quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Entrevista de José Eduardo Moniz

Hoje há entrevista ao Luís Filipe Vieira e o primeiro a vir fazer a primeira introdução é o José Eduardo Moniz:
José Eduardo Moniz, em entrevista exclusiva a Bola Branca, critica a actuação da banca portuguesa quando, há um ano e meio, decidiu beneficiar o Sporting com um "perdão de dívida".


O posicionamento da banca relativamente às conhecidas dificuldades financeiras dos leões é alvo de críticas por parte do Benfica, com o administrador da SAD e vice-presidente do clube a criticar o facto.


"Há cerca de um ano e meio [altura da eleição de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting], o sistema financeiro introduziu um factor de distorção competitiva inexplicável, quando decidiu perdoar a um determinado clube dívida contraída e quando em relação à dívida remanescente, decidiu reescaloná-la em 20 anos. De alguma forma, o que acabou por se verificar foi que um conjunto de administrações que não geriu tão bem o clube, acabou por ser premiada. É natural que haja reservas da parte do sistema financeiro e, da parte do Benfica, legítimas preocupações face ao que o sistema financeiro fez", salienta o dirigente dos campeões nacionais.


"Não pode haver filhos e enteados", prossegue Moniz, considerando que foram proporcionadas "condições a um clube que outros nunca tiveram".


"O Benfica e o FC Porto são clubes cumpridores e não tiveram nem perdões de dívida, nem taxas de juro de favor, nem incumpriram pagamentos de juros ou de capital", argumenta José Eduardo Moniz.


Quanto às relações com o Novo Banco - instituição que foi formada na sequência da grave crise do Banco Espírito Santo -, Moniz considera que deverão ser boas, lembrando que a instituição tem muitos problemas para resolver, reforçando que não acredita que a entidade vá colocar os parceiros cumpridores "no topo da sua agenda".


"O Novo Banco tem muitos problemas graves para resolver. Não estou a ver que o Benfica, que nunca teve de um perdão de dívida, que nunca beneficou uma taxa de juro de favor e que nunca incumpriu um prazo de pagamento de juros ou capital esteja no topo da agenda dos assuntos que o Novo Banco precisa de tratar. O Benfica sempre se portou bem nas relações com a banca e era estranho que fosse encarado com reserva ou cepticismo nessas circunstâncias", assegura.


Benfica e FC Porto: descubra as diferenças
O FC Porto, clube com o qual o Benfica mais tem rivalizado nas últimas temporadas, entrou em grande no mercado de transferências da presente época.


Com a chegada de um novo treinador, Julen Lopetegui, muitos foram os reforços que chegaram ao Dragão, após a saída de alguns jogadores. Os azuis e brancos contrataram muitas caras novas, o que contrasta com o que se passa na Luz.


José Eduardo Moniz fala de políticas diferentes mas que, no caso dos dragões, forçam o clube nortenho "a aumentar significativamente a massa salarial que o clube tem que suportar e obriga também a revender a maioria dos passes desses mesmos jogadores".


"Não se trata de conseguir crédito, mas de ficar com uma parte muito mais pequena dos passes dos jogadores do plantel", analisa Moniz, que traça a distinção com a realidade das águias.


"Não é a opção que o Benfica tem feito", conclui.
Via TSF 

Sem comentários:

Enviar um comentário