quarta-feira, 22 de junho de 2011

Benfica quer justiça perante os media

Comunicado
Uma questão de justiça 
A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, o seu Presidente, Luís Filipe Vieira e os seus Administradores interpuseram nas Varas Cíveis da comarca de Lisboa acções declarativas de condenação contra a PRESSELIVRE - IMPRENSA LIVRE, S.A., EDISPORT - SOCIEDADE DE PUBLICAÇÕES, S.A. e GLOBAL NOTÍCIAS, PUBLICAÇÕES, S.A., na qualidade de proprietárias, respectivamente, dos jornais “Correio da Manhã”, “Record” e “Jornal de Notícias”, contra os Directores destes, Octávio Ribeiro, Alexandre Pais e Manuel Tavares e contra os jornalistas Eduardo Dâmaso, Tânia Laranjo e Sérgio Pereira Cardoso, todos do “Correio da Manhã”, Eugénio Queiroz, do “Record” e Luís Antunes e Nuno Miguel Maia, do “Jornal de Notícias”. 
Em causa estão as notícias publicadas nas edições destes jornais entre 26 e 30 de Maio, pretendendo levantar suspeições graves sobre a SAD, o seu Presidente e Administradores no que concerne à transferência de jogadores. Estas suspeições, desprovidas de qualquer fundamento, lesaram gravemente a honorabilidade e o bom nome da SAD, do seu Presidente e Administradores. 
Nos processos judiciais ora interpostos a SAD reclama o ressarcimento dos danos não patrimoniais sofridos que estima em trinta milhões de euros por cada órgão de comunicação e, ainda, danos patrimoniais a liquidar em execução de sentença. O Presidente do C.A. exige, por seu turno, em acções próprias, por danos morais, e por cada título, a quantia de dez milhões de euros. 
Finalmente, cada um dos Administradores, também em acções próprias, pede um milhão de euros como montante indemnizatório pelos danos morais sofridos. 
A dimensão dos pedidos corresponde à gravidade das suspeições levantadas e ao grau de culpa dos jornais e jornalistas em causa que, ao arrepio das mais elementares regras e deveres deontológicos, infringindo a lei de imprensa e deturpando, consciente e voluntariamente, a verdade, pretenderam ardilosamente construir uma narrativa integralmente falsa que macula seriamente a dignidade e o bom nome do Benfica, do seu Presidente e dos seus Administradores.

Infelizmente isto não vai servir para nada em termos práticos, pois todos estes processos vão ser arquivados e as pessoas em causa nada vão sofrer.

Também não vai servir para que tenham mais calma pois toda agente sabe as razões porque eles inventam tantas noticias. Uns porque adoram fruta, outros porque tem medo da própria vida e da vida dos familiares. 

Acho muito bem que o Benfica tenho levado isto para a justiça e que faça o mais barulho possível, mesmo sabendo à partida que tudo vai ficar na mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário