domingo, 29 de julho de 2012

Bem tudo indica que já não vem nenhum defesa esquerdo

Bem cada vez estou mais convencido que defesa esquerdo não vem e vamos ter mesmo a dupla Luizinho e Melgarejo.

Sexta Jorge Jesus:
«Melgarejo é um miúdo com muita qualidade, é um produto que podemos desenvolver. Lembro-me do primeiro jogo do Fábio Coentrão a lateral-esquerdo. Foi em Braga e perdemos 1-0. Diziam que eu era maluco, que nunca ia dar em nada. Só deu 30 milhões»
E toda agente sabe que quando JJ começa a falar assim vai até ao fim.

Bem eu não sou contra adaptação de Melgarejo, acho que sinceramente se perde um grande extremo e não sei se vamos ganhar um bom defesa, só o tempo nos dirá.

Agora o que eu tenho medo é a rapidez ou não dessa adaptação e se isso vai prejudicar o Benfica ou não, este sim é o meu medo.

Todos os jogos que fizemos até agora demonstraram que nos somos mesmo muito fraquinhos a defender por ali e que o perigo vem todo por ali. Todos os nossos adversários sabem disso.

9 comentários:

  1. Aí reside o problema. Melgarejo pode até vir a ser um lateral esquerdo de eleição, mas estamos a falar de processos que requerem tempo de adaptação à nova posição. Logo, deveria ser testado apenas como alternativa para essa posição. Depois com o tempo e a experiência, desenvolvia calmamente, com pouca pressão.
    Agora custa-me a ver o Melgarejo em jogos mais exigentes, nomeadamente contra equipas que são boas no contra-ataque (caso do Braga na primeira jornada).
    Em vez de contratarem Salvios e Le Fers, pensem em adquirir um bom lateral esquerdo... e depressa!

    ResponderEliminar
  2. Vamos esperar para ver amigo!
    Ele precisa melhorar nos posicionamentos defensivos, de resto ele é muito rápido e sobe muito bem, ou não fosse um ala.
    Eu creio que pode dar um 2º Coentrão pois são muito parecidos em tudo, físico, velocidade e técnica. Acho até que o Melgarejo ganha na vertente remate.
    Se molhorar defensivamente vai ser uma bomba!
    Comparando com o nosso principal rival, o Alex Sandro não é melhor a defender, só que o fcp não é tão ofensivo e por isso não se notam tanto os desequilíbrios.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não consigo perceber o que tem uma coisa a ver com a outra, não estará JJ e muito bem a valorizar e dar confiança ao que tem em vez de chorar o que não tem? Mas pronto, todos nós tempos essa terr´vel tendência a ver logo o negativo da questão, somos quase todos assim.
    Outra questão é a de tardar a reforçar um posição cuja evidência para todos é que precisa de ser rweforçada, custa realmente entender essa incapacidade, mas creio que a seu tempo virá e apesar de não teres destacado essa frase, JJ também disse a seguir ao torneio da Polónia que faltava resolver a questão da lateral esquerda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jotas não foi uma crítica mas sim uma constatação. Das outras vezes que JJ deu confiança assim foi sempre até ao fim com essa confiança mesmo quando toda agente via que não dava em nada, o que não é este caso neste momento. Acho muito bem que dê confiança o Melgarejo, até porque não tem mais nenhum.

      Melgarejo tem potencial, porque realmente é mesmo muito bom jogador, agora a extremo já se viu e tem-se a certeza que é muito bom mesmo e pode vir a ser magnifico e um dos melhores, a defesa ainda vamos ver e até pode ser bom defesa, mas será tão bom como podia vir a ser como extremo? Bem só o tempo o dirá.

      Agora pergunto será que o Benfica tem esse tempo?

      Bem são duvidas e preocupações.

      Eliminar
  4. Eu não entendo essa afirmação que muito gente usa, apenas para tentar defender uma opinião sem qualquer fundamento, de que ao colocar o Melga a defesa se perde um extremo: Então um extremo é aquele que começa a jogar apenas a partir do meio campo? Então um extremo não tem também que saber defender junto da nossa defesa?

    Sendo assim, expliquem-me lá qual é a diferença entre um extremo esquerdo e um defesa esquerdo? Será que o extremo tem de estar sempre 1 ou 2 metros à frente do defesa se não, não é extremo? Mas que parvoice!

    Começando a correr mais de trás é lógico e óbvio que se aproveita muito melhor a velocidade do Melga, que embalado pode fazer muito melhor utilização dessa sua grande velocidade. Ou não será assim? Pensem um bocadinho, por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel eu nem acredito naquilo que li, então a diferença entre um defesa e um extremo?

      A defesa começa no ponta-de-lança certo? É o primeiro e pressionar, mas as suas capacidades de defesa são muito limitadas e a sua responsabilidade de defesa também, depois começa a aumentar as capacidades de defesa e as suas responsabilidades certo?

      Então voltando para os extremos, claro que o extremo tem de saber defender, por exemplo uma das grandes falhas de Gaitan, mas de certeza que as suas capacidades de defesa serão muito menores que o jogador que está atrás de si, que sim é um defesa.

      Colocando assim, um extremo defende um defesa atacar e um defesa defende um atacante atacar, coisas completamente diferentes.

      Agora se me dizeres que um defesa que tenha uma grande capacidade de defender e também de atacar então estamos perante um dos melhores defesas laterais, Coentrão, Roberto Carlos.

      Melgarejo ataca muito bem, defende mal, esse mal torna-se mal porque esta a desempenhar um papel de defesa, se tivesse num papel de extremo esse mal se calhar já era bom.

      Dou outro exemplo o Javi a central, não compromete e até é bom, mas não é extraordinário como é a trinco. A trinco ele sabe que pode entrar mais duro e com alma, a central ao entrar assim arisca-se a fazer falta e causar perigo para o Benfica.

      Acredito mesmo que Melgarejo até se pode tornar um desses defesas extraordinários, defende e ataca muito bem, mas vai levar tempo, e será que temos esse tempo? E durante esse tempo não vamos perder pontos? são receios que tenho.

      Eliminar
  5. Carop Vozes, nem julguei como crítica, julguei como forte convicção tua, normal e legítima e nem sequer questiono isso, apenas discordo, acho que JJ tenta defender e dar confiança aos seus, daí as suas frases. Julgo tb que melgarejo é extremo puro, mas se trabalhado, em alguns jogos na Luz até pode dar mto jeito a lateral, agora, pelo menos neste nível não é certamente o lateral que o Benfica precisa e creio que JJ sabe isso melhor que ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim estou convicto que é isso que vai acontecer.

      Sinceramente Jorge Jesus aqui não terá culpa, terá pedido o defesa, mas cortaram sempre as asas, agora tem de cozinhar com o que tem.

      Vamos ver se resulta ou se estou completamente enganado.

      Eliminar
  6. Acho mal que se dê já realce a uma possível transferência do Melgarejo, caso a adaptação resulte, que renda outros 30 milhões, em vez de pensar numa solução que contribua para ganhar jogos e títulos.

    ResponderEliminar