quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Rui Vitória tem de assumir que é o treinador

Rui Vitória neste momento está numa situação complicada, e é nestas situações que tem de assumir de uma vez por todas se é treinador ou se está ali para ser o "Yes Man".

Há situações onde ele tem de uma vez por todas escolher os melhores e não os que tem estatuto.

Luisão, nitidamente não é a escolha certa. Temos Lindelof e Jardel, aptos, e são de longe os nossos melhores centrais neste momento.
Depois temos a questão de quem joga à esquerda ou à direita. Jardel é o único que funciona a 100% à esquerda e isso é um facto que qualquer pessoa que perceba minimamente de futebol consegue ver. Pegando nesse facto e estando Jardel apto, só há uma posição a mexer, na direita. Luisão é um senhor, um benfiquista, mas nitidamente não é a primeira solução, ou então se o é, será sempre para jogar ao lado de Jardel, a mesma coisa com Lindelof.
No golo sofrido em Setúbal, falhou Lindelof porque se desequilibrou por estar no lado errado e falhou Luisão porque está lento e não se antecipou ao único jogador que estava na área.

Depois temos André Almeida, que tem sido um pouco a nossa salvação devido às lesões, mas se temos um lateral-esquerdo apto, então é esse que tem de jogar, mesmo sendo o Eliseu. Eliseu não sendo o melhor, é sem dúvida a melhor opção para aquele lado, ou então Hermes que comece a jogar.

A posição 6 é outra, temos um titular indiscutível que neste momento está preso por arames, mas que mesmo assim é a nossa melhor opção, ou então se é para poupar coloque André Almeida na sua posição. Uma coisa é certa, por favor não meter o Samaris nessa posição.

Em seguida temos a posição 8, onde Pizzi nunca foi o 8 ideal, mas quando as pernas deixam vai dando, mas quando as pernas não deixam falha muito e não ajuda. Para esta posição temos André Horta (infelizmente lesionado tantas vezes), Samaris e Rafa.
Devíamos ter ido ao mercado buscar um 8 com currículo, mas não fomos, então temos de ir a jogo com o que temos. Adquirimos o Filipe Augusto, não o conheço, mas é mais uma opção.
Uma coisa é certa o Pizzi não pode ir a todas, ou muda o jogador, ou a táctica, assim é que não.

Depois temos Salvio, que neste momento está lesionado, mas que toda agente já percebeu que não é o mesmo. Salvio dura uma parte, ou começa no 11 ou entra depois. É penoso ver o  Salvio durante 90 minutos, para ele e para equipa. A SAD quer vender? Primeiro ganhar, porque ai sim se vende.

Claro que isto é uma análise muito superficial, mas a onde eu quero chegar é que Rui Vitória tem de assumir ser treinador e tem de mexer, tem de alterar, porque assim não vamos lá.

2 comentários:

  1. Se eu tivesse a possibilidade de ter escolhido o treinador do SLB, teria tido, porventura, uma opção diferente. Mas a partir do momento em que Rui Vitória assinou pelo SLB, passou a ser o 'meu' treinador.
    Até ao momento, não vejo razões para mudar a postura, seja nos momentos de euforia seja nos momentos mais difíceis como o que agora se atravessa. O que, convém dizer, não é nada que não tivesse já acontecido com ele e com anteriores treinadores.
    Essa 'estória' dos 'yes-men' tem que se lhe diga. Mas um treinador só é treinador quando discorda publicamente da Direcção do Clube e do Presidente? Quem garante a quem que isso não é discutido internamente de forma permanente e que essas discordâncias não são manifestadas? Se alguém tem essa certeza que o diga.
    Tudo o resto são meras opiniões ou suposições de quem não domina o balneário e, como tal, estão a escapar-lhe factos e situações que ajudam a compreender aquilo que se vai passando.
    Se a questão fosse uma ciência exacta não estaria já resolvida? Ou, posta a situação de outra maneira, porque razão outros treinadores que são tidos como 'não-yes-men' atravessam situações que estão longe de ser brilhantes?
    Reflicta-se e não sejamos permeáveis a objectivos alheios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não tem de vir publicamente discordar com a Direcção ou com alguém internamente, alias isso seria algo impensável.

      Onde eu quero chegar é, que é notória a escolha de alguns elementos que no meu ver não são a escolha certa para o onze e parece-me que essa escolha está a ser influenciada.

      A postura do Rui Vitória externamente é excelente, porque não é para fora que as coisas tem de ser ditas, mas também parece-me que tem de haver uma mudança no nosso futebol e ele não a está a fazer. Se é ele que assim decidiu, então talvez tenha de evoluir um pouco mais como treinador, se é porque não o "deixam", então tem de dar um murro na mesa.

      Acho que a jogar como estamos a jogar e com as falhas que temos tido, não seremos campeões. Não é suficiente.

      Eliminar