terça-feira, 6 de novembro de 2012

Benfica, o único clube do Mundo com cor própria: Encarnado


A fé dos encarnados 
Os adeptos do Benfica são os únicos no mundo com direito a cor própria – encarnados. 
Marcão, mulato flamenguista casado com uma loura chamada Teresa, berra que nem diabo encarnado: "S. Judas Tadeu nos valha! Viva a Nação rubro-negra!" Suado em barda, salpicado do espicho da baba de cerveja do amigo Marcão, sinto estrondosa euforia ao assistir de olho vivo a um Flamengo-Fluminense na arquibancada do Maracanã. Melhor emoção só mesmo o Glorioso Benfica em heróica cavalgada na Luz! Em pleno Fla-Flu, dá-me para gritar: "Viva a Nação encarnada!" Marcão mira de soslaio - "quem é que encarnou quem?" No Brasil, ‘encarnado' nunca é ‘da cor de carne', só tem um significado: divindade que assumiu a natureza humana. Marcão fica logo ali a saber que os adeptos do Benfica são os únicos no Mundo com direito a cor própria - encarnados. 
Já passaram umas décadas. Marcão ainda hoje me trata por ‘encarnado'. Quem cultiva memórias sabe que a culpa da encarnação é do regime salazarista, medroso do ‘vermelho' em tempos de URSS, ajudado por jornalistas manhosos que ‘inventaram' o encarnado como cor simbólica do clube da Luz. 
Em troca, Marcão explicou que o patrono do Flamengo do Rio de Janeiro é S. Judas Tadeu, padroeiro mundial das causas desesperadas ou mesmo impossíveis. Tantas vezes o Flamengo fez o impossível que Marcão repete à exaustão: "Eu tento ser humilde, mas meu time não deixa!" 
As origens laicas e republicanas do Benfica nunca redundaram em assunção de santo padroeiro, apesar da capelinha que a srª Prieto conseguiu implantar no estádio. Esta época, o Flamengo corre risco de descer à série B do Brasileirão e avizinham-se eleições no clube carioca. No último domingo, a presidente da Nação rubro-negra, Patrícia Amorim, com séquito de torcedores ilustres, botou reza com pedido na igreja de S. Judas Tadeu, no bairro do Cosme Velho. O candidato adversário, Maurício Rodrigues, fez o mesmo. 
O meu amigo Zé dos Pneus, benfiquista crédulo, acha que Vieira e Rangel deviam juntar apaniguados em reza forte na Basílica dos Mártires, na Rua Garrett, única igreja lisboeta onde se venera a imagem de S. Judas Tadeu. Com fé de encarnado, o Zé acredita que "só o Tadeu para nos fazer ganhar 3 campeonatos e uma taça europeia em 4 anos..."

Sem comentários:

Enviar um comentário