sexta-feira, 26 de julho de 2013

Excelente artigo do jornalista espanhol do jornal Marca, seu nome Juan Ignacio Gallardo

Fica aqui a tradução feita pelo google e aqui o artigo original 
O último sorriso de Miklos Fehér
Quinta-feira, 25 julho, 2013, 19:22
  
    Um par de semanas atrás, eu viajei para a sempre calorosa e acolhedora Lisboa (" Lisboa nâo QUEM Viu Viu nâo Coisa boa ") para discutir projetos editoriais com Prime Books , um dos rótulos mais importante tema dos esportes, cuja presença em nosso país é cada vez mais significativa.
    Ele me levou para chegar à capital Português menos de Barajas . No aeroporto da Portela pegou me Jaime Abreu , dono da editora, com seu porte de cavalheiro e calor de amigo. Nós comeram no restaurante no palco do Benfica , um gabinete esplêndido, cor radiante e luz, como seu nome indica. Com vistas imbatíveis do campo (casa de final da Champions League ao lado), falou brevemente com Rui Costa e, em seguida, compartilhar toalha de mesa e João Gabriel , o cérebro do clube e mais confiável homem presidente Luis Filipe Vieira e Luis Miguel Pereira , jornalista e escritor, brilhante em ambas as faces.
    Como uma atenção especial, depois da sobremesa Gabriel convidou-nos a visitar o Museu Club, nomeado em homenagem a Cosme Damião , a cena de arte fabulosa, com uma interatividade herança e avassaladora. Lentamente percorreu o edifício, moderno, imponente, durante a condução através da história do clube, da cidade ... da humanidade.


    De repente chegamos a um caso que nos chocou. Houve, esfarrapado, quebrada com a violência de uma situação extrema, a camisa vermelha com o húngaro Miklos Feher a triste noite que parou seu coração para ele e fomos para tudo no gramado de Guimarães .


    Eu me veio à mente o profundo sentimento de tristeza que eu produzi este episódio, em janeiro de 2004. E lembrei-me também a capa do jornal  A Bola no dia seguinte.


    Havia centenas de imagens de tirar o fôlego, algumas duras, algumas muito chocantes, para escolher. Mas os companheiros do jornal Português, em um exemplo de elegância, sensibilidade e delicadeza, eles escolheram a camada Fehér uma foto do sorriso, momentos antes do ataque cardíaco fatal. Sob esse tipo de imagem e triste ao mesmo tempo, com o título: "O último sorriso de Miklos Fehér" .
    Eu encontrei uma homenagem solene e perfeito. Uma forma emocional e quente de contar a história sem entrar em reconstituições chocantes e dolorosas. Futebolista rejeitado imagens mentir, tenta reanimá-lo, seu companheiro chorando e orando sobre a grama e sorrindo escolheu para mostrar. Pelo que se lembrava dele bem .


    Hoje eu vi em algumas fotos de jornais do acidente dura Santiago. E lembrei-me de que a tampa. Não é minha intenção criticar, eu só quero dar a minha opinião: quando a morte, traiçoeira, fica no caminho, alguns não precisa verificar a crueza de sua foice em imagens perturbadoras: Eu prefiro lembrar as vítimas com um sorriso no rosto.


    E acredite em mim : só dói.


    Meu abraço daqui para todos aqueles afetados por tantas vidas destruídas.

Ps: Visto através do facebook da Manuela Martins.


3 comentários:

  1. Só foi pena não se perceber metade por ter sido traduzido no google translator. De resto, interessantíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso o link para o original. Google translator ajuda um pouco, mais nada...

      Eliminar