explicar aos jogadores alguns princípios do jogo. Mas confundir isso com formação
    é disparate. Nem todos os treinadores são assim.

    O processo mental e físico que irá fazer crescer um jogador, associado às capacidades inatas para a profissão é que farão crescer o jogador. Contactos com outros jogadores, métodos, culturas, maneiras de ver o jogo é que irá abrir os olhos ao jogador e fazê-lo crescer.

    Eu sou sempre a favor dos empréstimos porque valoriza os jogadores, fá-los crescer num meio ambiente diferente e mais competitivo. Se tiver qualidade esta irá notar-se.

    Um exemplo recente. O Siqueira veio emprestado para o Benfica, valorizou-se num clube que teve sucesso onde ao fim de alguns meses e de lesões conseguiu agarrar o lugar, mostrou qualidade e depois saiu para outro clube a ganhar o dobro. Mas o mérito foi dele, de mais ninguém. Perguntem-lhe se gostou da experiência e terão a resposta. Há outros jogadores que falham mas a culpa é de quem, dos treinadores?

    Os jogadores quando são bons, quando as suas qualidades podem ser aproveitadas a curto prazo, como aconteceu com o André Gomes, André Almeida, Oblak (foi aproveitado pelo JJ não foi por outro treinador), ou agora o Teixeira que provavelmente irá ficar nos A, mostram-no. O creme ascende sempre à superfície mas não pode ascender quando ele não existe.

    Deixem-se de tretas, de repetir frases feitas, clichés vazios de conteúdo que passam na blogosfera e que os trolls ignorantes repetem sem pensar.

    O Benfica tem mostrado que é o melhor clube actualmente na formação em Portugal mas mesmo devido a esse sucesso ser-lhe-á impossível albergar todos os anos os valores que saem. Por isso todos os anos terá de haver alguns jogadores que irão ser vendidos ou emprestados, senão o Benfica tinha de construir um edifício só para albergar as jovens promessas à espera de melhores dias.

    Por isso eu vejo os protocolos com outros clubes como uma coisa positiva, para onde se pode exportar uma parte desses excedentes. Só um visionário pensa nisso. Mas a pior parte dos trolls da net de visionários não têm nada. Têm a visão dos burros.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tudo muito bonito e até concordo com o facto de o Sporting ter de apostar na formação porque não tem dinheiro, alias eu falo nisso, agora não concordo nada com o facto que não é o treinador que o valoriza. Alias o Jorge Jesus gaba-se disso mesmo, e muito bem no meu ver, que ele é dos melhores a valorizar jogadores.

      Agora a minha pergunta é, porque razão ele só o faz aos jogadores de fora?
      Nós estamos de acordo que a nossa formação é uma das melhores, mas porque razão não rende mais? Ainda é cedo? Se calhar é, mas acho que é altura de ter mais dividendos e Luís Filipe Vieira foi isso que prometeu.

      Por exemplo Bernardo, que foi emprestado ao Mónaco, não teria ele oportunidades este ano? Sabendo que o nosso meio campo nem está assim tão forte. Não sei se é verdade o empréstimo do Saúl Ñíguez, agora se for para quê? Não era melhor ter ficado com o Bernardo. Bem aqui vou aguardar, porque não sei se é verdade.

      Pelo que parece o Cancelo é para ficar, como fico feliz, porque mesmo sabendo que falta muito trabalho (e já o critiquei aqui) ele é muito melhor que o Luis Felipe.

      Eu não sou daqueles que quer ter só jogadores da formação, mas acho que Cancelo ,Teixeira e Bernardo eram os jogadores que este ano podiam estar na calha para ir entrando. Vamos ver, um já foi, vamos ver os outros.

      No meu ver o Bernardo vai ter as mesmas ou menos oportunidades se ficasse cá, por isso preferia o ver cá.

      Eliminar
    2. Para mim, e só posso dar a minha opinião, o Bernardo, Cancelo e Cavaleiro, NESTE MOMENTO, não têm qualidade para o Benfica, por isso fazem melhor saírem para crescerem noutro meio ambiente.

      Quanto ao Cancelo, acho que poderá ser um grande jogador no futuro, já o digo desde há 2 anos quando o vi com 18 anos pela primeira vez na Noruega, mas tem de dar um grande salto qualitativo, embora tenha condições inatas para o fazer. Aliás dos 3 é o que tem mais. Se ficar, é possível que o dê, mas não há a certeza. Se não melhorar, pode correr o risco de ficar um ano sem jogar e estagnar dentro do Benfica. E aí acaba a carreira promissora do jogador. Mas nunca poderá ser culpa do treinador, o Cancelo não é o único jogador a quem o treinador tem de atender.

      Também acho que o Teixeira terá futuro mas apenas se se preencherem algumas condições especialmente no capítulo físico e táctico. Mas isso só depende dele. Vai levar tempo.

      O Bernardo, sinceramente, nunca me impressionou por aí além. Há muitos jogadores como ele que se perderam. Mas para alguns é o supra sumo de jogador. Nunca vi porquê.

      Naturalmente que os trolls da net, putos que nem escrever sabem, muito menos pensar ou refletir, é que são os grandes especialistas do futebol e como enchem as caixas de comentário com baboseiras e disparates parecem muitos e temos de respeitar o que dizem.

      As pessoas que lidam directamente com os jogadores, todos os dias e em todos os treinos, e não estou a falar no JJ nem no presidente, penso que são as pessoas mais abalizadas para ter uma opinião sobre os jogadores do que nós que não sabemos nada, apenas formamos opiniões sobre aquilo que vemos, o que é muito pouco, ou melhor, não é nada!

      O que os benfiquistas se devem pautar primeiro é defender o clube, essa deve ser a sua primeira obrigação. Só depois podem começar a dar opinião evitando e denunciando histerismos e disparates que só prejudicam o clube.






      Eliminar
    3. Vozes... para além do que aquilo que o Manuel disse da diferença de exigência, eu aponto um defeito nesta comparação... Estás a contar com o Benfica entre que anos?

      É que o Sporting tem aí jogadores que em 2004 já jogavam ou já faziam a pré-época com o plantel principal. Os do Benfica são jogadores que apareceram esta década. E tirando o Bruma (o Sporting fez mesmo aquele dinheiro por ele?), o Llori e o Dier, o resto são jogadores que começaram a jogar há muito tempo.

      E veja-se a diferença... A quantidade de jogos que alguns dos cepos fizeram pelo Sporting para valerem o que valeram e basta comparar com o André Gomes e ver a diferença. Sim, é bonito olhar a valores... mas o Benfica não desperdiçou mais de 400 jogos em 4 jogadores que deram 0 aos cofres de Alvalade e, por incrível que pareça, 0 ou quase 0 em termos desportivos.

      Nós tivemos o Miguel Vitor (que até não era assim tão mau) e o Roderick a jogarem mais de 10 jogos e a render 0. E os 15 do Roderick foram demasiados... O gajo que tinha talento, que devia jogar, que ia ser um grande central... foram 15 jogos desperdiçados e, até certo ponto, um título que foi à vida à custa dele...

      E, por falar nisso, o Sporting do Paulo Bento também perdeu muitos pontos à custa do Patrício. É bom guarda-redes? É. Mas quanto é que custou ao Sporting (em termos desportivos) o crescimento dele na equipa principal? Vários anos... É preciso lembrar que no Benfica nem se podem perder campeonatos com 1 derrota e 5 empates... que o treinador e o presidente já não prestam (eu sei que tu não pensas assim, mas os talibans sim)

      Eliminar
    4. Já agora... de 2004 também conta o Manuel Fernandes. :P

      Eliminar