Claro que cada jogo temos de analisar qual das tácticas se adequa mais ao adversário, mas esta é simplesmente brutal. O carrossel que se cria ali no meio campo é simplesmente lindo de se ver e com uma eficácia muito grande, contra o Arsenal bem se viu. O Arsenal nem tocou na bola na 2ª parte.
Claro que nem Saviola, nem Cardozo são os pontas de lanças indicados para esta táctica. Saviola porque não tem explosão, nem físico para se aguentar ali sozinho. Cardozo não tem explosão e é muito fixo para andar ali sozinho.
Acredito que não há necessidade de ir buscar um novo ponta de lança pois acredito que Rodrigo consiga fazer bem aquele lugar e o Nélson Oliveira também acho que não se sai mal. Claro que isto tem uma grande desvantagem, nem o Rodrigo, nem Nélson Oliveira estão cá e não fizeram a pré-época, logo a sua preparação vai começar tarde.
Na Eusébio Cup gostei de ver mais o Saviola, mas há um lance onde um Aimar depois de sofrer falta no nosso meio campo, faz um passe de morte para Saviola que fica sozinho ainda a meio do meio campo do Arsenal e Saviola não tem capacidade física para correr isolado para a baliza e teve de voltar a trás e esperar por colegas.
Bem claro que o nosso plantel tem capacidade para varias tácticas e executa-las com muita classe, mas esta é a minha eleita, pois proporciona um espetáculo de futebol simplesmente lindo.
Viva.
ResponderEliminarJé tenho vindo a falar da questão da táctica de há uns tempos para cá no http://adnbenfica.blogspot.com/
Somos muito mais equipa neste esquema. Defendemos mais e atacamos melhor. Tiramos um jogador parado na frente para dar mais consistência ao meio-campo. Os extremos têm mais liberdade.
Não concordo na questão do Saviola. Penso que ele é uma boa aposta neste esquema para avançado, ou em certas circunstâncias para descair para a linha. Quanto ao Cardozo... sinceramente espero que ele saia. A contratar alguém que seja o Soriano...
Por um Benfica melhor.
Cumprimentos Gloriosos!
Viva,
ResponderEliminarQueria convidar este blog a participar neste passatempo:
http://benficahd.blogspot.com/2011/08/passatempo-prognosticos.html
Vou fazer o mesmo noutros blogs, penso que seria uma forma de unir toda a blogosfera benfiquista.
Embora aprecie esta táctica para jogar contra equipas maiores, que não sejam tão defensivas, não sei se é a melhor para jogar contra as equipas menores do campeonato português. É que dar solidez ao meio campo defensivo não é necessário quando essas equipas alinham com um avançado. E nessa altura será porventura mais aconselhável jogar com um "pinheiro" (como dizia o outro) que seja não só uma referência na área, como prenda e arraste dois centrais com ele. É que senão as saídas dos centrais adversários ao jogador do Benfica que tenha a bola são facilmente compensadas por um ou outro dos vários médios defensivos que essas equipas fazem alinhar contra nós. Cá estaremos para ver. Mas creio que sobretudo no estádio da luz contra equipas pequenas esta não seja a melhor táctica...
ResponderEliminarSim Pedro cada jogo temos que analisar o adversário e neste momento a meu ver temos 3 tácticas bastante boas.
ResponderEliminarTemos a que normalmente jogamos: 2+3+1+4
E este ano temos mais duas: 1+4+1+4 e 1+3+2+4
Acho isto muito bom pois dá uma liberdade de escolha muito grande.
Agora o meu artigo foi para realçar a 1+4+1+4 que tem resultado mesmo muito bem, tanto a nível táctico, como a nível de beleza futebolista.
Não nos podemos esquecer que o ano passado onde falhamos foi no saber gerir jogos onde tínhamos de jogar um pouco mais fechados e acho que este ano a prioridade foi essa.
Pedro, tirando o Man Utd, todas as equipas campeãs nos grandes campeonatos europeus jogam assim. Vê o caso do Barcelona que com um meio campo reforçado goleia... Real (embora uma variante), Dortmund, Bayern, Corruptos, Milan, Lille, Lyon, Arsenal, Liverpool...
ResponderEliminarSim MC é uma verdade, mas também para poder jogar sempre assim tens de ter um ponta de lança como essas equipas todas tem e não é um Cardozo, nem um Saviola que vão fazer bem essa.
ResponderEliminarPode ser que o Rodrigo o consiga fazer ou o Nelson.
Concordo com o Pedro quando diz que há equipas que jogar assim é mau, pois aquelas que se fecham em copas e não sem da área, ai tens de ter lá mais gente à frente, pois não vamos conseguir fazer o carrossel no meio campo porque o adversário não tem nem um jogador no meio campo, tem os 10 na aérea e um ponta de lança bem ao pé dos centrais.
É bom ver que há varias opções para poder preparar melhor cada jogo e isso é uma grande mais valia este ano.