segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O nosso plantel, o nosso plantel


Neste momento este é o nosso plantel, podendo ser reforçado quando necessário com jogadores da equipa B, principalmente com Sidnei e João Cancelo.

Olhando para ele sem ver os nomes parece estar mais ou menos equilibrado, mas quando analisamos mais a fundo e a ver os jogadores, começamos logo a perceber que temos um plantel fraquinho e que não dão qualquer garantias para jogar contra equipas mais fortes.

Começando pelo problema já identificado à mais de um ano, o defesa esquerdo, onde temos Melgarejo que tem evoluído muito bem e demonstra que é um jogador que o trabalho não assusta, mas que para já não dá garantias nenhumas contra equipas experientes e fortes.

Outro problema também já identificado é substituto de Maxi, que pelo que tenho visto na equipa B temos um já muito bem lançado e que no meu ver tem bastante futuro, João Cancelo.

Depois passamos para Luisão que vai ficar de fora durante 2 meses (6 - campeonato, 1 - Taça de Portugal e 4 - Liga dos Campeões (aqui ainda se vai saber hoje)). Neste castigo seja ele bem aplicado ou não, era de esperar pois o "amigo" do nosso presidente sabe perfeitamente porque foi colocado naquela posição. Agora em relação ao plantel, a perguntas que ficam é Miguel Vítor ou Jardel estão altura? Acredito que Miguel Vítor está, mas como não vai ser ele a solução então acho que Jardel com um avançado experiente é  batido. Agora só assim até nem assustava muito, mas:

Saída de Javi, para mim uma das piores coisas que o Benfica fez e principalmente pelo valor que foi vendido no último dia. Muito mal vendido e desportivamente uma desgraça, ou seja, o Sport Lisboa e Benfica perdeu em todo lado. Agora o castigo do Luisão associado com a saída de Javi, aquela zona, só de pensar até fico com arrepios. Contra equipas fortes, como por exemplo assim de repente Barcelona (e há outras), a nossa defesa e meio campo fica pobre mas pobre. Como eu referi aqui, nós ficamos sem força no centro do campo e para mim quando se utiliza um trinco esse trinco tem de ser um 'toro', ou seja, tem de ser alguém que demonstra garra, força física, saber impor respeito e saber ganhar bolas com inteligência mas com força, e Matic não o é e no meu ver nunca o vai ser. André Almeida não tenho grande fé e André Gomes será mais para frente como também é por exemplo o Matic. Resumindo aquela zona central vai ser uma passadeira contra equipas experiente e fortes. Ai o Messi ali............

Depois temos a saída de Witsel que a nível financeiro é brutal (em apenas um ano passar 6.5 para 40 isto é de loucos), mas desportivamente é muito mau para a equipa. Eu aqui colocaria Matic e a perda não era tão acentuada, mas como não vai ser essa perda é grande. Nem Carlos Martins, nem Aimar, nem Gaitán e nem Enzo poderão fazer o lugar do Witsel, pelo menos como ele fazia. Bruno César até podia ter algumas características para o fazer, mas fisicamente não é muito forte para andar por ali.

Em relação aos extremos temos jogadores a mais para essas posições e ainda é mais grave porque falta gente noutras. Ola John temos apenas 20%??? Realmente não percebo mesmo.....

Na frente temos muito bons jogadores e como já defendi aqui Lima é muito bom reforça, mas no meu ver não era necessário porque no meu ver Cardozo, Rodrigo e Nelson Oliveira seriam os nossos avançados. É verdade que a ida de Nelson para a Liga espanhola vai-lhe fazer muito bem, aliás está a fazer muito bem e esta a jogar mesmo muito bem, mas os 5 milhões de Lima dava para comprar um ou mais jogadores que fazem falta e isso é que para mim foi mal gerido.

Bem isto não passa de conversa e medos que tenho, agora quando os jogos começarem depois destas paragem ridícula de jogos é que vamos ver como Jorge Jesus planeou e preparou o nosso plantel e é já nesta quarta.

8 comentários:

  1. Quantos touros tem o Barça no meio campo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum porque não joga com trinco....

      Eliminar
    2. O Barça joga normalmente com Busquets a trinco. Também tem no plantel o Mascherano que tem jogado mais a central... o que não se percebe bem já que sempre jogou a trinco. E este ano contrataram o Alex Song que jogava a trinco na maioria das vezes.

      No entanto, como se prova pelo Barça, mais importante que o músculo é a dinâmica da equipa. Com Matic, Aimar, Carlos Martins e talvez Enzo Perez temos boa capacidade para ter essa dinâmica desde que os jogadores estejam em condições.

      Aliás não percebo como se pode dizer que o Matic não demonstra garra, força física, saber impor respeito e saber ganhar bolas com inteligência mas com força. É só rever o Chelsea-Benfica do ano passado...

      Eliminar
    3. Para mim Busquets é mais um 8 que trinco, bem mas podemos ficar aqui discutir o sexo dos anjos.

      No meu ver Barça joga na dinâmica da equipa (como disse o 71460_5/8) e na sua capacidade de rotatividade de posições no meio campo e na troca da bola, logo não necessita do tal "touro", alias só ia atrapalhar.

      Sim acredito com a falta desse "touro" a dinâmica do Benfica deve mudar, alias tem de mudar, mas como eu acabo artigo não passam de medos e conversa.

      Em relação ao Matic, acho mesmo que não é um "touro", mas também não o tem de ser e por isso reforço que ele é um 8, ou então vá, um trinco como o Busquets e ai a nossa dinâmica tem de mudar toda e toda a maneira de pensar. O controlo do jogo passa muito mais pela pressão bem alta e pela rotatividade da bola e a calma de planear os ataques e o jogo, ou seja, bem diferente que é agora onde os ataques são em massa e onde o objectivo é marcar 20 golos, mesmo que se sofra 10.

      Claro que com isto, Cardozo, Aimar, Carlos Martins, Salvio, Nolito, Enzo ou seja quem for tem de começar a pressionar bem na área do adversário como faz o Barça.

      Eliminar
  2. Por acaso ainda ninguém pensou no adiantamento do Maxi Pereira?
    PAsso a explicar: Metiamos o Joao Cancelo ja na quarta a ver o que dava, se a resposta fosse boa no campeonato jogava-se assim : Artur, cancelo jardel garay e melgarejo, maxi e matic, salvio aimar e nolito ( estes tres jogadores teem subsitutos a altura ) e Cardozo ( este também)
    Claro estes jao os jogos chamados dificeis. Se jogassemos sem um 8 atao ai o maxi recuperava o seu lugar e metiamos o Matic a fazer de trinco.
    Claro é so uma sugestao mas entre ter o Cancelo e o Maxi adiantado ( foi para essa posicao que ele foi comprado ) ou ter o Matic contra o resto do mundo prefiro a primeira opçao. ( até agora André Almeida nao é jogador do Benfica A, nao tem ainda qualidade suficiente e nao sei se um dia tera.) e além do mais prefiro o Cancelo pelo que tenho visto.
    André Gomes também pode ser solucao mas ainda nao tenho uma opiniao firme sobre o jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalves Pedro não é mau pensado, tipo um Ramirez mas com menos velocidade no ataque e para isso teríamos Salvio.

      Mas esse onze não é mau visto para jogos onde o meio campo é muito importante, agora lá está, não seria dois defesas tanto o Melga como o Cancelo muito inexperientes?

      Talvez mais para frente, mas agora?

      Bem, não sei, mas não me importava de ver um teste assim.

      Eliminar
  3. Pois so que o Cancelo é mesmo um defesa agora o Melgarejo nao. E depois ha sempre a questao de o André Gomes, como nao tenho opiniao formada dele se calhar ele até ja esta pronto para jogar mas isso é com o JJ mas e ele também sera inexperiente. Penso que a resposta às nossas perguntas sera feita na quarta feira e era bom ja uma vitoria para fazer esquecer as saidas do Javi e de Witsel.

    ResponderEliminar