sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conselho de Justiça chumba fim dos empréstimos


LPFP tinha proibido

CJ da FPF dá razão ao Benfica sobre o empréstimo de jogadores

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu razão ao Sport Lisboa e Benfica sobre o empréstimo de jogadores a clubes da mesma divisão.

Assim, o Sport Lisboa e Benfica recorreu para este Conselho sobre a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que teve lugar no passado dia 28 de Junho.

Esta versava sobre a proibição das cedências temporárias de jogadores entre clubes da mesma divisão, algo que o Conselho de Justiça da FPF entende ser, a vários títulos, ilegal.

Em primeira instância, porque viola o disposto do art.º 10 do Regulamento do Estatuto e Transferência de Jogadores da FIFA que permite tais cedências e que são vinculativas a nível nacional.

Também, porque a Assembleia Geral da LPFP não dispunha de competências para deliberar sobre o assunto, o qual pertence à FPF de acordo com o artigo 5.º dos seus Estatutos, disposição à qual a LPFP se encontra vinculada.  



Consigo perceber e até tem bastante logica a razão que o Sport Lisboa e Benfica apresentou para que não seja implementado a proibição dos empréstimos, mas era muito importante o Sport Lisboa e Benfica fazer referência que como estão feitos os empréstimos é uma palhaçada total.

Como já defendi aqui acho muito bem a proibição, claro que não poderia ser implementada agora porque já havia uma época a decorrer, mas era uma maneira de controlar as trafulhices e os abusos que se fazem quando se emprestam jogadores. Agora também percebo que seria uma atitude radical.

É essencial as leis mudarem e colocar normas bem definidas nos empréstimos. Por exemplo as que que deu o blog Benfica Dependente:

  • - Nenhum clube pode ter mais de 6 jogadores emprestados na 1ª liga;
  • - Destes 6 jogadores, 4 deveriam ser Portugueses;
  • - Nenhum clube pode ter mais do que 1 jogador emprestado ao mesmo clube;
  • - Nenhum clube pode ter mais de 3 jogadores emprestados por clubes da mesma divisão;
  • - Os jogadores emprestados não podem jogar contra o clube que empresta;
Ou seja, leis bem definidas.

Isto é defender a verdade desportiva e era mesmo importante quando Sport Lisboa e Benfica toma uma posição explicasse como é que as coisas deviam ser e o que realmente defende, ou defende que os empréstimos sejam como são, uma autentica palhaçada?
Se sim então sou completamente contra a posição do Sport Lisboa e Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário