segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vitória obrigatória

Uma vitória justa sobre um autocarro chamado Portimonense, em relação a isso não há qualquer dúvida. Apenas o Benfica procurou a vitória e, mais que tudo, jogar à bola. Portimonense com uma atitude que já se esperava, defender, destruir e depois esperar que o árbitro marque os livres laterais para o habitual choveirinho, que esta época está na moda contra o Benfica. O Benfica tem de ter mais atenção nestes lances porque qualquer coisa o “Sr.” do apito “blows”.

Portimonense apenas com um lance de perigo, onde o Maxi Pereira demonstra mais uma fez que não tem pernas e que a forma está bastante em baixo. Candeia passa por ele parecendo que vai de mota e Maxi a correr para trás.

Mais uma vez Roberto nesse lance demonstra que a sua forma sobe a cada jogo que passa.

Gostei muito de Luisão que parece voltar à sua forma de patrão da defesa e a mandar nela. É assim que se quer Luisão, tem de ser ele a mandar.

David Luiz notou-se uma evolução de forma e aproximou-se do David da época passada, espero bem que sim, pois faz-nos falta.

César Peixoto, não comprometeu, o que para este jogador é um excelente jogo. Não desiste, esforça-se mas mais do que ontem não dá. Quando jogar, se fizer um jogo como o de ontem fico muito contente.

Javi Garcia, um Sr., não me espantou, pois sei o que este jogador pode fazer, mas não me canso de realçar, é um grande jogador. Tacticamente perfeito, uma força inesgotável e uma entre ajuda que tomara alguns jogadores tivessem metade da que ele tem.

Carlos Martins, muito bom com a bola nos pés, mas baixou um bocado de forma, principalmente a defender. Tem de se esforçar muito mais na defesa, desiste facilmente do lance quando é para defender. Anda com a cabeça quente e é facilmente provocado, atenção a este facto pois contra o FequeP vão jogar com isto.

Aimar não se cansa e teve 90min a correr. Excelente com a bola nos pés, mas acho que sente a falta de um Saviola à altura e que o ajude a soltar-se mais dos adversários.

Gaitan, bem em relação a ele vou ser mesmo muito crítico, é verdade que um bocado na primeira parte se esforçou para desequilibrar no lado esquerdo com tentativas de mudança de velocidade, mas não passaram disso, tentativas, rapidamente eliminadas e sem esforço do defesa. Está em muito baixa de forma e não há justificação possível para isso, não tem velocidade, quebra muito depressa e não aguenta o choque. Perde muitas bolas e depois recuperar nem por perto. Desiste dos lances muito depressa e não ajuda. Estou muito desapontado com este jogador, sei que está numa fase de adaptação ao futebol europeu, mas isso não justifica o desinteresse defensivo e a falta de pernas que tem, apenas dura 10min, aqui a culpa não será dele, mas do preparador físico que este ano tem demonstrado muitas lacunas, pois há muitos jogadores em baixa forma física e estamos a entrar em Novembro.

Saviola, aqui apenas peço uma coisa, Jesus mete este jogador no banco para depois entrar durante o jogo. Um jogador que mentalmente não está bem e está cansado de ideias. Uma oportunidade de jogar com Nuno Gomes de início e em seguida rebentar com o adversário com a entrada de Saviola. Acredito quem em apenas 2 jogos assim tínhamos um jogador recuperado.

Kardec entrou mal no jogo com falhas de posição e onde andou a apanhar do ar com os lances de ataque. Na segunda parte melhorou bastante, onde faltou marcar pelo menos um golo. Muito batalhador e não pára. Tem de aparecer mais, mas acho que justifica com a falta de jogos com a equipa.

Felipe Menezes não entrou mal, mas muito lento. Falta lhe jogos nas pernas e sou da opinião que esses jogos deferiam ser feitos fora do Benfica e numa equipa do meio da tabela onde pudesse mostrar o seu futebol e destacar-se, criando assim uma confiança no jogador e um ritmo competitivo mais elevado. Temos um exemplo muito bom, o Fábio Coentrão.

Jara, outro jogador que para mim tem de levar na cabeça, o que é aquilo? Primeiro não se falha um golo daqueles, além de matar o jogo era um golo muito, muito, muito fácil de marcar. Além deste falhanço o futebol dele não tem pés nem cabeça, trapalhão, sem nexo, bem, algo inexplicável. Entra no jogo com uma ansiedade que não tem justificação, um jogo calmo onde o Benfica ganhava bem e a controlar, apenas se pedia velocidade e explosão. Bem explosão tem ele, mas não sabe é controlar, está sempre a rebentar para todos os lados. Acredito bastante neste jogador, acho que se pode fazer um jogador que descompense bastante a defesa adversária. Jesus tem de ensinar a canalizar bem toda aquela garra.

Airton poucos minutos, não deu para analisar. É um excelente jogador, mas não tira lugar ao Javi nem por sombras, mas um excelente substituto.



Queria ainda louvar Jesus que mereceu esta vitória, acho que tem de falar menos antes dos jogos em relação a outras equipas e parar de se lamentar de Di Maria e Ramires, já não são jogadores do Benfica e não vão voltar a ser, o que lá vai, lá vai. Concentração no que tem e melhorar muito, há zonas que apresentam falhas muito grandes.

Em relação ao estádio e aos adeptos do Benfica, é difícil realmente dizer a um benfiquista que mora tão longe de Lisboa e onde os jogos são realizados as 21h, que não vá ver o jogo do seu Benfica quando se desloca tão perto da sua casa. Eu como já falei, sou a favor do boicote, mas compreendo perfeitamente os adeptos que vão até ao estádio, claro que se pede um sacrifício, mas não é fácil. Mas eu acho que um estádio como o do Algarve levar apenas 12.373 para mim é uma prova dada que os adeptos do Benfica estão aderir. O estádio apenas teve 41% cheio, sem o boicote estaria no mínimo 80%, ou seja 2x mais.
Queria também deixar aqui os parabéns a nossa linda Catedral que faz 7 anos e pedir a todos os adeptos para encher a Catedral já no próximo jogo contra P. Ferreira a realizar-se dia 29 de Outubro.


2 comentários:

  1. Já vi que também sofres do síndrome Peixoto nem mesmo quando ele é dos melhores consegues dizer bem?

    ResponderEliminar
  2. Carlos eu disse bem. Sim ele esteve bem, ou seja não fez nada de mal, mas também não fez nada de bem... Sinceramente não é síndrome, apenas não passa daquilo e aquilo ontem foi muito bom.

    E como disse fez um excelente jogo, para um jogador como ele.

    Há jogadores que se vê que estão em baixo de forma, mas há sumo. Agora o César está na melhor forma a serio, não estou a ser irónico é melhor altura dele no Benfica. Mas nota-se que mais que isto não vai dar. Muitas limitações.

    ResponderEliminar