quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Será que o Javi faz assim tanta falta

Nos últimos dois jogos o Benfica tem perdido força, meio campo, coesão e vontade de jogar, todo isto coincide com a falta de Javi. 

Matic tem resolvido alguma coisa, mas também tem demonstrado muitas falhas a nível de pressão, de rapidez de movimentos e adaptação ao lugar. A culpa no meu ver não recai totalmente nele pois o que ele anda a fazer é uma posição que não é a dele e ainda tem de ganhar adaptação a essa mesma posição. 

Temos visto que o Benfica quando entra na face de depressão começa a perder bolas no meio campo, começa a perder meio campo e chega mesmo ao final sem qualquer meio campo. Ontem foi mais do mesmo, perdemos meio campo, a pressão alta deixou de se fazer e a bolas perdidas foram tantas que acho que a nível estatístico devem ter parado de contar.


Todos os dados assinalados mostram isso mesmo, a pouca posse de bola indica um meio campo sem conseguir mandar no jogo e muitas faltas cometidas (sim um árbitro foi uma besta) o que demonstra é uma pressão ao limite e no desespero.

No meu ver é ai que está a falha nestes últimos jogos, um meio campo mais débil, menos trabalhador e muito menos agressivo.
Acho que o Javi é mesmo muito importante para a ligação entre a defesa e o meio campo de ataque, mas não podemos ficar à espera que o Benfica dependa de um jogador.

Já agora e que tal o Maxi descansar?

1 comentário:

  1. Na minha opinião, o Javi faz muita falta! Primeiro, porque dá uma liberdade muito maior ao Witsel e ao Aimar. Depois, porque dá muito maior solidez defensiva e também porque permite à equipa pressionar muito mais alto, em vez de recuar tanto para defender.
    Com isto tudo, não quero dizer que o Matic esteja a jogar mal, nem pouco mais ou menos. Agora tem é menos rotinas de posiÇão e cultura táctica que o Javi já tem.

    AbraÇo amigo Mar de Chamas

    ResponderEliminar