sábado, 22 de setembro de 2012

Comunicado do Benfica e a minha dúvida


Notícia deste sábado, dia 22 de Setembro

Comunicado: Jornalismo amador num jornal líder

Não se trata de má-fé ou especulação, trata-se apenas de amadorismo e pura incompetência, o que é mais grave para um diário que é líder nas vendas e nas audiências.

O CM titula hoje - com destaque de quem conseguiu uma “cacha” - que “o passivo do Benfica é de 539,5 milhões”. Acontece que a informação é descabida, falsa e parte de um erro grosseiro. A forma como chegaram a este número traduz total desconhecimento dos jornalistas no que ao  tratamento de informação de cariz financeiro diz respeito.

O Sport Lisboa e Benfica comunicou os resultados individuais do SLB e os resultados da Benfica SAD, que consolida as contas individuais da Benfica SAD e da Benfica Estádio.

Acontece que o exercício de cálculo que fizeram demonstra a incompetência de quem desconhece o que são contas consolidadas, de outra forma não teriam chegado ao número que chegaram, que é um erro de principiante, que jornalistas com noções básicas a nível financeiro não fariam.

Só desejamos que os jornalistas que assinam a notícia nunca analisem, nem nunca escrevam sobre as contas do Grupo Cofina, porque garantidamente vai dar asneira!

Bem em relação ao comunicado não tenho qualquer duvida e até aplaudo de pé, agora o que me deixou duvidas, o departamento de comunicação do Benfica apenas funciona quando o nome do Luís Filipe Vieira é posto em causa?
E isso é bem notório nos comunicados que são feitos e a sua rapidez.

Porque não reagem assim quando é o nome do Sport Lisboa e Benfica é posto em causa? Ou de um jogador? Ou mesmo quando é do Jorge Jesus? Ou dos adeptos/sócios?

Bem fica aqui a minha dúvida, ou dúvidas...

8 comentários:

  1. O LFV é posto em causa? Mas não é o Benfica que é posto em causa? As contas em causa são as do Benfica ou as do LFV?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu subscrevo o Vozes... o departamento de comunicação do Benfica só reage quando envolve de uma maneira ou outra o Presidente. A isso chama-se GRAXISMO!!!

      São uns graxistas incompetentes

      Eliminar
    2. Manuel em altura de eleições falar de contas, principalmente quando é o tema do dia não é atacar o nosso Presidente? Claro que é.

      Como eu referi acho muito bem o Comunicado, até porque a noticia do CM é das mais estúpidas que já li e não é fácil, agora nunca fazer um comunicado ou apenas fazer quando há um pedido muito grande, quando são noticias contra o Jorge jesus, ou jogadores, ou instituição Sport Lisboa e Benfica ou os adeptos, isso sim é que eu questiono e quando se pede ai é porque as noticias são parvas, então e esta?

      Infelizmente fez o comunicado porque pôs em causa Luís Filipe Vieira em altura de eleições e não porque se pretende defender o Sport Lisboa e Benfica. Quero ver se saem comunicados assim quando acabar as eleições.

      Eliminar
  2. Eu não acho que a notícia tenha posto em causa o LFV. Como se LFV vai a eleições sem qualquer concorrência?

    Agora mentir sobre as contas do Benfica, empolando-as de um modo grotesco, mentiroso, tentando causar alarme entre os benfiquistas menos informados, que são a maioria, tentando colar o clube a outrosclubes, especialmente ao Sporting, acho que é uma ofensa muito grande ao clube. Isto tudo através de jornalistas incompetentes que não percebem, ou não querem perceber, nada de contabilidade? As contas são do clube, não são do presidente! Não confundamos as coisas!

    Os críticos que estão sempre a dizer que quem defende o clube o confunde com LFV e agora fazem o mesmo? Mas onde está a coerência?

    Pois eu não! Eu acho que foi muito bem feito o comunicado porque é colocar em causa o bom nome, a saúde financeira do clube, o desempenho financeiro do clube de um modo vergonhoso e mentiroso!

    Penso que o LFV não precisa de ajuda de qualquer espécie para ganhar as eleições. Quem pensar isso não vive neste mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel eu não podia estar mais de acordo e como referi logo no inicio 'Bem em relação ao comunicado não tenho qualquer duvida e até aplaudo de pé', agora apenas fiz referência e como já fiz muitas vezes, porque apenas saem comunicados sobre noticias ou temas que envolvam a direcção, ou seja, LFV? E neste caso as contas são da responsabilidade da direcção.

      Este foi o meu apontamento e não é de agora, faço referência a isto quando peço comunicados que eu acho essenciais para a defesa do Benfica.

      Eliminar
  3. Onde é que o nome do Viera foi colocado em causa??

    Quem foi colocado em causa foi o clube! Quem perde com a falta de credibilidade financeira é o clube! Quando é que vocês percebem que o Vieira está de passagem e que criticas parvas com o objectivo de atingir o seu presidente atingem e prejudicam é o clube que tanto dizem defender!

    Não defender a verdade é prejudicar o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que foi nome do Benfica posto em causa, como todos os assuntos que envolvam membros do Sport Lisboa e Benfica, agora o que eu questiono é porque apenas saem comunicados quando os ataques ao Sport Lisboa e Benfica vão na direcção da nossa direcção?

      Eliminar
  4. Não me parece que essa politica dos comunicados seja bem assim. O Benfica já os fez a desmentir vindas de jogadores, já o fez quando a equipa de Basquetebol foi atacada após vencer o titulo no Dragão e até mesmo para proteger Jorge Jesus. No final da época fizeram-no quando se falava de Jesus ir para o Porto e ainda à bem pouco tempo também quando um qualquer jornalista (muito provavelmente até seria o mesmo) inventou uma história em que Jesus tinha discutido com Luis Norton de Matos.

    Para além disso este foi mais um ataque ao Benfica. É claro que envolve o Presidente mas a maioria dos assuntos também o envolvem. O que me parece é que esta ideia começa a ser tão vincada na blogosfera que as pessoas até acreditam que é assim mesmo. Por exemplo da defesa do Benfica a JJ no caso Norton de Matos não se viu praticamente nada pela blogosfera.

    ResponderEliminar