sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Erros de futebol vs Sistema

Hoje venho falar de um assunto que no meu ver é o maior responsável pela falta de títulos do Benfica. Não vou falar nada de novo, vou falar até no assunto mais falado e debatido quando se fala de futebol, vou falar nos erros desportivos e no sistema instaurado.

Qual é o mais culpado e se realmente o sistema é desculpa ou não.

Na minha opinião, que vale o que vale (ou seja nada) o sistema é o mais culpado e vou explicar porque.

Acho que ninguém pode discordar que o Benfica de Jorge Jesus pratica um futebol que há muito não se via o Benfica praticar, mas como tudo na vida há erros e aqui que está a essência.

Sou bastante critico aos erros de JJ, ás suas birras, ás suas teimosias, ao facto de jogar praticamente o ano todo com 11 jogadores, os seus favoritos, ao facto de embirrar com um jogador e nunca mais lhe dar uma oportunidade, ao facto de escolher um jogador para uma função e mesmo que ele esteja a cometer erros e erros, nunca o vai tirar porque é catedrático, ou seja, JJ tem muitos e muitos e muitos defeitos, mas também tem muitas e muitas qualidades.

Vemos por exemplo Alex Ferguson, que este ano cometeu erros atrás de erros, foi na Liga dos Campeões, foi no campeonato inglês, ou seja, perdeu o que normalmente ganha, mas mesmo assim com os erros  perdeu o campeonato mesmo no ultimo minuto, ou seja, futebol.

Vemos também o Mancherter City, que cometeu erros na Liga dos Campeões e cometeu um dos maiores erros, perdeu contra o LOL de Portugal na Liga Europa, imaginem o Benfica perder como o Mancherter City perdeu, contra uma equipa bem abaixo da sua, mas mesmo abaixo, mesmo assim foi campeão de Inglaterra, ou seja, futebol.

Real Madrid, faz um campeonato praticamente sem erros, um campeonato para a história, Liga dos Campeões perdeu com Bayern, no meu ver com erros nas duas mãos, ou seja, futebol.

Bem resumindo, não há épocas perfeitas, há épocas quase perfeitas, mas erros táticos, erros de vontade, erros individuais vão estar lá sempre, pois isto é futebol e é isso que o faz ser o melhor desporto do mundo.

Colocando isto falemos então do sistema, que faz com que esses erros não aconteçam a uma das equipas e faz com que o Benfica perca pontos mesmo quando não é para perder.

Analisando este ano um pouco, sim jogamos mal em Guimarães e merecemos perder pontos, ok aqui tudo bem, faz parte do futebol. Coimbra, 3 bolas ao poste, um domínio do jogo avassalador e um penálti tão escandaloso que não foi marcado porque o árbitro simplesmente não quis, pontos perdidos devido ao sistema, "sim mas nós temos obrigação de marcar e ganhar sempre", não me venham com isto porque quem vê futebol, gosta de futebol, sabe perfeitamente que há jogos que se pode estar o dia inteiro a jogar que a bola não vai entrar, então quando se empurrado para trás pelo sistema então não vai mesmo.

Em casa com os corruptos, aquele fora de jogo foi nitidamente encomendado e treinado, ou seja, o golo para ser campeão.

Bem não vou estar aqui a resumir todos os "erros" do sistema porque são mesmo muitos e estão todos documentados, agora uma coisa é certa queria ver Mancherter United, Mancherter City, Real Madrid, Barcelona a ganhar assim com um sistema controlado, que por um lado te rouba pontos e vitórias e por outros dá pontos e vitórias à outra equipa.

Agora a maior prova que se pode cometer todos os erros do mundo e ser campeão quando se tem o sistema, é o que o Vitinho fez e está a fazer, os corruptos já não jogavam tão mal há muito tempo, os corruptos nunca tiveram tanta confusão dentro do balneário como tem tido, nunca tiveram tantos jogadores a querer ir embora e mesmo assim ganharam o campeonato, vão ganhar a  Super taça e nós se não fizermos um campeonato perfeito lá vai ele também.


Um exercício, vão ver quantos penáltis teve os corruptos e quantos desses foram assinalados quando o jogo estava 0 a 0 e desbloqueou o jogo?

Eu sei que nós temos de analisar, corrigir e principalmente não voltar a cometer os mesmos erros, o que no meu ver não se anda a fazer, ou seja, andamos a cometer os mesmo erros e isso é gravíssimo, mas agora enquanto a nossa direção não perceber e não meter na cabeça, ou pior, deixar de se importar com os "amigos" e realmente começar a pensar no Benfica, defendendo do pior inimigo que é a corrupção, nós podemos ter cá,  Alex Ferguson , Mourinho, Guardiola, Messi, Ronaldo, a melhor equipa do mundo que em 10 anos vamos apenas ganhar 2 campeonatos na mesma....

Eu sei que vão chover ai muitas críticas sobre o Jorge Jesus, sobre o nosso plantel como ele é gerido, sobre a falta de planamento da equipa, e eu devo estar de acordo com quase todas, mas eu tenho a certeza sem um sistema instaurado Jorge Jesus tinha ganho os 3 campeonatos ou no minimo 2, isto eu tenho a certeza. Todos os erros cometidos tinham dado para ganhar o nosso campeonatozinho.

Resumindo, enquanto a nossa direcção não combater a sério a corrupção do sistema, podemos andar aqui com jogadores de alto nível, que a história recente vai sempre repetir-se.


Ps: Porra que isto está cumprido, para não falar nada de novo.....

4 comentários:

  1. Em Coimbra foram 4 penalties

    http://aminhachama.blogspot.pt/2012/05/o-comeco-da-parte-final-do-roubo-ao.html

    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha Chama, sim e ainda há mais, não coloquei ai todos porque nunca mais saiamos daqui....

      Era apenas a ideia do sistema, como funciona.

      Mas obrigado e vale sempre apena registar tudo, porque umas das funções do sistema é apagar a verdade...

      Eliminar
  2. concordo em absoluto, alias partilho das mesmas criticas que fazes ao treinador por achar que devemos aprender com os erros, coisa que ele de todo não faz, e porque sei que vamos ser sempre e grandemente roubados temos que ser perfeitos.
    A roubalheira não é só de agora já vem à mais de vinte anos só que existiram alturas em que pequenos roubos nos deitavam logo a baixo agora a diferença é que são precisos muitos mas esta opinião não é partilhada por muitos dos benfiquistas. Exemplos de outros treinadores que se não fosse a roubalheira também teriam sido campeões existem vários e até o pé frio do fernando santos teria sido campeão.
    Agora a roubalheira também não serve de desculpa para não tentarmos ter cada vez melhores jogadores e melhores treinadores como já vi por ai advogarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não serve de desculpa, mas cada um tem de fazer o seu papel.

      Treinador colocar a equipa a jogar à bola.

      Direcção defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica.

      A primeira temos conseguido e bem, claro com erros sim que se tem de afinar sempre, a outra foi feita na altura das escutas (e fomos campeões), de resto nada......

      JJ é campeão porque faz uma primeira parte e meia da segunda perfeita, o suficiente para conseguir ser e mesmo assim foi só no ultimo jogo...

      Eliminar