sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rúben Amorim e problema do estatuto

Rúben Amorim sofre daquilo que se chama: "Sou mesmo bom, mas ninguém me toca"

Toda agente concorda que Rúben Amorim é um jogador útil para qualquer plantel, pois é um jogador faz algumas posições no meio campo, na defesa e é bastante regular, mas é um jogador que nunca vai passar disso.

Rúben Amorim é um excelente exemplo de como é o jogador português, chega a um patamar e pronto já se acha que é o maior. Com pouca inteligência a gerir a sua carreia, ficam sempre no que poderiam ter sido.


Depois de ser emprestado devido a divergências com Jorge Jesus, veio abrir a boca quando foi apresentado  nesse clube, não pensando que está a ser emprestado, ou seja, vai voltar mais cedo ao mais tarde para o clube. Mas não, o que pensa é, sou tão bom, mas tão bom, que vou jogar aqui mesmo muito e depois ou o Braga me compra, ou algum clube estrangeiro. Pois é mas isso não aconteceu....que estranho....(estou a ser irónico).


Agora que voltou, como qualquer jogador português, lá foi ele a correr falar à imprensa portuguesa. Tentou algumas vezes limpar-se das declarações que vez, mas a sua burrice a gerir a carreira vem sempre ao de cima e então no meio de algumas coisas acertada faz estas declarações:
“O Benfica jogou um grande futebol, mas em dois segundos se pode ganhar ou perder tudo. Quem praticou o melhor futebol, Benfica ou FC Porto? O Sp. Braga! O Sp. Braga era claramente a equipa que praticava melhor futebol em Portugal”
Agora o que dizer sobre estas declarações, podemos criticar muito o que se passou no Benfica, agora vir dizer que o Braga, ou os corruptos, jogaram melhor futebol é ser irónico ou parvo.

Acho mesmo que Rúben Amorim é um jogador muito útil para o nosso plantel, acho que tem qualidade para estar no Benfica, agora nunca será um titular e enquanto ele não colocar isso na cabeça nunca vai evoluir, sendo encostado devido aos amuos.

Podemos criticar ás vezes a falta de oportunidade que se dão alguns jogadores, das comissões ou não que estão envolvidas, mas antes de isso tudo o jogador tem de ser inteligente e saber vender-se bem. Quando o jogador entra em guerra e principalmente quando ainda não é ninguém, corre sempre mal.

28 comentários:

  1. É por estes palermas como o Amorim que às vezes irritado.

    Como disseste e bem, pensava que era o maior e tinha que jogar apenas no meio campo e a titular. Foi para o Braga criticando o treinador Jorge Jesus. No Braga nunca foi um indiscutível. Fazendo até por vezes outras posições que não no meio campo e nunca o ouvi criticar o treinador.

    Por mim não jogava no Benfica, e podem vir com o exemplo do Enzo, mas a verdade é que supostamente o Amorim é um dos nossos. É sócio e benfiquista. Por essa razão ainda lhe dou menos azo a estas palermices em que ele se acha uma estrela, quando não passa de um jogador útil.

    E já agora o Nelson Oliveira que se ponha a pau, porque pelo caminho que leva não passará do que anda agora a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li ai algures num blog, já não me lembro onde, um excelente opinião sobre jogadores portugueses que dizia que quando chegam a um estatuto acham-se que já está e "agora deem-me o que eu quero que já não tenho mais que trabalhar".

      Nelson Oliveira para mim acho que tem um grande potencial, mas o que é certo é que lhe foi dada uma oportunidade para jogar mas praticamente não calçou durante o ano tudo, porque? Sinceramente não sei, mas provou que se ficasse no nosso plantel não iria ser nada útil.

      Eliminar
  2. Vozes Encarnadas,

    Para afirmares o que escreveste tens de conhecer realmente o Ruben Amorim.

    Eu sem querer estar a ser advogado dele, até porque acho o Ruben apenas um excelente jogador, não mais do que isso, acho que foi totalmente despropositado.

    Colocaste do lado de quem o castigou, sem sequer tentar perceber se a culpa foi mesmo só dele ou não.

    Eu há muito que já não defendo totalmente as equipas técnicas do Benfica quando coisas semelhantes acontecem. Porquê?

    Porque pura e simplesmente são demasiados casos para que seja somente culpa dos jogadores envolvidos, e porque pelo que eu vejo e leio, o Benfica, leia-se técnicos e dirigentes, não tem a melhor postura face aos jogadores. Veja-se os casos de:

    - Miguel Vítor, que só ficou esta temporada no Benfica para fazer número de formados para a UEFA... como é que ele se deve sentir, quando foi iludido em que seria aposta?

    - Miguel Rosa, que tem feito o que tem feito, carregou a equipa B às costas, foi-lhe prometido uma chance no plantel A, e agora tentam corrê-lo para novo empréstimo?

    - Nolito, espanhol que chegou a custo 0, igualou o Eusébio ao marcar um golo por jogo durante os seus primeiros 5 jogos, foi muito importante em 2011-2012 e agora foi encostado e queimado pelo treinador?

    - Bruno César, que desde que chegou ao Benfica nunca chegou a jogar a "10", posição que vinha rotulado e agora ao que tudo indica o treinador vai apostar no 4-2-3-1?

    - ... e muitos outros casos que poderia estar aqui a falar.

    Todos estes casos faz-me interrogar: será que o Ruben Amorim passou-se de vez, naquela altura com o Jesus, porque cansou-se de esperar por uma promessa que nunca lhe foi comprida?

    Se calhar a maior burrice (como tu referes) do Ruben Amorim é o de ser simpatizante e sócio do Benfica, pois pelos visto quem gere o clube não tem o mínimo de respeito pelos jogadores, sobretudo, os da casa.

    O mais triste é que os estrangeiros não são parvos e já começam a mostrar sinais disso. Vide as reacções de Cardozo e os comentários de Pablo Aimar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP repara bem que eu não defendi nenhum lado da situação, o que eu critiquei foi atitude do Rúbem perante a situação.

      Sinceramente não sei quem teve ou não razão e até acho que JJ é capaz de ter muita culpa ai, mas o que eu critico são as posturas.

      Esses exemplos que deste não houve nenhum, talvez Nolito um pouco, que visse fazer o que o Rúben fez.

      Rúben é emprestado ao Braga, clube do qual criou ódio sobre nós e onde ele já sentiu esse ódio, claro que aqui foi uma maneira de sair do Benfica, mas depois faz aquelas declarações? Mas que falta de respeito ao Sport Lisboa e Benfica é aquela? Está chateado com JJ que resolva internamente e não publicamente. Agora volta e diz que não tenho nada contra JJ, mas depois diz que o melhor futebol foi o do Braga? A sério isto é pura burrice...

      A minha critica fui para aqui, nunca para o que aconteceu.

      Falo ali em não saber qual é o lugar dele, porque foi ele que disse nas declarações quando saiu que queria jogar mais e jogar mais no meio campo, por isso o apontamento ao ser um jogador útil, mas não titular e ele tem de perceber isso.

      Eliminar
    2. Vozes,

      Acho que não fazes uma crítica construtiva. O tom do teu artigo é demasiado agressivo para com o jogador. Ainda para mais, quando dizes que não queres colocar do lado de ninguém.

      O erro do Ruben Amorim foi ter-se "passado" com a mais que provável injustiça que o Jesus presenteou-o. Muito provavelmente, o técnico, no final da época de 2010-2011 prometera ao português mais espaço na equipa titular e no meio-campo, e depois quando chega 2011-2012, mete logo a titular o Witsel, e deixa o português no banco, sem qualquer hipótese de lutar pela posição. Não achei e nem acho correcto este tipo de atitude, sobretudo quando houve promessas anteriormente.

      Isto mina qualquer grupo de trabalho e não previlegia a meritocracia dentro do grupo. Qualquer um que venha rotulado de fora entra e é logo titular. Aconteceu o mesmo com o Nolito, que pior que isso, após uma primeira época excelente, foi relegado para última opção na posição de extremo esquerdo, atrás de: Gaitán, Bruno César, Enzo Pérez, Ola John e até mesmo Rodrigo, conforme o Nolito falou à Rádio Renascença e cujo video podes ver no seu site.

      E quanto à sua passagem pelo Braga, é óbvio que havia mágoa do Rúben. Quem não sente, não é filho de boa gente. E, o Rúben sentiu, se calhar sentiu mais do que outros por ser benfiquista e por sentir que a equipa técnica estava a ser injusta.

      E, a verdade é que os acontecimentos no final da taça de Portugal só lhe vêm dar uma certa razão quanto ao ambiente que o Jesus causa com a sua maneira de ser e estar.

      Respeitar os jogadores é meio caminho andado para triunfar-se no futebol. E, respeitar, não é meter a jogar toda a gente. É apenas ser honesto quanto ao que se pensa do papel que cada atleta irá ter e não prometer coisas que não podem prometer. É também ser justo com o trabalho de cada um, mesmo que esse não seja um dos preferidos. É ter um código de ética bem assente em valores.

      Eliminar
    3. E fazes uma discussao com "Muito provavelmente, o técnico". Assim sopas...
      Agora concordo com o que o Vozes Encarnadas diz, ja vi muito jogador da formacao enfeiticar-se pelos cantos da sereia e pensar que sera o novo Rui Costa. Agora se algo distingue o Rui Costa de tantos e tantos casos de estrelas de 18 anos destinadas ao insucesso chama-se humildade. Basta atentar nos anos apos a saida dos juniores.

      Eliminar
    4. PP claro que sou agressivo para o jogador, ele pode estar chateado com JJ, mas a instituição Benfica não tem de levar com isso. Ele usou o Benfica para atacar o JJ e o JJ não é o Benfica.

      Em relação há hipótese ou não no caso Witsel, sim Rúben não teve qualquer hipótese e ainda bem.

      O que digo é que Rúben tem de saber defender até porque é ainda jogador do Benfica e por isso respeitar o Benfica. Rúben nunca será nada de mais como jogador e não vai passar de um jogador útil, nada mais e tem de perceber isso, até perceber isso a sua carreira só tem tendencia a ir por água abaixo, a minha crítica foi sobre isto.

      Eliminar
    5. Seja que problema exista ou posição que seja colocado a jogar, o jogador só tem de contribuir. Para isso é que os clubes ou empresas teem direções.
      Quem manda na equipa é o treinador. Se ele decide colocar um jogador fora da sua posição, o jogador deve cumprir sem questionar. Se não conseguir cumprir a função que lhe foi pedida, a responsabilidade cai na equipa técnica.

      O Ruben é um jogador excelente e polivalente, mas não é jogador para ter titularidade quando tem jogadores melhores no plantel. Tem de lutar pelas oportunidades e singrar. Foi para o Braga fazer o mesmo que fazia no Benfica. Vai criticar o Braga??
      O JJ terá os seus defeitos, mas é ele quem manda no plantel, e aos jogadores cumpre seguir as suas orientações. Se falhar, o treinador é que padece, como aconteceu no campeonato passado.
      A responsabilidade das perdas foram da equipa técnica, mas isso não inválida o esforço dela.

      Eliminar
    6. Márcio,

      Lá porque tu achas que o Rúben não tem talento para ser titular do Benfica é uma opinião pessoal. Muitos poderão ter opinião diferente, ou não?

      Quem manda na equipa é o treinador. É verdade. Mas, a um treinador exige-se que seja um grande gestor de recursos humanos e este caso do Rúben, adicionando muitos outros, fazem-me pensar que se calhar o problema não é do jogador, mas sim do treinador e da sua forma de estar.

      Um exemplo, que apesar de ser um detalhe muito diz sobre como o Jesus trata uns e outros: o Jesus esteve presente na assinatura de contrato do Duricic, mas não esteve na assinatura de outros novos reforços. Só isso cria logo uma divergência de tratamento que não se coaduna com os valores do Glorioso.

      Quanto à questão do Braga, o Rúben teve muito mais oportunidades na equipa bracarense do que no Benfica e a jogar onde ele mais se sente à vontade: meio-campo. Não teve mais, porque teve algum tempo lesionado.

      Eliminar
    7. Atenção ai o JJ não teve na assinatura de Duricic, foi um acaso e o jornalista referiu isso.

      Eliminar
    8. Cada um tem a sua opinião, claro.
      Mas se o Ruben sai do Benfica porque não tem lugar, então porque é que não tem lugar destacado num Braga?
      O Braga tem melhores jogadores que o Benfica?
      Dizes que não jogou mais porque esteve lesionado.
      No Benfica, ele esteve pouco tempo lesionado? Sabes como está a sua capacidade física?
      Eu gosto do Ruben. É esforçado e polivalente, o que não ocorre assim em tão grande quantidade, mas a verdade é que não tem capacidade para ser titular, quer sejam por razões físicas ou psicológicas.

      Quanto a JJ, não o conheço, mas terá os seus defeitos. Mas é a ele que está incumbida a gestão do plantel, e por isso é ele que decide quem joga ou não, independentemente da vontade de cada um. Se ele consegue potenciar jogadores é porque tem capacidade. Ninguém é perfeito; há quem goste dele e quem desgoste, mas se aceitaram assinar pelo Benfica, só teem de cumprir com o que quem comanda ordena. Era bom que eu fizesse o que quisesse no meu emprego; mas o meu patrão diz logo "se eu pago fazes o que digo ou vais-te embora". Nos jogadores é a mesma coisa: assinaram, teem de cumprir as suas obrigações.

      Eliminar
  3. O Rúben se ganhasse o que ganhava o Aimar e o Saviola, seria muito mais fácil para ele calar e comer, e mesmo assim tenho dúvidas que tal sucederia, tal o Benfiquismo do rapaz.

    Se ele poderia ter feito as coisas de outra maneira, é claro que sim. Quem perde a cabeça, nunca fica bem na figura, e o tom do teu artigo, assim como outras opiniões que tenho lido deste caso, acabam por reflectir isso mesmo.

    Contudo, a minha intenção foi de apenas alertar para não se cair na tentação de "o Rúben Amorim é que é mau e o Jesus é que tem razão".

    Depois, há uma coisa que não bate certo. Desde que o Rúben Amorim chegou ao Benfica nunca foi um titular indiscutível. Logo nunca foi daqueles jogadores que chegou e pensou que era logo vedeta. Por isso, não consigo compreender o porquê de levarem a explicação para esse ponto.

    Acho mais normal, e dado o historial de relacionamentos que o Jesus tem com os seus jogadores (o Enzo, o Cardozo, mas também o Aimar e o Saviola, já se passaram com o Jesus), o Rúben tenha perdido a paciência com as tretas do treinador.

    Neste caso em particular, não acho que o Rúben seja o verdadeiro culpado. Acho sim que ele poderá ter estado mal na reacção, mas bolas! Quem não sente, não é filho de boa gente! Ele é humano!

    No lugar dele, fosses tu um jogador, que longe de ser um pés de tijolo e ainda por cima trabalhador e com já peso no balneário (Rúben era um dos capitães de equipa!), como é que te sentirias perante as injustiças que o treinador te fazia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não viria de certeza lavar roupa suja para fora, porque ai ele perde tudo e a razão.

      Rúben quando foi emprestado teve umas declarações onde mostrava que devia jogar mais , mas o que é certo é que ele no plantel onde estava e até este não é um titular.

      Como eu disse a situação onde ele esteve envolvido até acredito que tenha tido 100% razão, mas quando o clube lhe resolve a situação ele não pode vir atacar é isso que eu critico.

      Gosto muito do Rúben como jogador e como disse acho que é mesmo muito, muito útil para o plantel e para mim era um dos suplentes mais usados, mas tem de ter cabeça a gerir a sua carreira, alias o meu artigo até porque tenho respeito por ele, porque se não respeita-se tinha dito logo que devia ir já embora.

      Nestas ultimas declarações ele até se começou-se a "limpar" bem e a tirar a polémica de cima dele, mas depois estragou tudo ao dizer que o Braga jogou melhor futebol, quando vimos todos que o Benfica apresentou um dos melhores a nível Europeu e ele sabe disso. Usou mais uma vez o nome do Benfica para atacar o trabalho JJ. É essa a minha critica.

      Eliminar
    2. Mas de que injustiças pode o Rúben Amorim queixar-se?! Das supostas promessas que o Jesus lhe teria feito?
      Isso faz algum sentido?
      Não deve jogar quem se apresenta em melhor forma, quem dá tudo o que tem nos treinos, quem oferece mais garantias ao treinador?
      Agora porque é jogador português e da casa tem lugar assegurado no onze?

      Neste aspecto tem muito a aprender com alguns colegas. O Jardel substituiu o Luisão quando este esteve castigado e quando ele voltou não se lhe ouviu uma palavra.

      Por isso, o Rúben, - que é um jogador muito útil, atenção - que trabalhe, seja humilde e a oportunidade chegará de certeza.

      Eliminar
    3. Meneldor,

      Perguntas: Não deve jogar quem se apresenta em melhor forma, quem dá tudo o que tem nos treinos, quem oferece mais garantias ao treinador?

      Claro que sim! Mas, a questão que deverias perguntar é se o Jesus está a escolher segundo esse critério.

      Para mim, não está! Basta ver o caso do Nolito para perceber exactamente isso! E é por isso mesmo que me interrogo se não fez o mesmo com o Rúben Amorim. Até porque o português passou-se com o técnico encarnado.

      Pergunto-te, se fosses o Rúben, se trabalhasses todos os dias a 200%, mais até do que outros, fizesses excelentes treinos, sentias que os preferidos do treinador não são mais nem menos do que tu, e depois quando olhavas para as convocatórias nem sequer eras opção, o que fazias?

      Não tinhas vontade de mandar à mãe o treinador?! Tu falas de meritocracia, mas se calhar nem percebes que o problema é a equipa técnica não escolher por base do mérito, mas sim pelo nome e por interesses de terceiros (valorização e venda de alguns dos jogadores)... já pensaste nisso?

      Olha o caso do Nolito! Olha o caso do Miguel Rosa! Olha o caso do Ola John!

      Eliminar
    4. Que sabes tu do caso do Nolito, Miguel Rosa ou Ola John?
      A escolha do treinador também tem a ver com imposições da direção. A venda de jogadores também é equacionada durante a época.
      Depois de o Nolito ter surgido no Benfica, o seu lugar ficou em causa porque apareceu o Ola John que foi contratado por causa da possível saída do Gaitan.
      Enquanto o Nolito é um jogador já feito e não terá mais margem de manobra, o John é um miúdo muito tecnicista e com bons pés com elevado potencial de ascensão.

      Desta feita voltamos à mesma teoria de que ninguém gosta de ser ultrapassado, mas teem de lutar pelo lugar.
      Se o Nolito não tivesse pedido para ser emprestado, teria jogado mais nesta segunda metade do campeonato e o Benfica tinha mais hipóteses de cumprir os objetivos; se o Ruben tivesse tido mais paciência, talvez estivesse em maior ascensão no Benfica, quanto mais não seja nesta segunda metade do campeonato.
      Os jogadores teem de ser pacientes e esperar pela sua vez.

      Foi para o Braga, jogou mais, mas onde está a sua explosão? Ele veio para o Benfica a pedido do JJ, e devido à sua grande amizade pelo treinador, não foi?
      Deixemo-nos de criancices.
      Se fores ultrapassado no emprego por um colega mais novo, fazes o quê? Despedes-te? Podes fazê-lo, mas se não mostrares potencial em outra empresa, não sobes na carreira também.

      Eliminar
    5. Márcio,

      O Jesus já veio a público dizer que é um treinador que pensa a estrutura. A partir desse momento podes assumir que toda e qualquer contratação tem o seu cunho.

      O caso do Ola John, para além de ter sido um contratação redundante, para uma posição onde o Benfica já tinha várias soluções, acabou por consumir recursos financeiros que impossibilitaram uma contratação de um bom defesa esquerdo de raiz.

      O caso do Nolito já expliquei, e o do Miguel Rosa está à vista de toda a gente.

      Os jogadores do Benfica até são pacientes, senão vejamos, o Rúben Amorim, aceitou ser suplente do Ramires, após a época anterior ter sido praticamente titular com o Quique Flores. Aceitou também ser suplente quando veio o Salvio, que demorou uns três a quatro meses até aprender a sua função em campo. Depois veio o Witsel, e o Rúben Amorim manteve-se tranquilo. Agora, o treinador é que tem de saber gerir as cenas e não é deixar levar as coisas até este ponto. Não esteve correcto. E acho que muitos de vós não consegue perceber que não é assim que se tratam as pessoas.

      O Nolito idem. Começou a ganhar o lugar e viu ser preterido na Champions pelo Bruno César. Nesta época passada, nem sequer segunda opção era para o lugar... isto depois de uma temporada que encheu o campo. Onde está a justiça? O mérito a quem merece? Que história tinha feito o Ola John ou outro qualquer para merecer a titularidade de mão beijada?

      Porque é que achas que o Nolito pediu para ser emprestado? Ele disse em entrevista à Rádio Renascença, cujo video podes ir lá ver, que nem sequer terceira opção para o lugar ele era. Havia à sua frente o Gaitán, o Enzo, o Bruno César, o Ola John e... até o Rodrigo!

      Se isto não é queimar um jogador, o que é então?!

      O mesmo deve ter passado com o Rúben Amorim. Mas, ao contrário do Nolito, o português, sendo benfiquista, jamais quereria sair... até que a corda quebrou.

      Para mim, não se trata de o Rúben achar-se mais do que os outros, ou ter falta de humildade. Isso é mais explicação para a direcção e o técnico encarnado saírem por cima do que outra coisa qualquer. Se não houvesse este historial com tantos e tantos jogadores poderia acreditar, mas nesta situação não! O Rúben era um dos capitães do Benfica. É preciso entender que se algo passou é porque extremou-se posições. Não era um qualquer. Nem sequer é um pés de tijolo como muitas vezes leio falarem.

      Eliminar
    6. Eu concordo que a gestão do JJ em relação ao plantel não é das melhores e até cria bastante instabilidade principalmente a jogadores mais antigos, agora uma coisa é certa o Benfica joga muito à bola, mas...não ganha.

      Como eu já defendi aqui, acho esse não ganhar alguma culpa é dessa gestão, mas principalmente é da falta da defesa do Benfica perante o sistema, porque eu não tenho qualquer duvida que o Benfica com o JJ tinha sido campeão estes anos todos se não houvesse sistema. Bem mas isto é outra discussão.

      Em relação ao Rúben eu acredito que até trabalhe, mas nas suas duas declarações ele demonstrou ser alguém no mundo do futebol que não é, pode até ter sido devido ao facto de estar lixado e toda agente sabe quando um gajo está lixado a maioria das vezes só diz disparates, mas o que é certo que quando saiu insinuou que era muito bom e que ia ser grande no Braga, o que não se passou. Agora volta, tentou, e bem, tirar a polêmica mas a sua "frustração" fez de novo atirar-se ao JJ e ainda por cima com o nome do Benfica no meio. E foi isto que eu critiquei e critico.

      Eliminar
    7. Como já referi, os clubes atualmente são mais empresas do que meros clubes de futebol.
      Não sei ao certo o que se passou com o Nolito, mas a contratação do John foi no intuito de suprimir a possível saída de Gaitan. Se o JJ o relegou para 3 ou 4 opção foi porque viu que havia melhor.
      O erro de gestão futebolística está mais na direção que na equipa técnica, que permitiu a saída de Nolito e Bruno César numa altura em que era habitual a queda física da equipa.
      Se a saída de Bruno não levantou suspeitas, foi devido ao valor da venda; agora o empréstimo de Nolito foi erro grosseiro.
      Recordo-me que antes da época iniciar, o Benfica procurava um defesa esquerdo de raiz, mas não surgiu, tendo ido buscar 2 extremos ao paços para colmatar essa posição.
      JJ até fez milagres na equipa.
      O Benfica nunca teve tanto sucesso financeiro antes dele. Os jogadores teem de o conhecer e respeitar as suas opções. Toda a gente sabe que JJ é super exigente com os jogadores.

      Eliminar
    8. @Vozes Encarnadas,

      A atitude do Rúben pode não ter sido a melhor, mas eu a entendo, até porque acredito que o tenha feito em última instância.

      Quanto à gestão do JJ, os factos falam por si. Em termos técnicos, penso que o Jesus não é "mestre" nenhum. Temos defesas que não se sentem confortáveis a jogar em profundidade, e mesmo assim jogamos com linhas subidas. Não temos circulação de bola, nem capacidade para gerir ritmos de jogo,... enfim, dá pano para mangas. Podemos não ter os melhores, mas penso que com o que temos poderia ser feito mais e melhor.

      @Márcio,

      As empresas mais produtivas e rentáveis são aquelas que conseguem potenciar o seu activo mais importante: os seus colaboradores. Pensar que o Benfica é uma linha de montagem, ou um restaurante de comida-rápida, onde o trabalhador é apenas uma peça que pode ser facilmente substituída, é um erro crasso!

      Os clubes de futebol, tais como as organizações de real valor acrescentado, como as ligadas à alta tecnologia, têm como seu principal activo, os seus trabalhadores. São eles que criam o valor acrescentado. São eles que jogando levam o clube a outros níveis.

      Quanto pior tratarem os jogadores, menos ganharão. A maioria das vitórias, as mais importantes, não se ganham apenas com um gesto técnico sublime. Ganha-se com coração, alma e raça. Por outro lado, os mais talentosos só conseguirão pincelar com a sua arte se estiverem devidamente identificados com o clube. Por outras palavras, isto é a tal mística! Aquele sentimento que os jogadores têm quando pertencem a uma família, a um objectivo em comum, a uma realidade que eles identificam-se com a sua.

      Porque caso contrário, entram em Julho e ficam à espera que em Junho do próximo ano o seu empresário trate de colocá-los noutro lugar. Até lá, vão jogando q.b.

      Eliminar
    9. @Márcio,

      Ao menos o Rúben esta época conseguiu conquistar um troféu... o Jesus... foi o que se viu!

      O Ola John veio para suprir uma possível saída do Gaitán? Achas mesmo? Eu não creio, até porque tinhas na lista de empréstimo-mas-com-potencial-para-voltar, jogadores como o Urreta. Ah! E para não falar no Yannick Djaló, que foi pedido do Jesus no defeso anterior...

      São demasiados tiros nos pés para uma leitura simples como aquela que estás a ter Márcio. Eu já pensei assim, mas o tempo com que vejo estes ciclos acontecerem, deixaram que eu pensasse assim.

      Eu não quero estar a impor esta minha visão, mas gostaria que vocês que pensam dessa maneira, começassem a tentar ver as coisas nos mais diversos prismas, incluindo da posição dos jogadores, sobretudo, estes que cresceram a adorar o Benfica.

      Eliminar
    10. PP,

      Se o Jesus está a escolher segundo esse critério, não sei, mas “tenho” de acreditar que sim.

      Em relação ao Nolito, na minha opinião, esta época estava a ser um desastre, dos pés deles a maior parte das jogadas eram inconsequentes. Daí, compreendo e concordo totalmente com o empréstimo dele.

      O caso do Miguel Rosa, que tantos adeptos Benfiquistas endeusaram, não entro por aí.
      É bom jogador, tem-no demonstrado na equipa B mas quem garante que vingaria na A?
      A única coisa que posso concordar é que poderia ter-lhe sido dada uma oportunidade quando necessitamos mas daí a saber se teria resultado ou não vai uma grande distância.
      E, se lhe tivesse sido dada essa oportunidade, e por acaso o rapaz tivesse tido azar, todos os que o louvam agora nunca lhe perdoariam.

      Resumindo, a minha opinião é, o treinador é que trabalha com eles, ele saberá o que é melhor.

      Eliminar
    11. Sim , o John veio porque andavam atrás do Gaitan, que não saiu porque não chegaram-se à frente.
      Até gostava de ver o Urreta a jogar mais para ver se realmente é jogador ou faz-se. Quanto ao Djalo, acho que não haviam extremos direitos nessa altura; daí a sua vinda, até porque quiseram aproveitá-lo por vir a custo zero. Como esteve muito tempo parado, não tinha condições de evolução rápidas, foi emprestado e vendido. Foi um negócio excelente para o Benfica.

      A defesa do Benfica já é má à vários anos. Desde a época 93/94, nunca mais conseguiram uma defesa boa. Mesmo quando ganhamos o último campeonato, sofríamos golos infantis com Luisão e David Luiz a centrais.

      Quando me refiro a clubes empresas é porque sabemos perfeitamente que atualmente tem-se de vender jogadores praticamente todos os anos. A diferença é que há alguns anos saiam por tostões; agora saem por milhões. Daí a minha leitura quanto às escolhas de quem jogar porque tem-se de formar mais os potenciais a vender bem. Também não gosto muito disso. Tira, de certa forma, a piada ao jogo; mas agora é assim que funciona.

      Mas considero que todo o lote de jogadoresdevem ter as suas oportunidades de jogarem, quanto mais não seja na taça da liga ou portugal. Se se perder essas, não se perde grande coisa.

      Eliminar
    12. @ Meneldor,

      "O treinador é que trabalha com eles, ele saberá o que é melhor", embora concorde contigo, desde que tivemos um Artur Jorge no comando técnico do Benfica que conseguiu em 1 ano destruir uma equipa campeã nacional e com excelentes bases para ser campeã europeia, sou muito céptico quanto a essas "máximas".

      Eliminar
  4. Julgo que nao faz falta e poderia atrasar o crescimento de Andre Almeida. Nao foi humilde nem intelingente em varias ocasioes, mesmo antes da sua saida; lembro-me das declaracoes disparatadas na seleccao a dar o toque a JJ ("ainda bem que Paulo Bento tem opiniao diferente") para depois o selecionador lhe dar o mesmo destino que JJ, suplente nao utilizado.
    Em suma, bom jogador mas que se julga melhor do que o que e e procura impor isso aos seus companheiros. Seria melhor para todos que fosse negociado para outro clube, mas infelizmente nao paree haver ninguem que queira gastar dinheiro com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MS mesmo isso, ele fez varias criticas ao JJ, mas depois levou o mesmo tratamento dos outros treinadores. Falo claro a nível desportivo, não pessoal

      Eliminar
  5. Quero desde já louvar a discussão saudável que tem sido feita aqui, acho que trocando ideias, pontos de vista e opiniões é que podemos evoluir.

    Em relação ao Nolito eu acho que ele fez um excelente campeonato quando chegou, mas este ano cada vez que entrava não produzia, não sei porque, não sei se era por estar mal psicologicamente, se era devido ao JJ, mas o que é certo quando se pedia a sua grande capacidade para mexer no jogo ele só se atrapalhava.

    Acho que não devia ter sido emprestado, mas percebo o porque.

    Em relação ao Bruno César, não tinha espaço no plantel e não trazia mesmo nada de novo, muito bem vendido.

    Voltando ao Rúben, ele perde toda a razão quando afirma o que afirmou quando é emprestado, mesmo se tivesse toda a razão. Claro que quem não sente não é gente, mas temos de ter a capacidade para gerir a carreira e principalmente não ferir o clube.

    Concordo com o PP, há casos a mais de insatisfação que levam principalmente a discussões cá para fora, por outro lado no Benfica essas discussões são transformadas pelos media em caos, mas aqui voltamos à falta de devesa do Sport Lisboa e Benfica na praça publica. Aqui acho que sinceramente Rui Costa podia ajudar e muito, tudo indica que vai estar mais perto a ver vamos.

    Vamos ver como JJ vai conseguir segurar o balneário e gerir tudo. Sinceramente não estou com muitas esperanças por isso é que defendi aqui a não renovação de JJ, depois do que se passou. Agora que renovou aguardo pelo trabalho para poder falar.

    ResponderEliminar
  6. Isto de discutir o valor e caracter do Ruben Amorim não leva a nada. Eu já conheço o Ruben Amorim desde a primeira época no Belenenses e sempre disse que estava ali um bom jogador.
    Concordo que ele devia e deve ter mais consciência que não é mais que o clube e deve lutar e assumir que todos são possiveis titulares. O Matic era o suplente do Javi Garcia e numa entrevista no inicio da epoca passada disse que era suplente porque o Javi Garcia era o melhor trinco do plantel. Humilde e trabalhador. O que ganhou? O Javi foi-se embora e ele assumiu o papel de trinco/medio defensivo. Ok, se o Javi fica-se, o Matic "aparecia"? Possivelmente, nunca saberemos, mas o que é importante focar é que ele foi humilde e ganhou com isso, ao contrário do Ruben Amorim que falou mais doque devia!
    É só uma opinião!

    ResponderEliminar