Durante muitos anos a unica formação que realmente produzia alguma coisa substancial era a do Sporting, mas desde alguns, poucos, anos para cá o Benfica tem vindo a investir muito nessa área, mas falta aquele salto que toda agente espera, ver no plantel principal jogadores vindos da nossa formação.
Vamos ver então as seleções que são sempre o espelho mais visível dessa mesma formação:
Portugal sub-16, ultima convocatória (Fevereiro 2013):
- Fábio Duarte (GR)
- Ruben Dias (DF)
- Pedro Rodrigues (DF)
- Yuri Ribeiro (DF)
- João Coelho (DF)
- Gonçalo Rodrigues (MD)
- Renato Sanches (MD)
- João Carvalho (MD)
- Buta (AV)
- Diogo Gonçalves (AV)
- Fábio Novo (AV)
Total de convocados 20 (6 corruptos, 2 SCP, 1 outro)
Portugal sub-17, ultima convocatória (Outubro 2013):
- Fábio Duarte (GR)
- Pedro Rodrigues (DF)
- Francisco Ferreira (DF)
- Hugo Santos (DF)
- João Coelho (DF)
- Yuri Ribeiro (DF)
- João Carvalho (MD)
- Renato Sanches (MD)
- Buta (AV)
- Diogo Gonçalves (AV)
Total de convocados 24 (0 corruptos, 7 SCP, 7 outros)
Portugal sub-18, ultima convocatória (Maio 2013):
- João Nunes (DF)
- Alexandre Alfaiate (DF)
- Raphael Guzzo (MD)
- Filipe Nascimento (MD)
- Nuno Santos (AV)
Total de convocados 20 (4 corruptos, 7 SCP, 4 outros)
Portugal sub-19, ultima convocatória (Novembro 2013):
- João Nunes (DF)
- Rebocho (DF)
- Raphael Guzzo (MD)
- Nuno Santos (AV)
Total de convocados 18 (5 corruptos, 5 SCP. 4 outros)
Portugal sub-20, ultima convocatória (Outubro 2013):
- Bruno Varela (GR)
- João Cancelo (DF)
- Fábio Cardoso (DF)
- Rudinison Silva (DF)
- Sancidino Silva (AV)
Total de convocados 24 (3 corruptos, 7 SCP, 9 outros)
Portugal sub-21, ultima convocatória (Novembro 2013):
- André Gomes (MD)
- Bernardo Silva (MD)
- Ivan Cavaleiro (AV)
Total de convocados 23 (2 corruptos, 4 SCP, 14 outros)
Várias conclusões que se pode tirar daqui, que o Sporting já não é a equipa que aposta mais na formação. Que o Benfica tem vindo apostar e muito na formação, mas ainda sem nenhum proveito (vamos ver se André, Bernardo, Ivan vão dar). Que em 129 convocados entre as seleções 30.2% são de outras equipas, 29.5% são do Benfica, 24.8% são do Sporting e 15.5% são dos corruptos.
Que ao longo da idade o Benfica perde jogadores, será por ser uma aposta recente na formação, ou porque não sabe acompanhar bem esses mesmo jogadores?
E vocês o que acham sobre estes números?
Excelente levantamento Vozes.
ResponderEliminarAzo a argumentação. E da boa, a Benfiquista!
Eu porque não misturo pessoas com o clube e resultados no futebol, diria que estão agora a começar a sair do Seixal os jovens por lá formados. Dirão alguns que o Seixal já deveria estar a produzir resultados antes. Permitam-me discordar. Abrir um centro de formação de excelencia não é o mesmo que abrir um qualquer barraco. Uma estrutura educativa demora muito mais a atingir patamares de excelencia do que a data em que é formada. Nenhuma, mas mesmo nenhuma - seja em que área for - terá à data da formação um nível excelente. Não se estalam dedos em formação. Aposta-se, investe-se, corrige-se, melhora-se e atinge-se patamares. Depois continua-se a investir, corrigir, melhorar e a manter e atingir patamares. Achar que depois da aposta mais forte na formação os resualtados seriam imediatos é idiota. Julgar que após a criação/aposta na formação os níveis de excelencia seriam imediatamente elevados é ainda mais idiota.
Toda a excelencia se atinge com experiência e constante investimento para a manter e promover. É assim em qualquer dos melhores centros educativos mundiais. seja em Harvard, seja no MIT, seja no Seixal. Demora e custa a chegar-se lá, custa imenso a manter-se lá!
Surpreso estou, que começem a surgir tão bons sinais de um centro de formação em tão curto espaço de tempo. Na educação 10 anos são uma ninharia.
Só não o percebe quem não quer.
Abraço
No meu ver um dos pontos que eu acho que falta melhorar e bem, é o tal salto para equipa principal. Sinceramente não sei a razão ou o porque, acho que há varias razões e há certos vícios, mas o que é certo é que nesse ponto o Benfica ainda não consegui-o aperfeiçoar.
EliminarDois exemplos mais recentes, Nelson Oliveira e Miguel Rosa, dois jogadores que podiam e deviam estar integrados no nosso plantel. Agora aqui como eu disse não sei mesmo bem de quem é a culpa. Jogadores? Que deixam de trabalhar quando se fala muito neles? Da falta de oportunidades que tem? Não sei...
Sei que com este numero bastante elevado de jogadores de formação o Benfica tem de começar rapidamente a ter no plantel com 2 ou 3 jogadores vindos da nova escola no minimo.
Relembro os nossos consócios Benfiquistas que no ultimo jogo da taça de Portugal alinharam 5 jogadores oriundos da formação do SLB. Já é qualquer coisa.
ResponderEliminarSaudações Gloriosas