quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Censura no jornal A Bola

É triste o que se passa no mundo futebol...


Realmente estamos num país onde se deixa fazer tudo o que dá jeito a certas pessoas. Falamos de Pinto mais uma vez. Depois de obrigar ao seus paus mandados não falarem das escutas, mandou agora calar José Diogo Quintela, fazendo com que o seu texto de domingo tivesse sido cortado quando falava de um pau mandado dele, Miguel Sousa Tavares:

Autor: José Diogo Quintela

Na 3ª feira, Miguel Sousa Tavares insinuou que eu e o Ricardo Araújo Pereira costumamos corrigi-lo por ele ter sido o único convidado, além do Presidente da República, a não ter vindo ao “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios”. O Ricardo desmentiu ontem essa tese de vendetta e julgo não ser necessário voltar a referir as inúmeras pessoas que também não aceitaram o nosso convite, pessoas que não costumamos corrigir. Talvez porque não tenham por hábito defender teses absurdas e incoerentes sobre o Apito Dourado.

Por outro lado, há muita gente sobre quem costumo escrever e que foi ao programa. José Sócrates e Passos Coelho, por exemplo. Deve ser para lhes pagar o favor de terem aceite o convite. Acha MST que hoje diremos que o convite foi um erro e que não sabemos porque o convidámos. Acha também que sabe bem porque é que não aceitou. Engana-se.

Para já, não foi erro nenhum, sabemos bem porque o convidámos: para ele fazer o que faz aqui, mas na televisão, que é mais espectacular. Depois, palpita-me que ele já não sabe porque recusou: aquilo passou-se há um ano, tempo mais que suficiente para MST entretanto ter mudado a sua convicção.

Entretanto, pela segunda vez num ano, MST tenta intimidar-me por causa do que escrevo nestas crónicas. Em Janeiro pediu a Pinto da Costa para que me processasse. Desta vez, vitimiza-se e ameaça abandonar a sua crónica n’A BOLA, pretendendo que o Ricardo e eu sejamos responsabilizados pela sua saída. Depois das queixinhas, uma ameaça de amuo. Que birra se seguirá? Suster a respiração? Que outras traquinices tem MST em carteira para me sensibilizar?

Não gostava que MST deixasse de escrever aqui. Gosto de o ler. Quero que, entre outras coisas, continue a dizer que, quando Porto lhe pagou uma viagem, Calheiros estava reformado (a sério, não sei mais o que faça para desmentir isto. Trazer cá o homem? Se lhe pagar a viagem, de certeza que vem…).

Por isso, deixo-lhe um pedido. Faça às nossas crónicas o mesmo que faz com as fontes que cita: não as leia. Ignore-as. Finja que não existem, não responda. É um direito que o assiste. Olhe, até vem consagrado na 5ª emenda (que faz mesmo parte da Constituição, não é como a Declaração de independência). MST pode invocá-la. Evitará auto-incriminar-se.

José Diogo Quintela


Espero realmente que, de uma vez por todas, os sportinguistas percebam que as queixas feitas por benfiquistas têm razão de ser e principalmente que o seu clube sofre com o "polvo" comandado pelo Pinto.

Peço a todos os benfiquistas que deixem de comprar o jornal A Bola, isto tem de uma vez por todas acabar. Temos de deixar de ser um país que não faz anda contra as injustiças feitas, seja no futebol, seja na sociedade. Chega de nos enganarem. São sempre os mesmos que fazem o que querem e saem sempre a rir.

Espero que o jornal Record seja inteligente e contrate José Diogo Quintela e Ricardo Araújo Pereira para continuarem a escrever e a combater os podres do nosso futebol. Seria uma maneira de acabar rapidamente com a concorrência. Sim, no Record também deve haver censura, mas aposto que esta censura fosse rapidamente controlada, porque sabem que com estes dois a escrever iriam ganhar muito mais dinheiro, e como sempre, o dinheiro fala sempre mais alto.

2 comentários: