segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Análise à grande BURRICE de Jorge Jesus.

Bem, continuo muito irritado com o nosso treinador, não vou fazer analise personalizada aos jogadores pois acho que não há condições para o fazer. Vou sim analisar as opções tácitas de Jorge Jesus.

Não sendo treinador (ainda bem), o meu conhecimento é baseado no que vi até hoje, no que vivi e no que pratiquei, ou seja, é um conhecimento muito superficial. É simplesmente a minha opinião.

Quando soube pelos jornais que havia a possibilidade desta mudança não quis acreditar e pensei para mim, "Bem lá estão eles a tentar destabilizar a inventar um onze destes", mas não, quem inventou foi um Sr. chamado Jorge Jesus que eu não conheço. Estava eu sentado a ver, quando aparece o onze do nosso Benfica... até me ia dando uma coisa má. Comentei logo, não pode ser, pronto entregou o jogo.

Teve a experiência em Liverpool, não aprendeu? Não pode ser, cometer erros todos comentem e faz parte, agora cometer os mesmos erros é burrice e para mim isto não foi um erro, foi uma falha cerebral.

Não há dúvida que a culpa deste resultado é 100% de Jorge Jesus e que após o jogo devia ter sido humilde (acho que é isto que lhe falta para subir para outro patamar) e ter dado a cara e assumir o enorme erro que cometeu.

Vamos lá então ver o tamanho desse erro:
Começou por inventar num jogo onde os jogadores estão nervosos e ansiosos, e onde o seu papel dele é de minimizar isso e motivar os jogadores. Mas não é com mudanças destas nível que ajuda os jogadores, bem pelo contrário.

Senão vejamos, dizer a um jogador como David Luiz, que é um dos melhores centrais do mundo, para ir fazer de defesa esquerdo, que motivação dá a esse jogador? Nenhuma, mete o jogador mais nervoso pois vai fazer algo que não está habituado a fazer. Perdemos um central de alto nível e ficamos com defesa esquerdo razoável e ainda por cima sem rotina na posição. 
A seguir para central mete Sdinei, um central lento mas sobretudo sem ritmo competitivo. Já vamos com 2 jogadores no 11 sem rotina nas suas posições e com nervos acrescidos pois vão jogar sem qualquer entrosamento. 
Depois de isto todo claro Fábio para extremo esquerdo, onde já se viu não sei quantas vezes que o seu rendimento diminui no mínimo 50% , num jogo destes muito mais, pois os nervos são maiores. Neste momento temos o lado esquerdo todo partido, ou seja, 3 golos sofridos com meia hora de jogo. 
Mas há mais, deixou também Saviola no banco, um jogador com uma experiência brutal para jogos com esta pressão. Jogador como este com uma técnica brutal para segurar a bola e para segurar jogadores, NO BANCO. Em vez disso, mete Aimar e Carlos Martins, dois excelentes nº 10 juntos, onde também já se tinha visto que os 2 lado a lado não jogam! Porra, então se pisam o mesmo terreno, é lógico que se atrapalham-se um ao outro. Jesus já tinha percebido isto, pois metia o Carlos a direita, o que é que lhe passou pela cabeça? 
Resumindo e concluindo, foi uma trapalhada de todo o tamanho, e não é preciso ser catedrático para perceber que isto nunca, mas mesmo nunca iria resultar.

Claro que não sou de opinião que o Jesus tem de ir para rua, que têm de rolar cabeças, é lógico que não, é estúpido pensar sequer nisso, mas que uma coisa destas deixa mossa. Claro que sim, pensar que não é um erro, pois as feridas têm de ser reconhecidas e principalidade tratadas. JJ ontem tinha de assumir o erro que fez, dizer que a culpa é 100% dele e defender os seus jogadores. É isto que fortalece um grupo.

E PLURIBUS UNUM

Sim magoado, Sim triste, mas com vontade de gritar BENFICA.
Levantar, curar feridas e seguir em frente.
Neste momento a equipa precisa de nós e eu não vou falhar.
Domingo lá estarei com o mesmo espírito, BENFICA  BENFICA BENFICA BENFICA BENFICA

5 comentários:

  1. Não é a chamar o treinador do Benfica de burro que se resolve algum problema.

    O mal de muita gente é que passa do 80 para 8 à velocidade da Luz.

    ResponderEliminar
  2. O treinador para mim não passou de 80 para 8, como eu digo no post:
    "Claro que não sou de opinião que o Jesus tem de ir para rua, que têm de rolar cabeças, é lógico que não, é estúpido pensar sequer nisso..."

    Agora estas opções foram burrice, qualquer pessoa que saiba minimamente de futebol (e se calhar nem têm de saber) vê que foi Burrice as opções.

    E depois não assumir é um erro tremendo.

    Neste momento temos um balneário fragilizado e onde o JJ não tentou proteger.

    Para mim o erro é grande mais para ser moderado na apreciação desse mesmo erro.

    Vamos nos levantar e vamos ser ainda mais fortes e lá estarei eu a puxar por Eles para se levantarem o mais depressa possível.

    Ps: não falar dos erro, não assumir os erros, não se auto-criticar, não se evolui

    ResponderEliminar
  3. Jesus cometeu um pecado capital, pôs o Benfica a jogar em função do Hulk e isso é a maior prova que é um treinador com mentalidade de equipa pequena, pois o Benfica nunca pode jogar em função do adversário quanto mais em função dum jogador do adversário ...
    Ponto 1 - é verdade que desde o fim da época passada houve jogadores que caíram a pique no seu rendimento (maxi pereira não consegue disfarçar os efeitos que a falta de pré-temporada lhe fazem, david luís com as idas à selecção do brasil anda com a cabeça no ar e saviola anda em baixa de confiança, provavelmente porque só ainda conseguiu marcar ao arouca e de ressalto).
    Ponto 2 - Como referem e bem, este foi o esquema táctico de Quique Flores que tão mau resultado deu, com Sidnei ao meio, David Luís à esquerda e Aimar não a fazer de 10, mas de segundo avançado, esquema este testado contra o Liverpool com os maus resultados que se sabem.
    Ponto 3 - Qualquer jogador necessita de ritmo de jogo e Sidnei em particular é um jogador que pelas suas características morfológicas não é rápido e sem ritmo não consegue jogar em antecipação.
    Ponto 4 - Com 2 centrais como Luisão e Sidnei, o Benfica fica exposto caso o adversário jogue em bolas nas costas, visto que nenhum é particularmente rápido. Com Maxi sem velocidade e sem Coentrão na esquerda da defesa, jogar contra equipas rápidas é um suicídio, pois para evitar as bolas longas é necessário uma pressão muito alta para que assim que se perdem as bolas evitar que os adversários tenham tempo e espaço para colocar as bolas
    Ponto 5 - Carlos Martins não é Ramires, não é um box-to-box e não tem características para ser rápido na pressão e na recuperação o que implica que Javi Garcia fica sozinho perante a subida dos médios ofensivos, ora o Porto jogava com 2 médios ofensivos, o que implicava constantemente uma inferioridade numérica no meio campo defensivo.
    Ponto 6 - Quando se jogam jogos importantes é fulcral, ter jogadores com experiência, caso contrário imitamos os vizinhos da 2.ª circular e nós apresentámos Sidnei, David Luis, Coentrão, Javi, Sálvio e Kardec. O desnorte era tanto que num acto irreflectido o experiente capitão condenou o Benfica ao avolumar da goleada. (cont.)

    ResponderEliminar
  4. (cont.)
    Todos os pontos anteriores apontavam para o desastre, mas confesso que sem ver o jogo ao vivo há certos pormenores de posicionamento e de deslocação que não é possível verificar.
    Isto porque o último jogo que eu vi ao vivo (no Estádio Algarve), verifiquei uma apatia generalizada, com muita lentidão nos processos defensivos e ofensivos e demonstrando muito pouca ambição após o golo ... Mais ainda, a constante gritaria do Jesus com alguns jogadores, fez com que eles respondessem na mesma moeda, sendo apenas o Luisão o mais visível e notado ...
    Não adiante andar com tretas relativas ao Mundial e às arbitragens ... O plantel não tem 11 ou 14 jogadores mas 23 ou mais pelo que se havia 5 jogadores que iriam sentir esses efeitos, e temos que exceptuar o caso do Coentrão, então teria que haver 4 ou 5 substitutos à altura para começar a época ...
    Quanto às arbitragens são o que são, umas vezes mais adversas, outras mais simpáticas ... Se a equipa jogar à bola, temos que à excepção de Guimarães, onde a arbitragem foi muito má e implicaria uma superioridade tal que o adversário teria de ser muito fraco, o que não era o caso, os jogos com a Académica e com o Nacional, apesar das decisões erradas deviam ter terminado com vitórias do Benfica o que não aconteceu, ou seja a derrota mesmo estrondosa, só nos colocaria a 4 pontos, bem dentro da luta pelo título ...
    Convém não escamotear responsabilidades a todos os níveis, mas o Jesus é o principal responsável pela má época do Benfica ...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a tua analise b.

    Já se nota problemas a nível dos jogadores e JJ desde a taça Eusébio, onde David Luiz respondeu mal a JJ.

    Neste momento temos de mostrar a eles que essas guerrinhas são insignificantes em relação a grandeza do Benfica.

    Vamos encher o estádio e gritar bem alto Benfica.

    ResponderEliminar