segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

3 noites e 2 dias sem perceber

Ainda não consigo perceber o que se passou na sexta-feira, a sério que não. Já revi e revi as substituições de Jorge Jesus e não há uma unica que perceba.

Ao intervalo tira um jogador que nunca mais devia sequer ter jogado pelo Benfica, Cortez. Todos, mas mesmo todos já sabiam que Cortez não é jogador para o Benfica, acho que Jorge Jesus percebeu no intervalo do Arouca. Bem até aqui já é mau, mas JJ consegui-o fazer ainda pior. Gaitán um dos jogadores que até estava a jogar bem e a transportar bola, JJ decide arrebentar com a moral dele, mete o Gaitán a defesa esquerdo...Estou a escrever isto e nem consigo ainda acreditar...Se era para atacar porque não fazer isto?
Era maluco de mais? Era obvio de mais?

E depois de se perceber que Markovic sofre de vedetismo, que tal mais cedo que o normal, ou seja, bem antes dos últimos 5 minutos:
Bem se calhar sou eu que sou maluco.....

E ainda podemos questionar uma coisa, Maxi ali não está a fazer nada, então e que tal assim?
Porra eu não consigo perceber e ainda não consigo e acho que NUNCA vou perceber o que se passou na sexta, a sério que não vou.

Pior que isto tudo é que nunca vamos ouvir JJ assumir a culpa do que se passou na sexta, nunca.


7 comentários:

  1. Meu caro Benfiquista se calhar o problema é mesmo esse o de perceber algumas coisas de futebol.
    Aquilo que se passou contra o Arouca, tem um pouco a ver com a falta de lógica com o sistema tactico e posteriores alterações e também um pouco com a falta de atitude da maioria dos jogadores, retiro deste lote Luisão;Gaitan;Rodrigo; Maxi e pouco mais.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Vozes Encarnadas,

    Epá, o Cortez pode não ser um super-sumo na lateral esquerda, mas bolas, tem de ser mesmo o saco de porrada?! Convido-te a ler a minha opinião sobre o problema do Benfica aqui:

    http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2013/12/fissuras-na-muralha.html

    Relativamente, às substituições concordo contigo. Mas, não faria as mesmas que tu fizeste. Faria algo que treinadores da estirpe do Guardiola fazem: tirava um dos nossos centrais que não fizeram nada o jogo todo (deixaram o Roberto - avançado do Arouca - livrinho da Silva para jogar!?) para a entrada do Sulejmani. Com isso, recuava o Fesja para marcar o Roberto e subir um pouco mais a marcação quando este descia para o seu meio-campo. Isso, iria aliviar a pressão defensiva sobre o Cortez, pois cortaria a fonte de alimentação do Pintassilgo, que até então era o Roberto.

    O nosso médio mais defensivo seria o Enzo e o de transição/organizador de jogo seria o Sulejmani ou o próprio Gaitán, trocando por vezes de posição para confundir o adversário.

    Depois, tanto o Lima como o Rodrigo cairiam nas alas à vez e por oposição o Markovic procuraria as diagonais para o centro do ataque.

    Com isto criaria inúmeras linhas de passe em diagonal que cortaria às fatias a defesa do Arouca, que apenas tinha um central de raíz...

    Depois, mais tarde, aos 60 e 75 minutos, faria as outras duas substituições: a entrada de Ivan Cavaleiro para a posição do Markovic e a entrada do Funes Mori para a saída do Lima. Provavelmente, nessa altura tanto uma como outra sairiam sobre aplausos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP mas eu não digo que Cortez é o culpado, alias para mim Cortez nem devia ser opção tendo claro outra, André Almeida. Ou seja, o erro começa logo ai, colocar Cortez em vez de Almeida, claro está a pensar LC, o que está completamente errado, porque o nosso principal objectivo é o campeonato e tínhamos de ganhar ao Arouca.

      Depois aquelas substituições não eram as que eu fazia, mas sim as opções que eram muito, mas muito melhores daquilo que o JJ tentou fazer.

      Ele tentou meter o Gaitan a defesa esquerdo para dar profundidade aquele lado, pensando ele que Gaitan e Sulejmani iam partir aquilo tudo, o que ele não contou foi que tirou por completo a moral ao Gaitan. Por isso o que eu estou a sugerir no artigo é que em vez desta merda, ao menos assumia de uma vez e jogava mesmo com apenas 3 defesas e não "aquilo" que ele fez.

      Ele podia estruturar a equipa para o ataque assumindo e colocando 3 defesas, mas nunca ficar sem um organizador, sem alguém que pensa-se o jogo e foi isso que aconteceu como eu mostrei aqui logo depois do jogo: http://vozesencarnadas.blogspot.pt/2013/12/como-se-perde-pontos.html

      Eliminar
    2. Vozes, entre o Cortez e o Almeida ou o Silvio a lateral esquerdo... venha o diabo e escolha. Ainda quem se safa melhor é o Siqueira, mas mesmo esse parece que não tem a genética para a posição, pois passa a vida no estaleiro. O Almeida frente ao Anderlecht também não convenceu. Se fores a ver bem, o segundo golo do belga nasce da sua zona de intervenção.

      Quanto ao jogar com os 3 defesas que defendes acima, não acho que daria grande resultado, para te ser sincero. Depois, nesse 3-2-3-2 dos esquemas acima, deixavas basicamente o Pintassilgo solto. E, da maneira como ele engatou no jogo e da maneira como o Garay estava a dormir... não sei, não... Por outro lado, jogando com Maxi e Gaitán bem subidos, o Jesus poderia vir aqui e dizer-te com um pouco de basófia que enquanto tu jogaste com 3 defesas ele jogou com apenas 2: Luisão e Garay.

      Completamente de acordo com o teu último parágrafo! Aliás a entrada do Funes Mori estragou por completo o nosso jogo. Penso que se tivesse aguardado um pouco mais, a opção Gaitán e Sulejmani teria surtido efeito, pois já estávamos a criar mais jogadas. O problema é que entrou o Mori, e durante uns 10 minutos, nem Rodrigo, nem Lima, nem Mori sabiam quem deveria descer no terreno para combinar com o Enzo que ficava com 3 ou 4 homens do Arouca pela frente. Por isso, é que acima escrevi que o Mori comigo só entraria para substituir o Lima (ou até o Rodrigo se fosse necessário). Nunca para meter mais um terceiro avançado.

      Eliminar
  3. Curiosamente, 'ós despois' do Cortez sair ainda jogámos pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois JJ consegui-o ser pior que o Cortez....

      Eliminar
    2. Não pretendo defender o Cortez, pois acho que ele não tem estofo para jogar no Benfica. Parece boa pessoa, mas isso não chega.
      De qualquer forma, o Arouca é dos últimos classificados, e por isso meteu-o pensando que o Cortez seria suficiente para esta equipa. Enganou-se redondamente, e por isso retirou-o ao intervalo.
      Numa tentativa de colocar o Benfica mais ofensivo, optou pela descida do gaitan (mal a meu ver) e a entrada de Sulejmani.

      Mesmo que as opções não tenham sido as melhores, o Benfica tinha a obrigação de vencer tranquilamente a equipa do Arouca. Aquilo que falhou e está constantemente a falhar é a motivação dos jogadores; parece que lhes falta a vontade de jogar.
      Nem tudo pode ser critica do treinador, se os jogadores não cumprirem o seu papel.

      Agora falando em motivação:
      EU não tenho opção de escolha de chefias, tal como muitos portugueses, e mais depressa me mandam embora a mim se não cumprir as minhas tarefas do que o chefe. E não se preocupam se estou motivado ou não. Ainda por cima, ganho mensalmente muito menos do que os jogadores do Benfica.
      Se ele ainda tivessem os salário em atraso, compreendia-se a desmotivação, mas neste caso parece que não; logo, esses filhos da puta que joguem à bola porque são pagos para tal e ganham muito mais do que a maioria do povo português.
      EU não tenho pena dos jogadores ou treinadores. Se são pagos teem de cumprir. se não cumprem... patins em linha pra esses tipos, e que vão ganhar o salário mínimo para o alto da serra.

      Eliminar