sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sobre Miguel Sousa Tavares é isto, nada mais

«Sou contemporâneo do Miguel Sousa Tavares, e, não obstante estar em frequente desacordo com o que ele diz e escreve, admiro-lhe o talento literário e o seu desassombro de homem livre. Das coisas que sempre mais lhe critiquei, foi o seu conformismo relativamente à ortodoxia oficial do FC Porto, desde há 30 anos, caracterizada por um facciosismo exacerbado; o FC Porto, com os sucessos desportivos que tem tido, podia ser um clube muito maior do que aquilo que hoje é, porque o seu sectarismo acaba por lhe retirar dimensão.

Só que, como em tudo na vida, há limites, até para a dedicação cega, e até o Miguel Sousa Tavares acabou por abrir os olhos e questionar o óbvio, ou seja, aquilo que toda a gente via, mas ninguém tinha a coragem de trazer a público. Em concreto, num artigo em jornal da concorrência, interrogou-se sobre os elevados montantes pagos pelos passes de Ghilas, Herrera e Quintero – claramente desproporcionados relativamente ao seu valor como jogadores – e exprimiu a opinião que os 3,7 milhões de euros correspondentes a metade do passe de Ghilas não terão chegado aos cofres do Moreirense, titular formal do mesmo. Sabe-se agora que a SAD do Porto acionou judicialmente Miguel Sousa Tavares por causa do artigo, reclamando um milhão de euros, por alegados danos morais.

Desta insólita iniciativa retiram-se duas conclusões. A primeira é a de que o núcleo duro do FC Porto está a encolher a olhos vistos, reduzindo-se à sua expressão mais simples, quando age desta forma contra um fiel entre os fiéis, como era o Miguel Sousa Tavares, a quem raramente se conheceu uma palavra dissonante da cartilha oficial. A segunda, muito mais grave, é a de que não acredito que ninguém, nem mesmo o demandante, tenha a mais remota expectativa de a ação proceder e de fazer prova do alegado prejuízo; o que está em causa, sejamos claros, é uma pura manobra de intimidação.

Sob a ameaça da exaustão económica, quer-se calar uma voz que agora se tornou incómoda, porque resolveu dizer alto o que muitos sussurram baixinho, e que foi perguntar porque é que o FC Porto ganha tanto dinheiro com as vendas de jogadores e ainda tem um passivo tão grande, e em que becos esconsos se vai perdendo aquilo que deveria pertencer ao clube.

Por outras palavras, o FC Porto persegue o Miguel Sousa Tavares por delito de opinião. O que é, convenhamos, muito feio, e ilustra a dificuldade com que os seus dirigentes convivem com a liberdade de expressão. Sendo o Miguel um homem de coragem, tenho a certeza que não vai esmorecer; só espero que, cicatrizadas as feridas (eu sei o que são desgostos clubísticos!), este episódio o ajude a olhar para o FC Porto como tem olhado para tudo o resto na vida, ou seja, com independência.»
(Carlos Barbosa da Cruz, in Record)
Ps: Não tenho pena nenhuma, já agora.

5 comentários:

  1. Já agora: e quando o mesmo Miguel Sousa Tavares decidiu correr com um cronista do Jornal A Bola por o mesmo, de forma bem humorística, picar o fcp, alguém se importou com o direito de liberdade de expressão de José Diogo Quintela?????

    Pois... em Portugal há sempre dois pesos e duas medidas. Depende sempre de quem é o destinatário da ofensa!

    ResponderEliminar
  2. Eu estou pouco me lixando pro gajo. São adultos... Que se entendam.
    Mas seria bom que falassem mais do desporto e não das picardias.
    O futebol parece-se mais com uma telenovela rafeira do que com o desporto rei. Lol

    ResponderEliminar
  3. Sim eu também quero lá saber do Miguel Sousa Tavares, apenas partilhei o artigo porque diz tintin por tintin quem é o MST e os corruptos.

    ResponderEliminar
  4. É bom lembrar o que o anterior comentador referiu em relação aos escribas censurados no pasquim do Serpa por, imaginem, delito de opinião, afinal de contas a mesma coisa que os corruptos agora fizeram a um dos seus mais fieis, desonestos e fanáticos seguidores. "What goes around, comes around", ou, cá se fazem, cá se pagam.

    É dos livros que numa ditadura, quando se começa a disparar sobre os seus é sinal de que essa ditadura está pelas horas da morte. As fissuras na "estrutura" são mais do que muitas e a tendência será para aumentar.

    Afinal o crime que este canalha do MST fez foi apenas contar a verdade, "o rei vai nu", disse ele. Dever ter sido a única vez que o fez tal são as mentiras que conta. É esta verdade que a direcção porcina agora quer calar.

    Nas máfias manda-se matar quem quer dar com a língua nos dentes. Na máfia porcina colocam-se processos em tribunal (já são mais do que muitos contra vários jornalistas, para além de ameaças a si a às famílias, blogues fechados, etc) para amedrontar os eventuais apaniguados ou jornalistas que no futuro tenham a ousadia de denunciar aquilo que uns já sabem há muito e outros desconfiam.
    Já se estão a preparar o terreno para quando o Porco Mor cair da cadeira. Os restantes membros da quadrilha estão a tentar guardar as costas.
    Enfim, o fim está próximo.

    ResponderEliminar
  5. MST está a provar da comida que andou a dar aos outros. judou uma máquina de corrupção izendo sempre que era mentira e agora virou o bico ao prego.O barco afunda-se e os ratos preparam-se para fugir, daí que MST se tenha apercebido(só agora???) que os dinheiros andam por vários sitios menos pelo fcp.Foi ele quem fez com que o Serpa d'A Bola afastasse o Ricardo Araujo Pereira quando este lhe andava a denunciar as mentiras que publicav.Agora bebe do mesmo veneno. Quem com ferro mata com ferro morre

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar